RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

power_settings_newInicie sessão para responder
+3
Dopefish
Alohawell Ltda
Moica
7 participantes

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyPortar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
Manolos, eu sempre fico imaginando se isso é possível, já que nos tempos da guerra snes/mega drive isso acontecia muito. Pois bem, acho que não é novidade pra ninguém que cada console tem seu tipo de arquivo executável, certo? No xbox é o default.xbe, no PS2 são variados como SLUS_4564.72... li também que GTA San Andreas Kisser é exatamente o mesmo, tanto no xbox quanto no ps2, só mudando o arquivo executável do jogo. Tendo isso em mente eu deixo a pergunta: Será possível fazer ports de jogos da mesma geração de um console para o outro? Já imaginaram poder jogar Zelda Twilight Princess no PS2 ou no Xbox? Ou ainda, jogar Sonic Adventure 2 do Dreamcast no Xbox?
Deixo aqui o meu apelo, caso alguém entenda de programação e todas essas paradas que eu não manjo porra nenhuma por favor me dê uma luz! Vi um cara falando sobre isso AQUI e isso me reacendeu uma vontade/curiosidade

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyRe: Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
Acredito q da sim... O problema q como e gambiarra, a velocidade seja diminuida, e precise de um hardware melhor... Eu jogo psx no meu xbox, enao acreditpo que de pra jogar mais pra frente outra variacao

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyRe: Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
Então Aloha, eu vou baixar o GTA de PS2 aqui porque eu fiquei curioso demais! Eu já tenho o de Xbox, vou baixar o de PS2 pra ver se essa história dos arquivos serem iguais confere mesmo, posto aqui o resultado logo menos.

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyRe: Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
Acabei de verificar os arquivos do GTA SA do pc e do Xbox, são EXATAMENTE os mesmos, só mudando o formato dos videos e o executável do jogo. Segunda fase agora é descobrir se só mudando a extensão dos videos do xbox eles abrem no pc e vice-versa.

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyRe: Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
:Loloriginal: carai... Ve essa parada ai.... Q foda. Morria sem saber

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyRe: Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
depende

a arquitetura do processador influencia também

só pra ter idéia, veja como é dificil encontrar um emulador 100% funcional desenvolvido pra rodar no NDS, sempre tem alguma falha. o unico sistema que consegui emular quase 100% no NDS foi o master system, e olhe lá.

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyRe: Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
Shocked

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyRe: Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
Arquivos do GTA para PC
Portar Jogos de uma Plataforma pra outra. ScreenShot044

Arquivos do GTA para Xbox
Portar Jogos de uma Plataforma pra outra. ScreenShot041

Alguns poucos arquivos tem diferenças mínimas de tamanho e os arquivos de video são diferentes

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyRe: Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
Shocked x 2

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyRe: Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
Não é algo tão simples assim.

Pra vc fazer isso seria necessário em muitos casos reescrever boa parte do arquivo q é utilizado para leitura.

Vou dar um exemplo:

Imagina que o aloha só fale inglês e eu só fale português. Ambos vamos estudar o msmo livro que contem as mesmas fíguras, mesmas imagens, mesmas citações.

A grande diferença vai ser a lingua usada ou seja é td igual mas a lingua é diferente.
Ai caso chegue o Forest q só entende chinês, vc vai ter q transcrever tudo pra chinês pra ele entender.

Creio q o caso é o msmo...os vídeos, sons, gráficos podem ser os msmo mas a linguagem usada é diferente, completamente diferente.

No exemplo q eu citei imagine q cada lingua tem usas regras gramáticasi e formas de expressão...é o msmo caso com programação.

Não é a toa q é chamada de linguagem de programação.

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyRe: Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
Putz Grila! escreveu:
Não é algo tão simples assim.

Pra vc fazer isso seria necessário em muitos casos reescrever boa parte do arquivo q é utilizado para leitura.

Vou dar um exemplo:

Imagina que o aloha só fale inglês e eu só fale português. Ambos vamos estudar o msmo livro que contem as mesmas fíguras, mesmas imagens, mesmas citações.

A grande diferença vai ser a lingua usada ou seja é td igual mas a lingua é diferente.
Ai caso chegue o Forest q só entende chinês, vc vai ter q transcrever tudo pra chinês pra ele entender.

Creio q o caso é o msmo...os vídeos, sons, gráficos podem ser os msmo mas a linguagem usada é diferente, completamente diferente.

No exemplo q eu citei imagine q cada lingua tem usas regras gramáticasi e formas de expressão...é o msmo caso com programação.

Não é a toa q é chamada de linguagem de programação.


Entendi Puts... mas, de qualquer forma, é possível certo? É só uma questão de se foder quebrar a cabeça e zaz né? No caso de games de PC pré 2008 acho que rola fazer esse port pro xbox por exemplo porque, segundo dizem, a arquitetura usada é bem parecida com a do windows. No caso do Dreamcast o que eu ouço falar é que a arquitetura é bem parecida com o Windows CE... com relação a linguagem usada eu já imaginava essa barreira por isso pedi que alguém que realmente entendesse me desse uma luz rs

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyRe: Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
Moica escreveu:

Entendi Puts... mas, de qualquer forma, é possível certo? É só uma questão de se foder



multiplique essa parte por 30²

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyRe: Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
@Moica

Td é possível.....mas realmente daria um trabalho desgraçado. CONTANDO é claro q as duas plataformas q vc quer fazer isso sejam exatamente iguais em questão de desempenho de hardware.

N é impossível, mas da trabalho d+....é por isso q as vezes vc escuta um ou outra desenvolvedora reclamar d um console ou outro alegando dificuldades d desenvolvimento.....pq além da programação geralmente ser diferente...em alguns quesitos ainda tem o hardware.

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyRe: Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
wixi, fazia tempo que minha parte de programação nao ativava no cerebro... Rindo

seguinte.: possivel.., é, nem que para isso se faça uma conversão, o mais comum é desfazer o executavel e recompilar o mesmo no processador que ele vai ser rodado, normalmente dá certo, mas o foda é achar o descompilador e recompiladores corretos para essa operação...

Imperfect

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyRe: Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
Imp seu lindo, valeu pela resposta manolo! Então, o que eu to meeeeeesmo querendo é portar jogos pro xbox clássico e zaz, principalmente uns futiba de PS2 e uns jogos do DC. Você me deu a luz que eu precisava. Vou pesquisar essas paradas de descompliador e zaz quando eu tiver com tempo e ver se consigo algum progresso, qualquer coisa posto aqui o resultado.

p.s.: Aloha, não esqueci do texto, só to tentando deixar ele perfeito rs

descriptionPortar Jogos de uma Plataforma pra outra. EmptyRe: Portar Jogos de uma Plataforma pra outra.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder