Dopefish escreveu: Tá, você não entendeu o que eu quis dizer. Mas deixa pra lá. Abraço.
De qual direita você está falando, Dope? Do PR, que tenta ser a versão brasileira do Partido Republicano dos EUA, neoconservador e neoliberal?
Do PP, que se diz Partido Progressista e tem gente como o Bolsonaro, abertamente pró- ditadura militar?
Realmente direita e extrema- direita não são a mesma coisa . Um partido liberal democrata, como o partido Democrata dos EUA, não é, a prióri, um partido extrema direita, mas atualmente anda tomando medidas bem fascistas e totalitárias, como a diminuição do direito de privacidade do cidadão, através do uso de empresas de comunicação (inclusive da internet) para fornecer dados em prol da "segurança nacional".
Realmente direita e extrema direita não são a mesma coisa, mas no caso específico do Brasil, nossa direita tradicional está pontilhada de elementos de extrema direita e extremamente conservadores (como o exemplo citado acima do PP e do Bolsonaro); A bancada ruralista tem um comportamento de defesa extrema dos latifúndios, baseada na defesa extrema da propriedade privada, lembrando que a defesa extrema da propriedade privada foi um dos fatores principais apontados pelos próprios seguidores do nacional-socialismo alemão para se diferenciar do socialismo marxista; Movimentos a prióri voltados para um nacionalismo de valorização da cultura nacional, como o MV Brasil, está cheio de Integralistas. A direita tradicional mesmo quando oficialmente se opõe a extrema direita está pontilhada de pessoas que tem em seu viés político e discurso muitos elementos de extrema direita. Não estou dizendo que todos da direita são extrema direita. Itamar Franco era de direita e nunca foi de extrema direita, por exemplo. Tem gente da direita que segue as linhas liberal democrata, democratas cristãos tradicionais (diferentes das linhas democratas cristãs que andam se aproximando da ala mais extrema do conservadorismo), democratas representativos clássicos, etc.
Algo que sempre me preocupa, porém, é a possibilidade a direita tradicional (ou de elementos menos escrupulosos da direita tradicional, melhor dizendo?) pode usar a extrema direita como massa de manobra e para fazer o trabalho braçal, como dar enfrentamento a partidos de esquerda em passeatas- não estou dizendo que isso está acontecendo, pois não tenho provas nem maiores dados. Estou dizendo que é POSSÍVEL.