RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Rolezinhos nos shoopings...

power_settings_newInicie sessão para responder
+20
JurianSutter
Fúria
Grau Hut
Pollux
Leinad
yon
Reznov
DJANGO
Bonatti
Guitto
VirtualBoy
Kaneda
burn1004
VRebuli
Dopefish
Galdius
Ricardo
Antonio Neto
Alohawell Ltda
Henrico D. Santo
24 participantes

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz
Grau Hut escreveu:
JurianSutter escreveu:
Guitto escreveu:
Rolezinhos nos shoopings... - Página 6 1530554_1412045932371008_372171229_n


Nossa, nunca vi uma imagem definir tão bem minha opinião quanto a isso.


Desculpe discordar, mas isso aí é direitismo estilo Veja.
O shopping ser o local escolhido para tais ações tem toda uma razão, do shopping como lugar de consumo por excelência e onde as relações entre poder de consumo e exclusão ficam bem a vista.
Bibliotecas não se enquadram nesse perfil, na verdade sendo pouco consideradas pelo sistema atual, em especial se forem bibliotecas públicas (vide o pouco auxílio que estas recebem e o desinteresse da maioria das pessoas nessa questão). Dizer que uma ação como os rolezinhos DEVERIAM ser em uma biblioteca não teria o menor cabimento ou coerência.
Qual a ideia que esse meme tenta passar? Que aqueles "formados pelos socialistas"  não frequentam bibliotecas, pois não são cultos e sim são um bando de baderneiros que querem ir ao shopping roubar os bens de consumo que eles não tem acesso e fazer bagunça e gritaria. Uma construção direitista tão canhestra e equivocada que não demorou nem 30 segundos para ser desconstruída.
É como eu digo... ninguém é obrigado a concordar com pontos de vista e argumentos de esquerda, mas para isso tem que se ir além do direitismo (Não confundir direita com direitismo. Uma pessoa pode ser de direita ou conservadora e não ser direitista, como por exemplo Raymond Aron).Para se criticar e ser contra, tem que se ir além dos lugares-comuns e ideias prontas made in Veja. Esse meme não faz isso.

Dê uma olhada nesses links, que analisam a questão do shopping, sua imagem e problematização, e ficará claro porque o argumento do meme envolvendo "biblioteca" é tolo e incoerente:

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000305033

http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php/rbeur/article/viewFile/153/137

http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF17/V_Padilha_17.pdf


P.S: Tem um artigo interessante em PDF também. Basta buscar no Google Shopping center: consumo e lazer reificado Valquíria Padilha. Como tenho o PDF quem quiser é só falar que envio por MP.


Acho que você não captou o estilo da coisa Grau, ou eu não te entendi corretamente.

O meme ali colocado (que deve ter sido retirado de uma página de direita obviamente) é uma alegoria. No intuito de reafirmar o quase completo desinteresse da atual geração e da geração "rolezin", que não busca conhecimento, que não tem interesse por estudo etc, mas vem demonstrado um interesse e tanto em aglomerações e tumultos, que tem originados badernas. Claro, não podemos e nem devemos generalizar.

Não vou entrar na questão da proibição, porque boa parte dos fatos nem estão sendo divulgados. A muita coisa para ser esclarecida ainda. Eu (se fosse o empreendedor) jamais proibiria alguém de entrar no estabelecimento, mas tomaria as medidas necessárias para assegurar o direito dos outros clientes, principalmente a questão sonora, que várias testemunhas afirmam que teve situações problemáticas.

Não concordo que o meme seja "direitismo estilo Veja". Quando converso com a garotada, vejo que boa parte corresponde a um público que endeusa o socialismo, mas jamais leu a respeito, e mal recorda o que viu na escola, se não viu deturpadamente. Falo isso da região em que vivo, aqui no Sul, não posso afirmar que em outras cidades e estados este cenário se repete.

Não pretendo me alongar na discussão entre direita e esquerda porque senão a coisa vai longe rsrs Mas de fato, continuo concordando com o meme.

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz
Ah, vou ler suas indicações nos links!

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz
Só pra começar: Precisa de 600 pessoas pra ir no Shopping?

Tipo, é muita falta de noção.... To aqui cos parça ai entra 600 vagabundos... Tipo, to tentanto entender a lógica disso até agora.

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz
Grau Hut escreveu:
VRebuli escreveu:
Não tem nada a ver com cor, cara, e a atitude deles que se coibe. E a apologia aos rolezinhos tem a ver com incitação a revolta para fazer cumprir na marra a ideologia marxista. Os funkeiros estão entrando nessa de idiotas úteis nessa...


cara, não sou do tipo que cria encrenca ou parte para ofensas gratuitas, ainda mais em internet, por isso desde já peço desculpas pelo que vou dizer: Você pode ser contra os "rolezinhos"? Claro, desde que embase sua opinião, e não através de direitismo estilo "eu-leio-a-Veja".


Minha opinião sobre o "Rolezinho" (Atenção! texto longo):O "rolezinho" sofre do problema mais típico dos movimentos de insatisfação: CARÊNCIA DE FOCO, ORGANIZAÇÃO e de UM EMBASAMENTO CRÍTICO-INTELECTUAL. A ideia básica de um ato como esse do "rolezinho" é você usar um direito garantido pela constituição (direito de ir e vir) para mostrar o preconceito e o quanto a questão dos "direitos' relaciona-se com condição social (afinal, caminha-se cada vez mais para um plutocracia, onde seu acesso aos direitos é proporcional a sua condição sócio-financeira).
A questão é que o tal "rolezinho" apresenta vários aspectos que o tornaram contra-producente e criticável (até mesmo condenável) em termos  de movimento social e/ou de ação de oposição. Na minha opinião:

1) Está caindo para o que eu chamo de "revolta vã"... uma provocação gratuita ou retaliação estúpida contra algo que faz você se sentir injustiçado ou diminuído. É igual pichadores e pichação, que picham "porque sou revoltado contra a sociedade" ou depredação de orelhões e correlatos. A "revolta vã" em geral se liga a imaturidade política e de consciência, além de mal direcionamento para ação. Eu defendo que não basta agir, tem que saber como agir, senão é contra-producente e gera mais radicalização de posições contrárias, isolamento dos grupos de movimentos sociais, contestação ou crítica até acaba se legitimando (involuntariamente) críticas ou posições que se diz estar combatendo.
Um exemplo histórico de "revolta vã" foi o ludismo, quando operários quebravam máquinas nas fábricas como forma de protesto ou insatisfação contra as péssimas condições de trabalho- um paralelo que costumo traçar com as ações de grupos do Black Bloc, na minha opinião um movimento "neo-ludista".

2) Muita gente que é alienado político, que não faz parte de movimentos sociais, não se importa com movimentos sociais, não tem qualquer tipo de consciência crítica nem realmente saberia dizer qual a razão do ato, está ali para "zoar" e para criar tumulto gratuito por farra e por um senso distorcido de diversão, ou pior ainda, gente que se aproveita do movimento para roubar e tentar conseguir os bens de consumo (e conferidores de status) que a sociedade de consumo coloca como essenciais para você ser alguém, mas que não está ao alcance da condição financeira deles, está indo nessas ações.
Isso reflete a falta de organização e de foco dos organizadores dos movimentos- isto é, QUANDO EXISTE ALGUM TIPO DE ORGANIZAÇÃO. Sou da opinião que tem gente cuja presença tem que ser vetada mesmo pelos organizadores, porque a presença deles não se justifica em termos de ação cônscia e crítica e só vai trazer problemas e prejuízos para o movimento.

3)  A prióri, algo como o "rolezinho" seria encaixado no que se chama de "oposição pacífica" ou "oposição não- violenta", que parte do pressuposto de devido a oposição ser pacífica, ela não pode ser coagida ou esmagada pelos meios tradicionais da sociedade, paralisando-os.
A prióri, o "rolezinho" deveria ser algo como um ato que os sem-terra fizeram uns 10 ou 12 anos atrás e ninguém lembra (porque eles não criaram tumulto, não roubaram anda, não colocaram música alta, etc): Um grupo grande de sem-terra foi a um shopping center, entrou, passeou, depois sentou na praça de alimentação. Houve reclamações, etc, mas quando a segurança foi falar com os caras, eles simplesmente responderam que estavam no direito de estar ali, garantido pela constituição. Como ninguém tinha roubado nada, coagido ninguém, quebrado nada ou descumprido normas como proibição de música alta, os seguranças não puderam fazer nada.
Infelizmente a maioria das pessoas que está indo no "rolezinho" está sabotando o próprio movimento. A maioria vai por zoação ou para roubar e está sabotando qualquer conteúdo crítico, pelo contrário está reforçando a situação atual e fazendo exatamente o que a direita quer. Muitas vezes os movimentos sociais serram o próprio galho, e este caso dos "rolezinhos" é um exemplo disso.

4) Tais ações marcadas por infantilismo político, etc, NÃO seguem a linha de ação marxista clássica, tendo sido inclusive criticadas em obras como "Esquerdismo, doença infantil do Comunismo" de Lênin. NÃO seguem nem mesmo as linhas mais clássicas do anarquismo, como o anarco-sindicalismo, e sim se aproximam das linhas que considero mais questionáveis, como os anarco- punks, sendo que o movimento anarco-punk é muito criticado até por outros movimentos anarquistas.

5) Esse pessoal do rolezinho que vem sendo criticado realmente são "idiotas úteis", mas úteis para os direitistas, por servir de reforço e legitimação para suas posições anti-esquerda e anti- movimentos sociais. Para a esquerda e para os movimentos sociais, só estão causando problemas e sendo contra-producentes.


Grau, vc é gente boa. Vou contra-argumentar, não porque quero discutir com você, mas apenas por achar saudável o conflito de idéias.

1 -  Eu não leio a Veja,tem uma ou outra coisa que presta lá, mas a maioria é mais do mesmo. Eu leio Ludwig Von Mises.

2 - Os funkeiros, teoricamente os protagonistas dos rolezinhos, não tem foco, organização e embasamento - como você mesmo disse - simplesmente porque nada disso faz parte do estilo de vida deles. Eles não são intelectuais, eles não lutam por respeito, eles não tem posição política. É só você analisar as obras deles (leia-se, os funks que fazem sucesso) e você verá que eles querem é aparecer como superiores por terem mais objetos materiais desejáveis - o que chamam de ostentação, como carros e cordão de ouro, e sexo abundante e descompromissado (leia-se putaria). E os shoppings são lugares perfeitos para ostentar e achar pessoas atraentes.

Qualquer outro tipo de luta, como por exemplo, contra o preconceito, não partiu da cabeça deles, porque eles não estão nem considerando isso.

Portanto, quando você diz que as pessoas estão sabotando o movimento com som alto e roubando, na verdade você não entendeu o que é o movimento. O movimento é fazer som alto, incomodar, ostentar, chamar atenção das novinhas. Toda essa conversa de luta contra o preconceito, que aparece na mídia, não vem deles. Ou você acha que funkeiro da quebrada escreve matéria em jornal?

Então, quem são as pessoas que dão esse tom revolucionário ao rolezinho? São justamente os marxistas, que lotam nossas universidades (especialmente públicas), querendo fomentar a luta de classes. Esse tipo de pessoa tem sim acesso aos meios de comunicação, ligação com jornais, e inteligência suficiente para maquiar um movimento do funk em uma suposta luta contra a opressão da sociedade.

É lógico que o movimento não vai seguir todas as instruções clássicas do marxismo, até porque o pessoal do funk não entende nada disso. Mas o que alguns esquerdistas maquiam e passam para mídia - e consequentemente chega ao conhecimento da população em geral - são exatamente essas idéias.

3 - Não é opressão você protestar por se sentir incomodado pelo tumulto em lugares públicos, o Ricardo com seu exemplo e o Dope com sua definição de tumulto já postaram explicações excelentes do motivo dos presentes no local reclamarem do rolezinho.

4 - Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, então:

Rolezinhos nos shoopings... - Página 6 1609770_629941997063615_1987708908_n

Última edição por VRebuli em Ter 14 Jan 2014, 12:54, editado 1 vez(es)

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz
Esperando a reposta do grau que vai gerar um quote de 3 metros  :tudobem: 

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz
Parei de ler.

Rolezinhos nos shoopings... - Página 6 2r5e05c

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz
Botando lenha na fogueira mode on:

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz
eu acho certo reprimirem esses rolezinhos mas é dificil porque ser retardado nao é crime ainda

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz
Rolezinhos nos shoopings... - Página 6 WsksyYU
Rolezinhos nos shoopings... - Página 6 LqbedTb

Rolezinhos nos shoopings... - Página 6 Xw6qJbr
Rolezinhos nos shoopings... - Página 6 AbtdrrU

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz
JurianSutter escreveu:
Botando lenha na fogueira mode on:



Olha o naipe da mulher defendendo o direto dela de ficar excluída dos pobres dentro de seu amado Shopping Center!  :tudobem:

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz
Pollux escreveu:
Rolezinhos nos shoopings... - Página 6 WsksyYU
Rolezinhos nos shoopings... - Página 6 LqbedTb

Rolezinhos nos shoopings... - Página 6 Xw6qJbr
Rolezinhos nos shoopings... - Página 6 AbtdrrU


Mas eles só estão passeando inocentemente. Tadinhos.

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz
Pollux escreveu:
JurianSutter escreveu:
Botando lenha na fogueira mode on:



Olha o naipe da mulher defendendo o direto dela de ficar excluída dos pobres dentro de seu amado Shopping Center!  :tudobem:


Ela tenta falar por um outro viés. Mas podes ver por este lado tbm rs

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz
Caramba,olha esses prints...Já diz tudo.

Ainda bem que não tenho rede social pra ficar vendo essas merdas.

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz
VRebuli escreveu:


Tenso.

descriptionRolezinhos nos shoopings... - Página 6 EmptyRe: Rolezinhos nos shoopings...

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder