A Nintendo é tem se distanciado das rivais, principalmente nos últimos anos. É uma empresa com uma estratégia própria e uma filosofia própria. Só a Nintendo é igual à Nintendo. Mas por quê?
Em palestra dada em uma conferência de start-ups no Japão, o presidente da empresa Satoru Iwata explicou o porquê de a empresa nutrir essa mentalidade, que vem empregando fortemente pelo menos desde o lançamento do DS:
“Se você fizer as mesmas coisas que os outros, isso vai te cansar”, explicou. “A Nintendo não é boa de bater de bater de frente, então sempre temos que desafiar [o status quo] criando coisas novas, em vez de competir em um mercado existente”.
Uma estratégia que faz sentido e que tem funcionado muito bem para a Nintendo nos últimos anos: ela dominou o mercado de portáteis com o DS e o de consoles com o Wii, mesmo que o Wii U não esteja explodindo de sucesso.
Talvez a Nintendo pudesse simplesmente fazer uma nova plataforma tão poderosa quanto as concorrentes, o que tornaria tudo mais fácil para as third parties. Mas, aí, talvez ela simplesmente não fosse mais tão “Nintendo” assim.
http://www.kotaku.com.br/nintendo-filosofia-concorrencia/