BLOOD
Principais Mudanças - Enredo e Dificuldade
Blood nasceu no meio da enxurrada de FPS que apareceu entre os anos de 1995 a 1998. Criado pela Monolith, o game conta a história de Caleb, um carinha que decide vender a alma para ajudar os amigos que foram mortos por rituais satânicos. O vilão da história chama-se Technoborg. Caleb tem 2 amigos(Ishmael e Gabriel) e 1 namorada(Ophelia). Ophelia é raptada e morta pelo Gárgula. Ishmael é devorado por uma Aranha-Gigante, e Gabriel é incinerado pelas chamas de Cérberus, o cão de duas cabeças. O jogo aparenta se passar na década de 1930 ou no final de 1800 e alguma coisa porque as armas são bem antiquadas e temos monges, zumbis que saem da terra e espíritos malígnos que gritam muito e podem matar você com apenas 1 hit.
Blood 2 já apareceu ano de 2000 usando a tecnologia 3DFX, que na época deixava o visual mais suave. Mas aqui a história se passa em um universo contemporâneo, de prédios, metrôs, carros e armas futuristas. Como Technoborg morreu no primeiro jogo, então um novo vilão apareceu Gideon (lê-se Guídeon) que decide de algum modo ressucitar Technoborg. O mais sem noção do jogo é que todos os amigos de Caleb morto no primeiro voltam como personagens possíveis de selecionar para jogar. Então temos de novo Ophelia, Ishmael e Gabrielle, que é o Gabriel do primeiro jogo mas ele volta numa versão mulher (travesti?). E a dificuldade, imagine desmantelar todo um inimigo com apenas 1 tiro de beretta. Se você tivésse uma sniper então, era 1 tiro para explodir até inimigos que tinham formas robustas e você se surpreendia dizendo "nossa esse vou tomar um pau". Que nada, dê alguns tirinhos e pronto, morreu! Até os chefes de cada episódio, era só encontrar um ponto aparentemente cego, que você podia atirar a vontade que o chefe nem revidava. Vai entender né!
MDK
Principais Mudanças - Universo ficou retido em câmaras e os puzzles diminuíram
MDK foi trazido pela Shiny, na época uma das empresas que faziam muita diferença dentro dos PCs. Em MDK você é Kurt um cara que veste uma roupa hiper colada no corpo, porém com funções de dar inveja até em Inspetor Bugiganga. O jogo é cheio de fases com toques artísticos, inimigos que para você derrotar era preciso enterrar o dedo no "CTRL"(tecla usada para atirar). Trilha sonora que parecia que a orquestra sinfônica estava alí do seu lado tocando enquanto você jogava. E não podemos esquecer do Bones, o cão de 4 braços que é o fiel companheiro do Kurt. Existiam muitos puzzles onde você tinha que atirar em um determinado alvo para desencadear uma reação na fase que poderia ser explosão, abertura de uma passagem ou a aparição do verdadeiro inimigo.
MDK 2 - vindo tarde, infelizmente o jogo aqui é apenas tiroteio com plataformas, totalmente longe do que foi MDK 1 em 1997. Aqui estamos em 2002, mas pelo jeito a preferência dos criadores foi em transformar o jogo em algo rápido e direto. Adeus puzzles que demoravam horas para ser compreendidos e adeus inimigos cruéis que podiam matar você em segundos. Apesar do cachorro Bones ser um personagem selecionável, isso não ajudou para que o jogo mantesse a essência do primeiro, sem saudosismo algum, é só baixar as duas versões e jogá-las em ordem cronológica para perceber.
Carmageddon
Principais Mudanças - Tudo
Carmageddon - Quando a SCI apareceu para criar jogos em 1997 e colocou Carmageddon para o computador, todo mundo queria de algum jeito fazer esse jogo rodar, mesmo que fosse escondido dos pais. A história de Carmageddon é, temos 2 carros, o vermelho(pilotado por um homem e o amarelo(pilotado por uma mulher). Aqui as únicas coisas desenhadas eram os carros e o cenário, porque os pilotos eram atores reais digitalizados. Eram humanos pilotando os carros. E o lance era você vencer todas as corridas para no fim ser o maior corredor de mundo.
Carmageddon 2: Carpocalypse Now! - Um ano depois em 1998 a SCI lançou uma nova versão do Carmageddon, só que agora decidiu usar e abusar do visual 3DFX e tudo ficou de uma certa forma bem poligonal. Tudo bem "deseínho", muito "coloridinho" e não se parece nem a pau com o primeiro jogo e olha que temos aqui diferença de 1 ano praticamente. Carmageddon 2 ficou travado em uma jogabilidade de episódios onde você tinha 3 corridas e a última era uma espécie de "boss chalenge" onde você tinha que destruir um oponente principal ou efetuar manobras stunts para cair exatamente no local pedido pelo jogo. Uma dos "boss challenge" mais ridículos, é o do 2º episódio onde estamos correndo por pistas em um aeroporto e temos que enfiar, isso mesmo, enfiar o carro dentro da cabine de comando do aeroporto. Como? Existem umas rampas ao redor e você tem que acelerar e acertar dentro da cabine, fato, não só acertar, mas eliminar todos os "homenzinhos"(são 4 ao todo) que estão dentro da cabine de controle. Você leva praticamente mais de 1 hora tentando fazer isso.
Unreal
Principais Mudanças - a história sem história ganhou uma história.
Unreal na época, 1998, quando a Epic Megagames trouxe esse primor dos PCs era um jogo que fazia qualquer amante de FPS babar ou dizer "cara quando vou rodar isso?". Era o Crysis de 1998 por assim dizer. Visual exuberante e inimigos com I.A lá no alto. A história do jogo apesar de parecer que não existia história alguma, era que você podia escolher um personagem dos 5 existentes (2 mulheres e 3 homens), apenas para ser seu personagem controlável, eles nem tinham nomes, você podia editar e colocar seu próprio nome. E nisso o lance é que uma nave-prisão bateu em um planeta e os seres que habitam o planeta invadiram a nave e detonaram todo mundo. Só para ter uma noção, você é o único sobrevivente e o jogo começa com você muito machucado e com 12% de life. Realmente é um jogo bem dificil mesmo jogando em dificuldades baixas.
Unreal 2: The Awakening - Lançado em 2004, chegou tarde esta versão. O jogo ganhou um personagem principal (que se parece com o marine do DOOM) e agora você pode escolher as falas que os personagens conversam. O jogo ficou algo muito tiroteio desenfreado e conversinha para tapear. É um jogo divertido sim, mas deixaram com um enredo muito fixo em relação ao primeiro Unreal e seu pacote de expansão Unreal Return To Na Pali. Unreal 1 era FPS com exploração e Unreal 2 ficou como FPS com história de filme hollywoodiano.
Top Gear 1 e 3000
Principais Mudanças - Stock Car virou Corrida Espacial
Top Gear é um primor do Super Nintendo, lançado em 1992 é um jogo que traz muitas lembranças de tardes à fio jogando e comendo bolacha passatempo. Em Top Gear corremos em um Stock Car onde podemos escolher 4 modelos de carros(branco, vermelho, roxo e verde).
Top Gear 3000 apareceu em 1994 como uma medida para salvar a franquia que tinha ficado fora dos padrões de qualidade em Top Gear 2. Então Top Gear 3000 não se passa mais em circuitos de Stock-Car, a história é que o Sol vai destruir o planeta onde se passa o jogo e o único jeito de fugir é correr e correr até o último planeta, os vencedores são carregados por uma enorme nave espacial e assim seguem por várias galáxias até conseguir escapar da ameaça da destruição do universo.