O já consolidado fracasso do Wii U foi consequência de "timing" ruim e decisões erradas em relação ao controle estilo tablet, na opinião do principal designer da Nintendo, Shigeru Miyamoto
Em entrevista à revista Fortune, Miyamoto refletiu sobre a situação do console e disse que a Nintendo falhou ao não conseguir "educar" os consumidores sobre o "verdadeiro valor" do Wii U.
"Eu sinto que as pessoas nunca entenderam realmente o conceito por trás do Wii U e do que estávamos tentando fazer", disse Miyamoto. "Acho que a suposição é que nós estávamos tentando criar uma máquina de jogos e um tablet, mas realmente o que estávamos tentando fazer era criar um sistema de jogo no qual você tivesse funcionalidades de tablet para controlar esse sistema e dar-lhe duas telas que permitiriam diferentes pessoas na sala jogar de diferentes maneiras".
O Wii U foi lançado no final de 2012, mais de dois anos após a chegada do primeiro iPad, quando o mercado de tablets ainda estava no auge. Mas o "timing" para a Nintendo não foi bom, uma vez que em 2012 tablets como o iPad já acumulavam funções que o GamePad do Wii U jamais poderia realizar, tornando o acessório defasado desde o nascimento.
"Infelizmente, por que os tablets na época foram adicionando mais e mais funcionalidades e tornando-se cada vez mais proeminentes, este sistema e esta abordagem não combinaram bem com o período em que nós lançamos", disse Miyamoto à Fortune. "Eu ainda sinto que foi uma abordagem bem original - e uma ideia muito interessante".
Até o final de março a Nintendo havia vendido 9,5 milhões de unidades do Wii U, menos que a metade do PlayStation 4, que saiu um ano depois. A falta de jogos relevantes para o console na última E3 deixou a impressão de que a Nintendo poderia já estar investindo no lançamento do NX, sua nova plataforma de jogos que será revelada em 2016.
fonte: http://outerspace.terra.com.br/?dir=noticias&arquivo=viewer&cod_noticia=33212¬icia=miyamoto_atribui_fracasso_do_wii_u_aos_erros_com_o_controle_estilo_tablet