RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

description[SNes] Megaman 7 Empty[SNes] Megaman 7

more_horiz
Fabricante: Capcom

[SNes] Megaman 7 Mega-7-02

Depois de 6 jogos da série clássica no 8 bits, Capcom lança Megaman 7 no console de 16 bits da Nintendo em 1995. Mas com dois Megaman X lançados no mesmo console, que causaram uma grande revolução na série, o que um novo episódio da série clássica teria a oferecer?

[SNes] Megaman 7 Mega-7-06

Esse título, na verdade, acaba marcando certo retrocesso na postura da Capcom. Quando decidiu passar robô azul pros 16 bits, depois de uma carreira bem sucedida nos 8 bits,  a empresa não quis fazer só mais um episódio, ou só mais uma sequel, como aconteceu com séries como Castlevania, Mario e Contra. Nada de Megaman 4, 5 ou 6 no SNes ( a série clássica continuaria no 8 bits nesses episódios). Para uma aventura nos 16 bits, a Capcom colocou algo totalmente novo impresso em cima do estilo da série, e aí surge Megaman X, título que causou um furor quando foi lançado em 1993/1994. O sucesso do game acabou gerando uma nova série do robô azul, tão cultuada ou mais que a série original. Mas depois de Megaman X2 lançado em 1995, a Capcom dá esse “passo pra trás” lançando uma sequel dos games de 8 bits, só que nos 16 bits da Nintendo: Megaman 7.

[SNes] Megaman 7 Mega-7-07

Em relação à história, o de sempre: Dr. Wily escapa da prisão e ameaça o mundo novamente, Megaman tem que detê-lo, e novamente temos 8 robôs novos ameaçadores que ficarão no seu caminho. Nomes: Burstman, Cloudman, Junkman, Freezeman, Slashman, Springman, Shademan e Turboman. Todos, depois de derrotados, lhe fornece uma arma que pode ser usada em outros chefes. Tudo igual até aqui, mas uma diferença vinda agora da série X: Um fase introdutória é inserida e outra diferença: Você não tem os 8 chefes de cara pra enfrentar. A tela de seleção de chefes só tem 4 deles (Burst, Cloud, Junk e Freeze), os outros 4 (Turbo, Shade, Spring e Slash) vem depois de derrotar os 4 iniciais e de passar por uma fase intermediária (que traz um ar nostálgico ao mostrar um museu com os chefes dos games anteriores). E o game introduz na série Bass e seu cão Treble, que tentam dar um ar de mistério ao game já que não sabemos da índole do personagem e nem sua história.

[SNes] Megaman 7 Mega-7-04

Uma coisa a ser notada e que acaba sendo a maior novidade desse título é o tamanho dos personagens. Megaman está bem grande na tela (e com uma boa cara invocada) ao contrário da série no 8 bits onde marcou o tamanho pequeno dos personagens. Isso acaba por mudar um pouco a jogabilidade desse título, mas não tanto a ponto de causar estranheza a quem já jogou os games anteriores. Outra coisa acrescentada é o efeito das armas em cada chefe. Ao atirar no chefe com a arma certa, ele sofre, além do dano maior, efeitos gráficos diferenciados que não havia nos 8 bits. Assim, temos o Slashman que cai congelado no chão depois de atingido pela Freeze Cracker, ou o Junkman eletrocutado com a Thunder Bolt e Cloudman que fica preso de uma bolha com a Danger Wrap, só pra citar esses exemplos. Sem falar que certas armas abrem caminhos alternativos nas fases. Caminhos esses que podem dar acesso a novos itens. Além disso, temos o robô assistente Auto que traz consigo uma novidade: a possibilidade de comprar itens numa lojinha. Assim pode só se juntar dinheiro nas fases e depois comprar na loja, mas pra quem não gosta dessa mamata, o jogo traz uma nova habilidade para o cão Rush: farejador. Com ele, pode-se procurar itens enterrados pelas fases. Assim fica a sua escolha juntar dinheiro e comprar os itens extras na loja do Auto ou usar o cão Rush pra achar esses itens nas fases.

[SNes] Megaman 7 Mega-7-05

Mesmo incluindo algumas coisas interessantes, o maior problema foi a aceitação desse título perante os outros games da série. O game não conseguiu seduzir quem já tinha aderido ao Megaman X, já que aqui o game carregava um ar mais infantil e era mais fácil que outros games da série (incluindo os da série clássica). E para os mais saudosistas com a série clássica foi difícil assimilar outro estilo gráfico que não o dos 8 bits. Ter Megaman grande e chefes parrudos, não era algo assim tão sedutor assim. Nisso, o game acabou ficando isolado dentro da série, já que os games que vieram depois Megaman 8 (de PS1) e Rockman & Forte (Super Famicom) voltaram a adotar personagem pequeno na tela, não usando esse estilo gráfico do Megaman 7.

[SNes] Megaman 7 Mega-7-01

No geral, o game está longe de ser ruim, ele mantém a qualidade da série no alto, tem a melhor trilha da série clássica, depois do Megaman 2, 3 e 4 (imo), e mesmo mudando um pouco o estilo em relação aos games de 8 bits, os gráficos são bem eficientes assim como a jogabilidade. Só que saiu numa época que não era tão relevante ter novo episódio da série clássica, e apesar de trazer algumas novidades, não conseguiu dar um up na série clássica, ainda mais depois da série X já ter dominado a saga Megaman. Mas pra quem é fã do robô azul é mais um título altamente recomendado.

Nota: 2/4

[SNes] Megaman 7 Mega-7-03

description[SNes] Megaman 7 EmptyRe: [SNes] Megaman 7

more_horiz
Bacana o guia! Gostei bastante Sorriso Sorriso

description[SNes] Megaman 7 EmptyRe: [SNes] Megaman 7

more_horiz
Valeu Furia! Sorriso

Não sei escrever bem mesmo,mas fico sempre com vontade de escrever algo sobre algo que me marcou, aí sai algum texto assim. Espero que esteja minimamente bom.

Esse Megaman me marcou porque eu tive na época. Um amigo meu, me deu um (o primo dele vendia uns piratinhas de SNes e ele conseguiu esse pra mim). Não tava pensando em comprar ele pra minha coleco, até porque tá bem caro, mas resolvi levar um mod em português só pra justificar a comprar de um cartucho não oficial.

Meu maior problema com o game é que o acho bem fácil. Não tenho muitas dificuldades em fechá-lo (talvez porque depois de enfrentar vários jogos da série clássica e X, já tinha mais que habilidade com a série). Mas é complicado sair coletando os itens com o Rush (já que não curto usar a lojinha do Auto). Cheguei a fazer ele cheirar cada centímetra das fases pra ver se ele achava itens hehe (na época fiz isso, mas agora não rola, preguiça danada).

Queria colocar algums dicas como fiz no comentário do Megaman 4, mas vai ficar pra depois quando fizer o "Diário de Jogatina" dele.

description[SNes] Megaman 7 EmptyRe: [SNes] Megaman 7

more_horiz
Bom review.

Mega Man 7 é muito bom e tem uma plot twist legal no finalzinho (não é o bass). O que queima ele é que não usou tudo que o Snes tinha pra usar

description[SNes] Megaman 7 EmptyRe: [SNes] Megaman 7

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder