Introdução
The Firemen é um jogo de bombeiro, você joga com um bombeiro e faz coisas de bombeiro, ou seja, é um jogo de apagar fogo. Mas não se engane, a proposta do jogo parece fraca, mas com um pouco de criatividade tudo pode mudar, sendo que esse jogo tem muita.
Lançado em 1994 pela Human Entertainment, apenas no Japão, Europa e Austrália, conta a história de Peter e seu parceiro, Daniel, que são mandados para apagar o fogo de um prédio em pleno Natal.
Jogalibidade e Dificuldade
A sua arma principal é uma mangueira/extintor ilimitada, que solta dois tipos de água, um para fogo baixo, que, além de ser mais forte, ajuda muito no chefe, e outro para fogo alto, com um alcance bem maior que a outra. Além de bombas de água que acabam com o fogo de uma região maior, sendo que você começa com três e pode pegar outras no caminho. Os continues são limitados, apenas 3 no jogo inteiro, e você pode encher sua vida salvando pessoas que estão presa no prédio ou passando dos chefes.
Daniel, seu parceiro, ajuda muito, seja abrindo portas ou apagando o fogo com um machado, sim, um machado de bombeiro, ele literalmente bate no fogo.
Os "inimigos" são a grande sacada do jogo, enquanto você vai andando vai aparecendo várias chamas, que parece que possuem vida própria, elas te seguem, te fecham e, as vezes, te matam. O chão cai em algumas partes do jogo, paredes se quebram, tanques de gás caem em você e soltam fogo etc. Além dos robôs pegando fogo (que mais parecem o r2d2) que saem correndo e explodem em você.
Outro ponto importante são os chefes, bem criativos, um dos primeiros é uma bola de fogo gigante que fica jogando outras bolas de fogo, enquanto isso faíscas voam em você e barris de gás voam e explodem no chão, embaixo de você, claro. Outro chefe interessante é um robô maior que o normal, ele "corre" atrás de você jogando fogo por trás, bem legal.
O jogo todo se passa no prédio, e cada chefe que você mata é um estágio que você passou, dai vai abrindo portas. The Firemen é bem dificil, as vezes chega a ficar insano de tanto fogo te rodeando, nos chefes principalmente, além de ser um jogo super criativo, nunca pensei que um jogo de bombeiro seria tão legal.
Gráficos e Áudio
As músicas do jogo são bacaninhas, nada muito épico, mas legais de se ouvir. O som do ambiente (fogo, coisas caindo, parede quebrando, sua mangueira) cumprem o seu papel. Os gráficos são muito bonitos, alguns efeitos são bem legais, parabéns para o SNES, conseguiu fazer um jogo com ótimos gráficos e muitos "inimigos" na tela, como fogo, robôs, parede e outras coisas que eu disse antes.
Curiosidades
O jogo teve uma continuação para o PS1, que foi lançado uma ano depois do primeiro, pena que eu nunca tive a oportunidade de jogar.
Se você quiser comprar o jogo vai ter que desembolsar uma boa grana:
http://global.ebay.com/search/?Query=the+firemen+super+nintendo&Region=0&UsePriceFilter=0&PageNumber=1&ListView=0&SortBy=1
R$742 a versão completa, ou R$33 loose, bem diferente em.
Imagens