O UFC 140 não entrará para a galeria dos inesquecíveis para Antônio Rodrigo "Minotauro" Nogueira. Finalizado na noite do último sábado pelo americano Frank Mir, em Toronto, no Canadá, o lendário peso pesado brasileiro teve constatada uma fratura no úmero do braço direito e precisará ser operado para retornar ao octógono, situação que atrapalha o futuro do veterano dentro do Ultimate Fighting Championship.
Sem apelar para o famoso "tapinha" para parar a luta, Minotauro acabou derrotado somente depois de o americano forçar o braço do brasileiro. Em situação favorável depois de quase nocautear e obter a revanche sobre o rival, que havia derrotado Minotauro em 2008, o golpe de Mir obrigou o adversário a receber um tratamento médico ainda dentro do octógono.
Depois de deixar o Air Canada Center e ser encaminhado a um hospital da região de Toronto, Minotauro fez um exame de raio-x que constatou a fratura no úmero e a necessidade de cirurgia. O técnico de boxe do brasileiro, Luiz Dórea, confirmou que o atleta permanecerá nos Estados Unidos para passar por uma intervenção médica no país base do UFC.
"O Minotauro fraturou o úmero, viaja amanhã, às 8h, no voo com o Dana White (presidente do Ultimate Fighting Championship), para operar em Los Angeles. Vamos estar rezando por você, filho", divulgou o treinador, por intermédio de sua conta no Twitter.
Em seguida a Dórea, Rogério Minotouro, irmão do lutador e que venceu Tito Ortiz na noite deste sábado por nocaute, confirmou que o ex-campeão interino dos pesos pesados do Ultimate já foi engessado. "O Rodrigo fez uns exames no hospital aqui de Toronto e foi constatado uma fratura no úmero, na altura do bíceps, e o braço já foi engessado (...) Devo ir com ele para Los Angeles", escreveu o atleta, também no microblog.
Minotouro foi o único brasileiro a deixar Toronto com vitória neste sábado. Pressionado, Rogério Nogueira nocauteou Tito Ortiz ainda no primeiro round e se recuperou após duas derrotas na organização. Já Minotauro perdeu o embalo pela vitória no UFC Rio sobre Brendan Schaub, em agosto, e acabou derrotado pela segunda vez para Mir.
Na principal luta da noite, Lyoto Machida não conseguiu fazer frente ao fenômeno Jon Jones e perdeu a disputa do cinturão dos meio-pesados. Foi a segunda defesa de cinturão de "Bones", que acumula vitórias também sobre Maurício Shogun Rua e Quinton Rampage Jackson.