De que maneira o videogame está inserido na cultura brasileira? Quais as dificuldades de se desenvolver games para o Brasil? O que é a academia e a indústria de games no Brasil?
A resposta para essas e outras questões você encontra nesse excelente videodocumentário produzido pelos jornalistas Carlos Oliveira e Bruno Araujo, como Trabalho de Conclusão de Curso(o famoso e temível TCC), entitulado Mecânica do Jogo.
O documentário é composto por vários pequenos videos, onde temas relacionados a academia e indústria nacional de videogames e como eles estão inseridos na nossa cultura, são abordados e discutidos por referências nos assuntos como o jornalista Pablo Miyazawa, o doutor em videogames Roger Tavares e até mesmo Marcos Cuzziol, o criador do "lendário" jogo nacional, Incidente em Varginha.
O documentário não tem a ver com nostalgia, mas remete a como o Brasil encara o assunto videogame, de uma forma geral, nos dias atuais, o que o faz de caráter fundamental para todos nós gamers desse país que está crescendo e que ainda tem muito para crescer nessa área.
Vale a pena assistir.
Sinopse: A Mecânica do Jogo
O documentário começa apresentando os jogos eletrônicos como artefatos culturais e produtos industrias. Concomitantemente, todos os entrevistados/peças do jogo são introduzidos. O espectador pode então seguir para o bloco 'Jogos como Expressão Nacional', que discute a influência da cultura de um país na produção dos seus jogos e a diferença entre temática e linguagem, ou 'Game é Global', sobre como o jogo necessariamente está ligado à indústria e como ele é dependente de experiências vindas de outras mídias, como o cinema.
Após esses dois segmentos, é possível ver um dos dois blocos referentes a personagens -- Desenvolver Para Aprender, que trata de Marcos Cuzziol, codesenvolvedor de Incidente em Varginha e vítima da pirataria no seu país; ou Cultivando Notas, sobre Fabio Jardim, campeão mundial de Guitar Hero em 2009, uma desconstrução do competidor viciado -- ou seguir para um vídeo sobre as tensões entre a academia e a indústria de videogames, principalmente no Brasil.
Os dois blocos seguintes são Aprendendo a Jogar, que relata algumas ilusões e preconceitos com os jogos eletrônicos que são sustentados no Brasil, e Entraves da Produção Nacional, que debate os impedimentos para a consolidação de uma indústria nacional de desenvolvimento de jogos.
O segmento final retoma os pontos abordados anteriormente, e defende a ideia de que o Brasil não possui nem uma indústria, nem uma cultura de jogos eletrônicos bem consolidadas. O surgimento de ambas no nosso país é um processo complexo que demorará anos para se concluir.
Somos culturalmente provincianos dos países desenvolvidos também na questão dos videogames.
Por Bruno Araujo e Carlos Oliveira
TCC PUC 2010
Fonte