Bonatti escreveu:Experiente da Sega escreveu:Guitto escreveu:Bonatti escreveu:JurianSutter escreveu:Sega, músico ganha e muito com venda de discos e Dvds. Sem contar que a venda de discos é contabilizada para valorização do direito autoral da obra.
E gravadoras tiram sua porcentagem em shows, principalmente quando turnês são organizadas por empresários. Infelizmente, a cena artística ta com questões cabreiras!
Quanto a pirataria, não há mais como interromper. Cabe do julgamento de cada um (e condições financeiras). Deve-se pensar em atitudes que tirem a vantagem da pirataria, o caso de redução de impostos seria um. Todos ganhariam. Mas... todos ja sabem esse filme..
Exato.
Já estive envolvido com musica e conheço muita gente da area.
Vendas de discos tb ajudam com o crescimento da banda.... saber o quanto vão investir nela e tal.
Nunca que vão investir tanto em uma pessoa que vende (X) se existe outra que vende (Y x milhões).
O Duff, ex baixista do Guns, disse algo interessante sobre a pirataria: Antigamente uma banda pequena vendia discos e isso ajudava eles a juntar uma grana pra uma mini turne. E que hoje em dia, isso não era mais possivel.
Contudo, a internet ajuda a atingir um publico maior...
Mas isso tem um fator negativo: Não ter grana pra ir fazer show pra todo esse publico porque ninguem compra a musica dos caras, e as gravadoras não querem mais arriscar. Achei um ponto de vista interessante...
Sobre tudo isso, acho que os GRANDES artistas (tipo Roberto Carlos) foram muito atingidos. Agora os carinhas tipo Lenine, por exemplo, esses nunca venderam muito disco. E eles são a maioria. Pra cada Michael Jackson há 10 Ottos que não vendem nem nunca venderam discos. Com a internet pelo menos essa questão ficou "empatada".
MUITO pelo contrario.
Caras grandes continuam vendendo.... vão sempre vender... mesmo que menos, a carreira deles já está solidificada.
Banda pequena que se fode para chamar a atenção agora.
Cara eu acho que não amigo. Pensemos bem. Os grandes sempre tiveram grandes vendagens, sempre tocaram no Faustão e na tv globo. Os pequenos nunca tiveram esse espaço. Fora que pra gravar um cd antigamente era um drama pras bandas pequenas. Era ir com uma demo fitinha na rádio, ficar tentando. Hoje o neguinho grava em casa com certa qualidade, manda no youtube e tá ai no sucesso de Deus.