Acho que esse lance de "tenho que sair da casa do pai até x idade" furada. Passa a impressão errada de que não se dão bem, que rola faca na garganta etc (pensamento bem estadunidense: fez 18, tem que ir morar longe. Não me procure e não te ajudo mais. Isso não é regra...). Além do mais, cada um tem seu tempo, isso sem falar nas situações da vida (perde um emprego, doença, receber herança, assumir dívida etc).
Resumindo: prazer planos é legal, mas colocar prazo é cagada.
Meu primo (15 anos mais velho que eu, 45 anos hoje) tirava 5k por mês (e foi sendo promovido depois) e ficou na casa do pai até os 36 anos. Folgado ele? definitivamente não: quando saiu, foi da casa do pai pra casa própria dele, sem financiamento, nem nada. Só economizando religiosamente. Sem susto, sem banco, sem stress algum. Logicamente, tu tem que ter uma família de cabeça aberta e um pai estudado e amoroso. Se tiver pais broncos ou ultra-individualistas, não conseguirão ver essa economia.
Pessoal fala que investir em imóveis hoje é bom, é isso, é aquilo. Ótimo, mas se você tem DINHEIRO pra começar. Pra quem não tem e deseja um teto só seu, aluguel hoje é algo caro, aluguel + condomínio é um absurdo e financiamento é investimento dívida de longuíssimo prazo (muita merda pode acontecer). Se levarmos em consideração que 90% dos salários não são grandes coisa, cria-se uma situação matematicamente inviável, especialmente pra quem tá nos 18-25.
Quer juntar dinheiro e ter seu canto? Legal. Mas defina e mude seu ESTILO DE VIDA antes. 2k pra um recém-formado que mora com os pais e não gasta nada é ótimo, dá pra juntar mais do que qualquer rendimento. Já 3K-3,5K pra um recém-formado que tem mulher, filho e paga aluguel, apesar de matematicamente maior, não sobra nada. Já vi os 2 casos e muitos outros.
Uma vez, vi uma reportagem sensacional de tão básica: nego faz 18 e compra uma moto em suaves prestações. Depois vai morar em republica, vive mal e gasta no combo aluguel+luz+telefone+internet+comida por 4-5 anos, depois pega um carro em mais suaves prestações, aí se forma e quer um canto pra ele, vai encarar aluguel x3 apenas pra dormir a noite, aí passa 2 anos se sente só e casa, tendo filho logo em seguida: se endivida pelo resto da vida. Se pegar deprê, vai se separar depois dos famosos 4 anos e pagar também pensão. No final das contas, trabalha pra pagar o que "acumulou" ao longo de anos, se não pegar um empréstimo pra cubrir outro.
Outro exemplo clássico: o carro. Nego junta 40k pra comprar um carro de MERDA (nosso mercado é o pior do mundo, como sabido por muitos), parcela em trocentas vezes e se "esquece" que terá, além das parcelas comendo o ku dele, também o IPVA, seguro, manutenção, depreciação, custo de oportunidade, pneu de 2 em 2 anos, estacionamento e muito, mas muito combustível. Nego vai lá, se fode gostoso, desiste do carro e ainda continua pagando a dívida. É lógico que muita gente NÃO PODE ter carro.
Tenha consciência do tipo de vida que você quer levar. Se pode ter carro, se PRECISA ter carro. Se pode casar agora, se PRECISA casar agora, etc. Lembre também que imóvel, de 2006 pra cá, virou putaria explicita em plena luz do dia: mercado não deixa mentir. Depois você pensa em rendimentos (que, no fundo, no fundo, serão mínimos - não existe milagre).