Evangelion tem lá sua importância pros animes: tem animação bem superior que os outros animes de 1995, renova o gênero de mechs e é de uma viagem psicológica pra lá de viajada.
Mas tá longe de ser perfeito (entregar o destino da humanidade pra 3-4 crianças débeis) e tem muito hype ao redor (essa lógica mesmo da tira, apesar do lado cômico, tem lá 1% de verdade).
O problema é que o povo acha que é apenas um filme de mech vs monstro, mas isso é apenas pano de fundo. Ele fica nesse reme-e-reme psicológico do Shinji até o último minuto e explode no mind fuck nos 2 últimos episódios do seriado.
A merda é que muita gente reclamou porque mostra o final utópico e pessoal pro Shinji, o final 'psicológico' do personagem - e deixou assim todo o restante (Nerv, os evas, as pessoas etc) sem desfecho. Aí veio a porra do filme mostrando o final de verdade, estilo 'a casa caiu' da série. O foda é que a Seele bota pra foder, destroi todo mundo, entrou no mind fuck de novo e deixou o final em aberto (muitos não entenderam).
Os 4 filmes que estão refazendo (1.11, 2.22, 3.33 e 4.44) estão com tudo no talo, animação perfeita com o que tem de melhor, menos enrolação e mais ação, não tanto blablabla, mais personagens, enredo modificado e tal. Vou baixar o 3.33 agora e o 4.44 quando sair, mas sei que continua viagem.
Aliás, Evangelion é a maior viagem.