Bonatti escreveu: Guitto escreveu: Bonatti escreveu: Guitto escreveu: Nao quero meter o bedelho na "discussao" de voces, mas Super mario bros wii, é um dos jogos mais vendidos da geração. Acho que só perde pro COD, e pra mim aquele jogo é retro.
Então nao é tao absurdo assim dizer que o retro nao ta vendendo, na real eu acho que ta é bem dividido, isso sim.
Mas nao quero mudar a opinião de ninguem, só pra deixar claro.
Mas ele não se vende apenas como jogo retro.... ele é um jogo simples, facil de presentear uma criança. O jogo vendeu pra caralho por merecer, e não por se prender ao retro.
E outra, não é pq é 2D q é retro... longe disso.
Scott Pilgrim é um jogo retro. Castle Crasher, Super Meat Boy, esses jogos tb podem ser considerados, embora tenham inovado em muitos pontos.
New Super Mario vola a jogabilidade 2D mas o o Retro dele para ai.
Mas tu realmente acha que ele vendeu só pra crianças!? Cara, vou te contar uma: Minha namorada tinha uma colega de trabalho, vendendo um Wii porque o filho dela queria jogar PS3, pois curtia Killzone. O guri deveria ter uns 10 anos, no maximo.
O jogo é ótimo, e eu entendi o que tu quis dizer sobre ser um jogo facil pra crianças e tal. Mas eu acho, que a maioria esmagadora que comprou, é de gamers antigos, que simplesmente gostavam de jogos de plataforma. Mario galaxy 2 é acessivel, é bem feito, é tudo isso, e nao vendeu nem a metade do NSMBW.
E pra mim é retro cara, tem a jogabilidade retro, é simples, tem um clima e tudo mais. Obviamente NAO poderia ser igual a 20 anos atras. Se fosse assim, ja seria vintage. O jogo aproveitou aquilo que o avanço e a modernidade trouxeram de bom, mas sem perder a essencia dos jogos antigos.
E pra mim esse foi o grande merito do jogo. Ele inclusive, nao foi muito hypado, e se tem uma coisa que o retardado do Sean Malstrom falou certo, é que "Jogos que se tornaram classicos, curiosamente nao foram hypados".
Olha a façanha que o jogo conseguiu. Sendo 2D e simples, com uma diversão totalmente contrario ao que temos hoje em dia: No multiplayer local. 4 Pessoas podem jogar ele em coop. Me desculpa se eu to sendo muito teimoso, mas isso pra mim nao poderia ser mais retro. Numa epoca onde tudo funciona online com as pessoas sozinhas no quarto.
Eu etnendo q esse New Super Mario traz uma nostalgia foda.... e quando disse q vendeu para criança facil foi só um exemplo. Muita gente não retro tb comprou ele pq ele tem um modo Co-op divertido pacas (na verdade, é o ponto alto do jogo, visto q quase ninguem tem saco de jogar esse jogo sozinho).
E outra.... e aquela Collection dos Marios antigos q saiu para Wii? Aquilo é muito mais retro, mas não vi muita gente falando bem.
É isso qo quero dizer.... new Super Mario não vendeu por ser retro, ele vendeu por ser um jogo bom, simples e facil de se divertir com a galera. Porra, no encontro q teve na casa da Rita todo mundo jogou esse jogo, até minha Ex q não curte video games!
E ai entra o lance q eu tava puxando.... basta ser 2D para ser retro? Então podemos considerar o ultimo Mortal Kombat como um jogo retro? Ous Street Fighter, Marvel Vs. Capcom? Ou até mesmo o novo Rayman? Você considera ele retro?
Sei la, não penso tanto assim.... para mim bons jogos podem ser 2D ou 3D e nao é só pq é 2D q é retro.
Quero deixar bem claro, de novo, q não tenho nada contra os Retros.... muito pelo contrario, adoro eles... só achoq é muito errado falar q a geração só empolga por causa deles só pq vc acha isso, visto q todo o resto esta indo muito bem para a Massa e os fãs.
Uma coletanea nao poderia fazer sucesso mesmo: É um jogo antigo só sendo vendido atualmente. Mas NSMBW nao...
ele é um jogo novo, com modos novos, mas do jeito antigo. Ou seja, é um jogo novo, mas sem perder a essencia de 20 anos atras, porem ta inovando. Essa mistura é que é legal!
Eu concordo contigo, ÓBVIO que tem jogos 3D ótimos. Alias, meu Mario preferido é o sunshine.
Mas por exemplo, eu tenho saco, e alias, adoro jogar NSMBW sozinho. Assim como DKC Returns. Isso é muito relativo.
Sobre o MK...
Nao, ele nao é retro. Ele é um jogo novo, e considerado o melhor dos ultimos tempos por que?! Porque ele voltou as origens! SIM! É um jogo novo, mas nao perdeu a essencia. É isso que eu to querendo explicar e nao to conseguindo.
Nenhum MK 3D fez tanto sucesso quanto o MK que voltou as suas origens.
Eu nao acho que a geração empolga por causa dos retros, de forma alguma. Eu gosto dos retros, e gosto de muita coisa nova tambem: Heavy Rain, Uncharted, Alan Wake, Gears of war(coop LOCAL), virtua fighter 5, Yakuza, Mafia, GTA, Batman AA...
Enfim, mas eu acho que isso tudo ai, É MUITO POUCO PRA MIM em uma geração de mais de 5 anos cara. Nao é suficiente pra me prender. Isso que eu queria explicar. Eu to com L.A Noire agora. Vou começar a jogar, e espero que realmente, va valer a pena jogar. Eu gosto de jogos novos, mas que me empolguem, que me prendam na frente da TV, sendo 2D ou 3D.