Ok, o bonatti vai dizer que o game é uma merda pra dar um jeito de cagar no Inafune eu vou dizer que ele é meia-boca mas cumpre seu papel e segue o nível de qualidade de um Mega Man, para bem ou para mal. Deixemos essa parte de lado e vamos focar em outra coisa interessante que aconteceu no desenvolvimento.
Todas as provas, imagens e demais argumentos vão estar nos links e vídeos que eu postar mais abaixo. Eu recomendo especialmente que quem tiver paciência e entender inglês ASSISTA O VÍDEO NO FIM DO TÓPICO. É antigo e só cobre a confusão até logo antes da bagunça nos fóruns, mas é um dos melhores sumários da situação disponíveis.
Até pouco tempo atrás, a Community Manager contratada para fazer o meio-de-campo entre os fãs e o time de desenvolvimento era Dina Abou Karam, @petitemistress ou apenas Dina. E depois do próprio jogo, é a maior fonte de controvérsias relacionada ao projeto.
Para começar, a pessoa em questão NÃO CONHECIA MEGA MAN. Droga nenhuma. Não jogava, não conhecia as séries, NADA.
Num projeto que surgiu específicamente por causa dos fãs do personagem, é uma situação inimaginável. Que raios de currículo essa figura largou para pegar a vaga?
E a resposta é: Nenhum. Ela pegou a vaga por ser amiga de um dos desenvolvedores. Puro nepotismo sem vergonha nenhuma.
Seria um caso passável se a criaturinha simplesmente fizesse seu trabalho de ouvir A COMUNIDADE e passar o recado para os desenvolvedores. Não foi o que aconteceu. Ela usou o poder que tinha para socar goela abaixo suas ideologias, e só muita reclamação, alguns artigos pontuais na mídia e o fato que desenvolvedores japoneses não gostam que dêem pitaco diretamente no projeto deles que salvou Beck de virar Mecha-Dina.
Explico:
Assim que assumiu o cargo, a figura decidiu aproveitar a nova posição para dizer que queria "trazer mudanças" ao projeto, mais "inclusividade", e isso significaria tentar convencer os desenvolvedores a fazer Beck uma mulher, que convenientemente ela ajudou a criar.
(convenhamos que essa naba não combina EM NADA com o design do resto dos personagens)
E para quem estava dizendo que era só brincadeira, ela tacou sal na ferida
Ok, agora deixa eu tirar um segundo para explicar duas coisas que são puro PONTO DE VISTA MEU, e guiam parte da minha concordância com as críticas feitas:
1 - à partir do momento que você assume um cargo que envolve público e usa abertamente sua identidade real, você se torna uma figura pública e o que você fala vai ser relacionado com o projeto. Se você faz relações públicas de uma empresa e faz apologia à discriminação de gênero no seu twitter pessoal, as pessoas podem e devem te chamar como pessoa e como relações públicas do projeto.
2 - Uma figura pública representando outra empresa deve se despir de suas crenças pessoais quando exercendo seu trabalho. Não deve tentar mudar o trabalho da empresa, incluir sua visão e ideologia ou discriminar com base em sua visão. Isso é neutralidade e profissionalismo nesse tipo de função, ao menos na minha opinião.
Ok, vamos voltar à Dina
Mais ou menos na mesma época, ela fez a "postagem de apresentação" tentando desmentir que não entendia nada de mega man e me sai mais uma pérola:
Fãs de Mega Man são criaturas devotadas ao extremo, mas também são bastante diversas. Você, como Community Manager, supostamente com a função de ouvir e tratar todos igualmente NÃO DEVE socar seus favoritismos (que surgiram de uma hora para outra) em um meio oficial. É pouco profissional e desrespeitoso com fãs de outras séries (Eu sou fã da série Zero, muita gente da geração após a minha é fã de Battle Network, os fãs mais aguerridos de todas as séries ainda lamentam o aborto do Legends 3 e todo True Hardcore Oldschool tem um lugar especial no coração para a série clássica)
A primeira tentativa de "se enfiar" no projeto não agradou quem financiou o jogo no kickstarter. Ocorreu um bom número de pessoas pedindo reembolso. A coisa ficou feia à ponto de outra pessoa da Comcept responder para garantir que ela não influenciaria o design do jogo de nenhuma forma
Você pensaria que depois dessa ela teria aprendido a lição certo? Nope, se tem uma coisa que Mega Man ensinou é que vilões desmiolados NUNCA APRENDEM.
Mais adiante no ano começou o escândalo Gamergate, (que hoje deixou de ser escândalo para se tornar movimento e quase ala política), e ela era muito próxima e fã direta e indireta de figuras que eram contra o Gamergate, como Tim Schaffer Anita Sarkeesian e Zoe Quinn.
Seria aceitável uma meia dúzia de tweets condenando assédio e a pessoa que fez o assédio ou um "fique bem" para os afetados dos ambos os lados, mas estamos falando de Dina, então o que você acha que ela fez?
Exato: abusou dos poderes que tinha. Outra vez.
Primeiro ela começou bloqueando do perfil oficial do jogo no twitter, pessoas que apoiassem o movimento, como a pobre figura do link abaixo, que pagou trezentos dólares e foi bloqueada sem nenhum aviso
https://twitter.com/FortesSnC/status/513488629264416768/photo/1
Depois começou a brandir o Banhammer contra todo tópico no fórum oficial que
- Falasse sobre gamergate (mesmo na seção offtopic)
- Criticasse a atuação dela como Community Manager
Não haviam regras que impedissem nada disso. Nem nada que impedisse ela de excluir e trancar uma enxurrada de tópicos e DEPOIS começar a mudar as regras.
Já está ruim? Que tal ela fazer cacaca numa meia furada e começar a rodar em cima da cabeça para ver quanta gente ela acerta?
https://twitter.com/PetiteMistress/status/508206687254110208
https://twitter.com/PetiteMistress/status/520867666769113090
https://twitter.com/PetiteMistress/status/508208267789492225
Tem muito mais para quem tiver saco e estômago para procurar, eu vi tudo na época, mas não arquivei nada. Desculpe
Depois de muito tempo fazendo isso, no final de abril de 2015 a luz divina brilhou sobre as cabeças do povo da Inti Creates e Comcept e ela foi para a rua
Fim da brincadeira e você pensa que ela sairia com dignidade e agradecendo todos, pedindo desculpa pela merda que fez, etc.
Nope, Não Dina.
https://twitter.com/PetiteMistress/status/590127074645389312
Ela ainda está espalhando essas "amáveis mensagens" no twitter até hoje. Fim da história da déspota infiltrada na Comcept.
Isso traz algumas perguntas:
Quanto de crítica construtiva ela pode ter deixado de repassar ou simplesmente excluído por ela desde o começo do projeto?
Que tipo de informação ela EFETIVAMENTE passou adiante? que imagem ela fez dos fãs? Quanto da visão DELA ela mandou adiante como sendo dos fãs que pagaram pelo game?
Até que ponto você pode pedir profissionalismo para alguém trabalhando em um game? Qual a barreira entre "amigo" e "funcionário" num projeto desse tipo?
Deixo o tópico aberto para discussões
FONTES:
http://techraptor.net/content/might-no-9-lesson-manage-community
http://techraptor.net/content/takeaway-mighty-no-9s-former-community-manager
Todas as provas, imagens e demais argumentos vão estar nos links e vídeos que eu postar mais abaixo. Eu recomendo especialmente que quem tiver paciência e entender inglês ASSISTA O VÍDEO NO FIM DO TÓPICO. É antigo e só cobre a confusão até logo antes da bagunça nos fóruns, mas é um dos melhores sumários da situação disponíveis.
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Até pouco tempo atrás, a Community Manager contratada para fazer o meio-de-campo entre os fãs e o time de desenvolvimento era Dina Abou Karam, @petitemistress ou apenas Dina. E depois do próprio jogo, é a maior fonte de controvérsias relacionada ao projeto.
Para começar, a pessoa em questão NÃO CONHECIA MEGA MAN. Droga nenhuma. Não jogava, não conhecia as séries, NADA.
Num projeto que surgiu específicamente por causa dos fãs do personagem, é uma situação inimaginável. Que raios de currículo essa figura largou para pegar a vaga?
E a resposta é: Nenhum. Ela pegou a vaga por ser amiga de um dos desenvolvedores. Puro nepotismo sem vergonha nenhuma.
Seria um caso passável se a criaturinha simplesmente fizesse seu trabalho de ouvir A COMUNIDADE e passar o recado para os desenvolvedores. Não foi o que aconteceu. Ela usou o poder que tinha para socar goela abaixo suas ideologias, e só muita reclamação, alguns artigos pontuais na mídia e o fato que desenvolvedores japoneses não gostam que dêem pitaco diretamente no projeto deles que salvou Beck de virar Mecha-Dina.
Explico:
Assim que assumiu o cargo, a figura decidiu aproveitar a nova posição para dizer que queria "trazer mudanças" ao projeto, mais "inclusividade", e isso significaria tentar convencer os desenvolvedores a fazer Beck uma mulher, que convenientemente ela ajudou a criar.
(convenhamos que essa naba não combina EM NADA com o design do resto dos personagens)
E para quem estava dizendo que era só brincadeira, ela tacou sal na ferida
Ok, agora deixa eu tirar um segundo para explicar duas coisas que são puro PONTO DE VISTA MEU, e guiam parte da minha concordância com as críticas feitas:
1 - à partir do momento que você assume um cargo que envolve público e usa abertamente sua identidade real, você se torna uma figura pública e o que você fala vai ser relacionado com o projeto. Se você faz relações públicas de uma empresa e faz apologia à discriminação de gênero no seu twitter pessoal, as pessoas podem e devem te chamar como pessoa e como relações públicas do projeto.
2 - Uma figura pública representando outra empresa deve se despir de suas crenças pessoais quando exercendo seu trabalho. Não deve tentar mudar o trabalho da empresa, incluir sua visão e ideologia ou discriminar com base em sua visão. Isso é neutralidade e profissionalismo nesse tipo de função, ao menos na minha opinião.
Ok, vamos voltar à Dina
Mais ou menos na mesma época, ela fez a "postagem de apresentação" tentando desmentir que não entendia nada de mega man e me sai mais uma pérola:
Dina escreveu:Hi, my name’s Dina! Like most of you, I've grown up on video games and have an undying passion for this magical medium. I am a Zelda fanatic, a Tim Schafer lover (figuratively speaking), and an unrepentant Final Fantasy 8 hardliner. (No, that’s not a troll!) ;) Also, to clear up any forum confusion: Mega Man X is best Mega Man!
Fãs de Mega Man são criaturas devotadas ao extremo, mas também são bastante diversas. Você, como Community Manager, supostamente com a função de ouvir e tratar todos igualmente NÃO DEVE socar seus favoritismos (que surgiram de uma hora para outra) em um meio oficial. É pouco profissional e desrespeitoso com fãs de outras séries (Eu sou fã da série Zero, muita gente da geração após a minha é fã de Battle Network, os fãs mais aguerridos de todas as séries ainda lamentam o aborto do Legends 3 e todo True Hardcore Oldschool tem um lugar especial no coração para a série clássica)
A primeira tentativa de "se enfiar" no projeto não agradou quem financiou o jogo no kickstarter. Ocorreu um bom número de pessoas pedindo reembolso. A coisa ficou feia à ponto de outra pessoa da Comcept responder para garantir que ela não influenciaria o design do jogo de nenhuma forma
Você pensaria que depois dessa ela teria aprendido a lição certo? Nope, se tem uma coisa que Mega Man ensinou é que vilões desmiolados NUNCA APRENDEM.
Mais adiante no ano começou o escândalo Gamergate, (que hoje deixou de ser escândalo para se tornar movimento e quase ala política), e ela era muito próxima e fã direta e indireta de figuras que eram contra o Gamergate, como Tim Schaffer Anita Sarkeesian e Zoe Quinn.
Seria aceitável uma meia dúzia de tweets condenando assédio e a pessoa que fez o assédio ou um "fique bem" para os afetados dos ambos os lados, mas estamos falando de Dina, então o que você acha que ela fez?
Exato: abusou dos poderes que tinha. Outra vez.
Primeiro ela começou bloqueando do perfil oficial do jogo no twitter, pessoas que apoiassem o movimento, como a pobre figura do link abaixo, que pagou trezentos dólares e foi bloqueada sem nenhum aviso
https://twitter.com/FortesSnC/status/513488629264416768/photo/1
Depois começou a brandir o Banhammer contra todo tópico no fórum oficial que
- Falasse sobre gamergate (mesmo na seção offtopic)
- Criticasse a atuação dela como Community Manager
Não haviam regras que impedissem nada disso. Nem nada que impedisse ela de excluir e trancar uma enxurrada de tópicos e DEPOIS começar a mudar as regras.
Já está ruim? Que tal ela fazer cacaca numa meia furada e começar a rodar em cima da cabeça para ver quanta gente ela acerta?
https://twitter.com/PetiteMistress/status/508206687254110208
https://twitter.com/PetiteMistress/status/520867666769113090
https://twitter.com/PetiteMistress/status/508208267789492225
Tem muito mais para quem tiver saco e estômago para procurar, eu vi tudo na época, mas não arquivei nada. Desculpe
Depois de muito tempo fazendo isso, no final de abril de 2015 a luz divina brilhou sobre as cabeças do povo da Inti Creates e Comcept e ela foi para a rua
Fim da brincadeira e você pensa que ela sairia com dignidade e agradecendo todos, pedindo desculpa pela merda que fez, etc.
Nope, Não Dina.
https://twitter.com/PetiteMistress/status/590127074645389312
Ela ainda está espalhando essas "amáveis mensagens" no twitter até hoje. Fim da história da déspota infiltrada na Comcept.
Isso traz algumas perguntas:
Quanto de crítica construtiva ela pode ter deixado de repassar ou simplesmente excluído por ela desde o começo do projeto?
Que tipo de informação ela EFETIVAMENTE passou adiante? que imagem ela fez dos fãs? Quanto da visão DELA ela mandou adiante como sendo dos fãs que pagaram pelo game?
Até que ponto você pode pedir profissionalismo para alguém trabalhando em um game? Qual a barreira entre "amigo" e "funcionário" num projeto desse tipo?
Deixo o tópico aberto para discussões
FONTES:
http://techraptor.net/content/might-no-9-lesson-manage-community
http://techraptor.net/content/takeaway-mighty-no-9s-former-community-manager