Evangelion é mais foda pelas dúvidas que deixa na cabeça de quem consegue interpretar o que tá além das batalhas e tudo mais.. Trata muito da questão de existencialismo, até por isso o Shinji é um cagão do jeito que é..
Antes de ir pra NERV, ele basicamente não existia... A vida dele passava em branco.. Não tinha amigos, família, nada..
A partir do momento que ele vai pra lá, ele precisa começar a formar sua personalidade, se diferenciar pra poder criar laços.. E com isso vem os conflitos, as partes negativas e etc..
Por isso que no final, naqueles 2 episódios, passa tudo dentro da cabeça dele, pq aquele cara que ele tem uma relação meio homo-afetiva, que é um clone de Adão, se não me engano.. Dá a opção pra ele do que fazer com a humanidade..
A idéia dos conflitos entre EVAs e anjos desde o princípio foi isso.. Todos deixariam de ter sua existência única e se tornariam um só... E assim cada um viveria sua realidade da forma que gostaria de ser..
Difícil explicar essa porra, se quiserem vão pro google e pronto. =P
Fora que trabalha muito questões maternais, incluindo coisas de psicanálise e religiões.. Complexo de Édipo, a figura da Lilith e da Eva, segundo algumas religiões..
Os EVAs, que funcionavam bem só com uma certa pessoa.. Por ex. o do Shinji é pq a mãe dele tinha se sacrificado nele, por isso quando ele entra naquele "líquido amniótico" que tem dentro do EVA lá, se sente tão bem e pans...
A Asuka tb, ela sempre comenta que a mãe dela fazia tudo pra ela ser sempre a melhor.. E um dia ela pirou, chamava o ursinho de filha e etc...
Por tudo que já li, na cabala e em outras religiões, eles dividem a alma em 3, se não me engano.... E a mãe dela teria doado uma dessas partes pra ficar no EVA e assim poder fazer a filha ser a melhor e estar sempre junto dela....
Por isso até que no filme, quando ela tá debaixo d'água e começa a entender as coisas, ela fica feliz, vê que a mãe sempre esteve com ela e sai em modo berserker, destruindo tudo! D: