RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

O renascimento dos jogos de plataforma 2D

power_settings_newInicie sessão para responder
+4
Guitto
yon
Bonatti
Galdius
8 participantes

descriptionO renascimento dos jogos de plataforma 2D EmptyO renascimento dos jogos de plataforma 2D

more_horiz
Assistindo ao Nindies Direct de ontem, um jogo me chamou bastante a atenção: Light Fall. Normalmente, ele não seria um jogo que eu pensasse em jogar, porque pode ficar muito difícil e eu não teria paciência ou vontade para chegar ao final. A mecânica do jogo é interessante, você cria um cubo para ajudar avançar nas fases e parece ter um ritmo acelerado. A história não deve ser lá essas coisas, mas é um jogo que pode vir a ser bom. Abaixo um vídeo dele para quem não viu:

O que me chamou a atenção para eu gostar do jogo e já pensar em comprá-lo foi a minha experiência com Celeste, também no Switch. Ele é um jogo com visual que não me agradaria normalmente, com dificuldade alta o que me afastaria por eu achar que não conseguiria terminar e no final das contas, foi um dos jogos que mais gostei no ano até agora. O visual tem seu charme, a dificuldade é na medida certa (pelo menos no A Sides) e eu não conseguia o largar. Light Fall me lembrou essa experiência e me deixou curioso.

Alguns minutos depois e ainda durante o Nindies Direct, eu parei para pensar no renascimento de jogos de plataforma 2D que há no momento. Na minha opinião, o grande responsável por esse renascimento foi Rayman Origins. Lançado originalmente em 2011 para todos os consoles disponíveis no mercado naquela época, ele mostrou que era possível juntar belos gráficos, ótima jogabilidade, level design e trilha sonora para criar um produto bem recebido pela crítica e pelo público. Em uma época em que a norma era lançar jogos "cinzas" com caras fortes como protagonistas para matar os inimigos, a Ubisoft lançou um jogo inesperado naquele momento e acabou por renascer um gênero esquecido.

Com o sucesso do Rayman Origins, logo veio a sequência em 2014, Rayman Legends, sendo considerada melhor que o Origins pela crítica. Logo em seguida, outras empresas voltaram a fazer jogos desse gênero. Esses novos jogos, como os citados no começo deste post, trouxeram novas mecânicas para um gênero que poderia ser considerado simplista e que hoje talvez seja um dos mais aclamados gêneros.

Vimos novas franquias surgirem e velhas franquias voltarem. Entre as novas, vale lembrar a belíssima combinação de jogabilidade fluída com exploração da Moon Studios com Ori and the Blind Forest, lançado em 2015. Das velhas franquias, talvez não tenha um melhor exemplo do que Sonic Mania, lançado em 2017. Além desses dois exemplos, houveram vários outros jogos lançados desde 2011 que continuam a capitalizar no crescimento da popularidade dos jogos de plataforma 2D.

Isso sem citar a grande apoiadora do gênero, a Nintendo. Desde o começo da popularidade do NES ela continua a lançar jogos de plataforma 2D, mesmo sendo bastante criticada em alguns momentos. Mas, graças a ela que temos a série New Super Marios Bros e um dos melhores jogos do gênero dos últimos tempos, Donkey Kong Country: Tropical Freeze.

São jogos como Rayman Legends, Ori and the Blind Forest e Sonic Mania que mostram que esse tipo de jogo acha público em diferentes consoles, não ficando preso a um console específico como aconteceu na geração passada com os shmups e o Xbox 360 e ao que as vendas desses jogos nos consoles atuais indicam, devemos continuar a vê-los nos próximos anos.

E o que vocês tem achado dessa nova geração de jogos de plataforma 2D?

descriptionO renascimento dos jogos de plataforma 2D EmptyRe: O renascimento dos jogos de plataforma 2D

more_horiz
Caralho

descriptionO renascimento dos jogos de plataforma 2D EmptyRe: O renascimento dos jogos de plataforma 2D

more_horiz
Bonatti escreveu:
Caralho

Com cordo

more_horiz
Bonatti escreveu:
Caralho

yon escreveu:
Bonatti escreveu:
Caralho

Com cordo

Belos posts que contribuem para o tópico.

more_horiz
Agora parei pra ler
E Rayman só voltou pq jogos como NSMB DS e Wii deram super certo, "acordando" vários joguinhos 2D por aí, como DKCR que é de 2010, Sonic 4 que foi um fiasco, mas que foi uma volta ao 2D por parte do ouriço, entre outros..
Além, óbvio, do mercado indie que cresceu pra caralho nesse meio tempo. Cave Story pra mim é o maior exemplo disso.. Mas tiveram vários outros antes da Ubi ver esse mercado e fazer o Origins.. Limbo, Castle Crashers, Braid, Super Meat Boy, Trine, entre outros que não lembro de cabeça.

more_horiz
yon escreveu:
Agora parei pra ler
E Rayman só voltou pq jogos como NSMB DS e Wii deram super certo, "acordando" vários joguinhos 2D por aí, como DKCR que é de 2010, Sonic 4 que foi um fiasco, mas que foi uma volta ao 2D por parte do ouriço, entre outros..
Além, óbvio, do mercado indie que cresceu pra caralho nesse meio tempo. Cave Story pra mim é o maior exemplo disso.. Mas tiveram vários outros antes da Ubi ver esse mercado e fazer o Origins.. Limbo, Castle Crashers, Braid, Super Meat Boy, Trine, entre outros que não lembro de cabeça.

Então, eu não citei os indies, mas claro que eles tiveram bastante influência no mercado.
A Nintendo nem se fala, mas a citei no final.

Quis fazer o tópico pensando em séries maiores, embora o Ori só tenha 1 jogo até agora que saiu, o peso da Microsoft foi grande pra ele.

more_horiz
Galdius escreveu:
yon escreveu:
Agora parei pra ler

Então, eu não citei os indies, mas claro que eles tiveram bastante influência no mercado.
A Nintendo nem se fala, mas a citei no final.

Quis fazer o tópico pensando em séries maiores, embora o Ori só tenha 1 jogo até agora que saiu, o peso da Microsoft foi grande pra ele.

Sim, única coisa que comentei foi que Rayman não trouxe isso de volta, ela só veio na onda... Povo redescobriu o 2D em 2009.

Ori é muito foda. Dust an Elysian Tail tb. Hollow Knight tb. Ótimos metroidvanias!

more_horiz
O meu favorito:

O renascimento dos jogos de plataforma 2D 81vSHMkzK0L._SL1500_

Foi o jogo que mais adorei jogar desses games de plataforma 2D recentes. Estou ansioso pelo do Switch Sorriso

O renascimento dos jogos de plataforma 2D 1

Esse vai ter o cenário de papelão. Curti demais, e estou seco pra jogar!

more_horiz
Guitto escreveu:
O meu favorito:

O renascimento dos jogos de plataforma 2D 81vSHMkzK0L._SL1500_

Foi o jogo que mais adorei jogar desses games de plataforma 2D recentes. Estou ansioso pelo do Switch Sorriso

O renascimento dos jogos de plataforma 2D 1

Esse vai ter o cenário de papelão. Curti demais, e estou seco pra jogar!

Realmente, ele foi foda e eu também to bem ansioso com o próximo pro Switch.
Queria que saísse logo a data de lançamento.

more_horiz
É na pegada do de n64?
Se for, nem baixo o torresmo.

more_horiz
Pra mim, um impacto grande foi esse aqui:

O renascimento dos jogos de plataforma 2D Latest?cb=20091214044541

(não estou falando do mercado como um todo, mas impacto pra mim)

Anúncio dele foi foda e acho que muitos se perguntaram (eu me perguntei) porque não? Um jogo 2D no estilo/gráficos do 8 bits sendo feito hoje. Vamos lá!

Numa época onde todo mundo querendo gráficos maiores e maiores, mas de repente veio esse (de uma produtora grande) comemorando esse estilo. Foi bem foda, pra mim.

more_horiz
Jail escreveu:
Pra mim, um impacto grande foi esse aqui:

O renascimento dos jogos de plataforma 2D Latest?cb=20091214044541

(não estou falando do mercado como um todo, mas impacto pra mim)

Anúncio dele foi foda e acho que muitos se perguntaram (eu me perguntei) porque não? Um jogo 2D no estilo/gráficos do 8 bits sendo feito hoje. Vamos lá!

Numa época onde todo mundo querendo gráficos maiores e maiores, mas de repente veio esse (de uma produtora grande) comemorando esse estilo. Foi bem foda, pra mim.

E é bom lembrar a série Rebirth lançada pela Konami também! Foi muito bem elogiada, joguei só o Castlevania e foi um jogo de primeira!

more_horiz
É, teve o Castlevania e Contra Rebirths (incluiria o Adventure Island The Beginning, mas esse foi uma boshta), séries grandes do passado voltando com jogos 2D.

Foi bem legal essa época.

more_horiz
yon escreveu:
É na pegada do de n64?

Pega dificuldade? Nem se compara.
O do WiiU é um jogo fácil, mas não tanto quanto o do 64.
Se quiser fazer 100%, o jogo fica mais difícil.

Eu recomendo que você teste ai.
Acho que irá gostar.

more_horiz
Galdius escreveu:
yon escreveu:
É na pegada do de n64?

Pega dificuldade? Nem se compara.
O do WiiU é um jogo fácil, mas não tanto quanto o do 64.
Se quiser fazer 100%, o jogo fica mais difícil.

Eu recomendo que você teste ai.
Acho que irá gostar.

Não, de gameplay.. N curto mto o do n64

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder