RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Músico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO

power_settings_newInicie sessão para responder
+6
Oblivion
Antonio Neto
Nanaki
Dopefish
Henrico D. Santo
Guitto
10 participantes

descriptionMúsico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO EmptyMúsico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO

more_horiz
Segundo ele, Saneago percebeu que consumo estava baixo e o 'penalizou'.
Estatal diz que cobrança se refere a serviço de tratamento de esgoto.

Ligado à causas ecológicas e pensando em diminuir o gasto com água em casa, o músico Geraldo Corredeira resolveu criar um sistema de filtragem para reciclar e reutilizar o recurso. Morador de Anápolis, a 55 km de Goiânia, ele revela que conseguiu reduzir o valor da conta no final do mês, mas foi surpreendido quando um agente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) esteve na sua residência afirmando que ele era obrigado a pagar, pelo menos, um consumo mínimo.

“O pessoal da Saneago percebeu que meu consumo de água caiu muito e veio procurar na minha casa o chamado ‘gato’. Eu percebi e mostrei para ele [funcionário da companhia] os filtros em que faço economia e imaginei que ele ia gostar da ideia, mas ele me penalizou com dez metros [cúbicos] de consumo mensal, eu gastando ou não”, afirmou.

No equipamento criado por Geraldo, a água que antes ia para o esgoto passou a descer por uma tubulação e é despejada em um sistema de filtragem, formado por caixas com areia e brita, que removem as impurezas. Depois de filtrada, a água vai para um reservatório e é reutilizada para afazeres domésticos, como limpar a casa, lavar a roupa e regar as plantas.

Esposa de Geraldo, a design de sobrancelhas Maria Rodrigues ficou orgulhosa com a atitude do marido. "Quando ele começou e fez tudo certinho, eu admirei muito, achei muito louvável da parte dele em preocupar-se em reciclar água porque normalmente a gente vê todo mundo é gastando água em excesso”, salienta.

A ideia surgiu depois dele assistir a um vídeo na internet. "Gosto muito de tudo que se trata de ecologia. Então, isso me deu muita satisfação pessoal. Mas acabou também me dando lucro financeiro, porque eu reduzi bastante o consumo da água”, revela.

Investimento
Para comprar as caixas, materiais hidráulicos e reservatórios utilizados, o músico gastou cerca de R$ 500. Porém, o retorno veio em menos de um ano. Neste período, sua família conseguiu economizar 70% da água consumida.

As tarifas do talão de água comprovam a economia. Antes da instalação do equipamento, a casa tinha consumo médio de 20 m³, com custo de R$ 63. Depois disso, a família passou a usar somente 6 m³ e a conta caiu para R$ 23.

Músico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO Agua-1

Depois que a Saneago afirmou que uma quantidade mínima de consumo seria cobrada mesmo que não fosse usada, Geraldo resolveu parar de usar o o sistema, pois afirma que o que antes era econômico começou a dar prejuízo.

"Acho que foi uma falta de consideração e de entendimento da Saneago. Deveria ter dado mais apoio para a gente e até incentivado outras pessoas a fazerem o mesmo porque o planeta está pedindo socorro. Acho que se cada um fizer a sua parte, o mundo agradece”, diz Maria.

Esgoto
A gerente da Saneago em Anápolis, Tânia Valeriano, afirmou que a penalidade a que o músico se referia trata-se da cobrança feita pelo tratamento do esgoto. "O consumo de água, que é registrado no hidrômetro, somou-se a esse consumo estimado que ele citou, de dez metros [cúbicos], que é o que equivale ao lançamento do esgoto. Ele continua fazendo esse uso do esgoto", explica.

Ela diz ainda que não é possível evitar a cobrança do valor mínimo. "O volume que é lançado no esgoto é claro que é maior do que é lido no hidrômetro. É necessário que haja um acréscimo realmente, já que o custo do tratamento de esgoto é bem mais elevado do que o tratamento da água. E não é possível que esse custo não seja cobrado”, salienta.

Tânia negou que a estatal não incentive a economia de água. "O incentivo é o que ele já obteve, que é a redução no consumo, que é imediato. Com certeza, a Saneago já estuda outros tipos de incentivo, mas até o momento é só a redução no consumo”, afirma.

Músico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO Agua-2
Geraldo usa água reciclada para várias tarefas, como regar as plantas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/10/musico-cria-sistema-para-economizar-agua-mas-ganha-taxa-extra-em-go.html

descriptionMúsico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO EmptyRe: Músico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO

more_horiz
Parabéns Brasil, parabéns! É assim que se incentiva a população a fazer o certo, tentando tirar vantagem deles...

descriptionMúsico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO EmptyRe: Músico cria sistema para economizar água, mas ganha taxa extra em GO

more_horiz
Puta merda, que caralho de país é esse. Rindo

more_horiz
Boa.

more_horiz
Henrico D. Santo escreveu:
Puta merda, que caralho de país é esse. Rindo

Se é em outro país, o governo divulga pro mundo que um cidadão deles criou um sistema que soluciona o problema do consumo exagerado de água, no mesmo dia esse sistema é patenteado e vendido a outros locais do mundo.

Aqui ele ganha uma taxa extra, afinal, quem ele pensa que é por querer PAGAR MENOS e ainda ter uma atitude ecologicamente correta?

more_horiz
Oloca que sacanagem !

more_horiz
perai

vamo degavar

pelo que entendi, ele quis dizer que mesmo gastando quase zero, ele paga um valor mínimo acima do que ele gasta

isso é NORMAL, existe uma tarifa mínima referente á manutenção dos serviços e tudo mais.

se for isso, a matéria é tendenciosa.

more_horiz
o que eu entendi é que o valor mínimo que ele vai pagar é MAIOR que o que ele deveria gastar consumindo pouca água

more_horiz
Dopefish escreveu:
o que eu entendi é que o valor mínimo que ele vai pagar é MAIOR que o que ele deveria gastar consumindo pouca água

mas entao, é normal.

se voce nao gastar NADA de água, mesmo assim vem um valor minimo.

isso acontece porque mesmo que voce gaste nada, a empresa tem seus gastos para manter a rede OK. voce nao consome apenas a agua, nao usa só a agua, mas sim todo o sistema que eles usam para que a agua chegue em sua casa.

entao, o valor minimo serve pra eles manterem todo o sistema OK mesmo que a galacsia inteira desligasse o registro.

more_horiz
se o cara não quer consumir água, é só mandar a saneago aí fechar o registro dele.

se ele nao caga, gg

mas ele usa esgoto, entao nao reclame.

more_horiz
O cara tá de parabéns aí é punido. Não consigo entender esse país.

Agora, em SP a crise é grave, mas a população não faz nada em ajudar como se não houvesse crise.

Moro em condomínio e as paredes são finas então escuto quando meus vizinhos começam a tomar banho e quando param. Eles chegam a tomar banho de 15 minutos, ou seja, um casal gasta 30 minutos de banho!!!! Eu tomo banho de 2 minutos!!!

Meu carro tá sem lavar faz 2 meses, mas no estacionamento do condomínio só vejo carro limpo.

Por isso que digo, se vier racionamento, vou achar bom.

more_horiz
Pelo que eu entendi, aumentaram o valor da conta dele em função disso. Aí é que mora o problema, pois é taxa extra.

more_horiz
Vou nadar contra a corrente.

O cara passou a economizar na quantidade de água que ENTRA.
Não na quantidade de água que precisa ser tratada quando SAI.

more_horiz
Leinad escreveu:

q

more_horiz
Antonio Neto escreveu:
Leinad escreveu:

q

q o q?

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder