Recentemente uma grande revolta dos consumidores e lojas atingiu a Capcom ao saberem que Resident Evil: The Mercenaries 3D trazia dados permanentes, os quais não poderiam ser apagados caso você quisesse jogar novamente desde o começo ou mesmo revender seu jogo usado. Qual não foi nossa surpresa ao descobrir que a empresa foi apenas a primeira a anunciar isso publicamente, pois outros jogos também sofrem do mesmo mal.
Após a Capcom ter chamado a atenção com o aviso na caixa de Resident Evil: The Mercenaries 3D que afirma que os dados não podem ser apagados, notou-se que outros jogos, disponíveis antes deste, também traziam o mesmo problema. Super Monkey Ball 3D, da Sega, Pro Evolution Soccer 2011 3D da Konami e BlazBlue: Continuum Shift 2 da Aksys Games, todos trazem dados permanentes segundo reclamações de jogadores.
Essa questão deixou muitos consumidores irritados, imaginando se tratar de uma forma de combate à venda de jogos usados, algo que a indústria recentemente tem reclamado muito, devido às lojas ganharem dinheiro com várias vendas, enquanto os desenvolvedores ganham apenas com uma.
No entanto, a revenda é um direito básico do consumidor, garantido pela noção legal de propriedade, o direito de revender algo que pagamos para possuir e, portanto fazemos o que quiser com ele.
Isso também deixou muitos jogadores pensando se trata-se de uma função padrão do formato de dados salvos nos cartões do Nintendo 3DS e se daqui pra frente veremos cada vez mais jogos com dados permanentes.
Agora a grande pergunta é se jogadores vão aliviar um pouco o lado da Capcom ou se começarão um protesto em massa contra todas as empresas que adotarem esse modelo.
http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2011/07/resident-evil-mercenaries-3d-nao-foi-primeiro-jogo-com-dados-permanentes.html