Isso mesmo meus querido. Contarei aqui a experiencia que eu tive e me levou a esse desejo: Há umas duas semanas atrás eu por algum motivo resolvi pegar um emulador de PSX mesmo tendo o console aqui apenas para ver como ele é. Depois que eu configurei o emulador com as bios, plugins e etc eu vou testa-lo, e na minha pasta de isos para serem gravados tinha uma compilação dos 3 Crashs do PSX que eu ainda num tinha testado, nem pensei duas vezes e fui nele, coloquei o Crash 1 e meo, que jogo maravilhoso, num lembrava o quanto esse jogo era divertido e com o emulador a melhora gráfica foi enorme, serio joguem ele pelo emulador. No mesmo dia eu navegando na webs eu vejo em um site warez um download da trilogia do Crash do PS2, lembrei do primeiro de PS2 que é um bom jogo apenas com loads gigantes que eu pensei que em DVD amenizaria e baixei no mesmo instante. Hoje eu dando uma olhada no pc, vejo que uma partição minha (200GB) estava só com 10GB livre, dando uma olhada eu vejo que 140GB eram só de isos e resolvo gravar os games que eu tenho acumulados, entre eles o Crash do PS2. Eu vou até a sala onde está o PS2 pra testar as gravações e o primeiro que eu coloco é a compilação do Crash de PS2. O primeiro da lista é esse:
O game é do começo da gen e é igual aos do PSX, apenas com loads ENOOOOOORRRRRRMEEEEEEEEEEEEEEESSSS que, como eu pensei, foram amenizados um pouco por ser em mídia DVD mas continuam grandes, um bom jogo esse até, estilo clássico dos Crashs antigos (com a câmera atrás e sem movimentação) com fases melhor trabalhadas e a dificuldade de sempre. Me animo pelos loads estarem mais amenos, reseto o videogame e coloco o próximo que é esse:
Logo no começo um vídeo contando uma historia, eu pulei porque apenas queria testar o jogo. Começa que o estilo clássico do jogo tinha mudado fazendo com que o Crash pudesse ir em todas as direções (no clássico é possível voltar, mas o objetivo é só ir em frente e paras lados) dei uma explorada no começo, pra conhecer o território e vou seguir em frente quando vejo o Dr. Neo disfarçado de Coco Bandicoot depois "dela" me mandar a seguir eu fui indo, o game que antes tinha personalidade e desafio se tornou um game com piadinhas sem graça e jogabilidade genérica, quando eu me dei conta, o Dr. Neo se revelou e começa a luta onde bastava desviar dos tiros da metralhadora e quando ele parasse e arremessasse uma "energia" verde você rodopiava e a energia voltava pra ele, quando a energia o acerta, ele começa a destruir a arena com bombas e na última barra de vida dele eu estava no centro sem muito espaço pra correr e ele ia lançar a metranca que segue você, antes que eu pudesse fazer a cara do FFFUUUU eu descubro que é só esperar ele mirar e sair dali que ela já num seguia atirando e ficava parado num ponto, primeira vez na historia que o chefe na última barra de energia fica mais fácil ao invés de mais difícil. Depois veio um robô previsível, matei e desliguei pra testar o terceiro esperando ser melhor que esse jogo que eu considero genérico..... O terceiro é esse:
Eu entro em new game e começa a animação que num dava pra pular, aparece o Crash e ele estava diferente.... ao invés do visual antigo ele estava mais "maloqueiro" e com uma tatuagem no braço:
Spoiler :
Antes:
Depois:
Antes que eu pudesse me revoltar com isso, eu noto que eles lhe deram uma voz e o jeito de falar do Mutley do desenho do Dick Vigarista..... Bem, depois do vídeo da Coco sendo raptada pelo Dr. Neo e ele conseguindo evitar que uma mascará (não a mesma que segue ele na serie, uma outra) fosse raptada também começa o game com o Crash indo libertar a mascará da jaula no meio da selva. Vejo que eles voltaram ao estilo antigo com a câmera travada atrás do Crash que eu achei acertada, mas os acertos param por ai.... O Crash agora tem power-ups quando é coletado um certo numero de cristais azuis que lhe rendem novos golpes, isso mesmo, o rodopio (você ganha o rodopio no segundo power-up) não é mais o ataque principal do Crash sendo trocado por socos e chutes, os inimigos não morrem mais com um rodopio ou pulo e sim tendo que acertar alguns golpes (ou pulos) neles, mas num ache que isso torna você mais vulneral, derrotar os inimigos comuns é simples acertando uns 3 ou 4 socos e no modo normal eles num me acertaram nenhuma vez.
O sistema de lifes também mudou, ao invés da velha companheira mascará que você pegava 3 e ficava imortal por alguns segundo você tem uma barra de life comum. Depois de libertar a mascará e descobrir que posso usa-la como escudo ( ) vem um inimigo grande que eu pensava ser um chefe, após dar alguns socos enchendo um barrinha de estrelas ele fica tonto e aparece o botão circulo na cabeça dele, eu aperto achando que ia rolar uma cena de God of War mas não, o Crash subiu na cabeça dele e colocou essa mascará e o monstro se tornou controlável por tempo indeterminado e eu podendo recuperar energia dele tornando eu virtualmente imortal no jogo.... Depois de mais uns 10 minutos dando porrada nos inimigos eu desligo o videogame inconformado.
Depois dessa mini-analise, ou relato, ou blog ou como vocês queiram chamar, eu lhes pergunto: Pra que mudar tanto o jogo??? Na serie Sonic o game ter que migrar do 2D para o 3D serve de desculpa pros games fracos (que "fracos" são só pro padrão Sonic de outrora, mas isso é outra discussão), mas esse game já nasceu 3D, ele tinha um estilo próprio e o personagem "bombadinho" e mudo tinha carisma de sobra, fora a dificuldade que se tornou ridícula a ponto de o modo normal ser chato. Essa serie é o exemplo de como não tratar um personagem querido que no passado era considerado mascote e hoje é um personagem comum e genérico e que está sendo destruído.
Vi que existe mais um game (Crash: Mind Over Mutant), mas pelo carinho que eu tenho por essa serie, eu me recuso a joga-lo e torço pra ao invés de lançarem essas porcarias deixam a franquia numa gaveta e só lancem os 4 primeiros, ou nem isso se quiserem muda-lo....
Fica ai o blog.