dukemagus escreveu:
vou entrar na discussão...

só comecei a fazer poupança em dezembro do ano passado (fiz merda, admito, mas só a partir de dezembro peguei um ESTÁGIO, antes eu era bolsista da ufrgs... sem crescimento e sem garantia, só tinha reservado no banco o bastante pra pagar minhas coisas em caso de merda geral). Enfim, ganhando na média de 800 por mês.

Até fevereiro tava 50% poupança e 50% pra contas, trivialidades e eventualidades (namorada, comer fora, pagar passagem pra aula do sábado, etc.) também parti pela metade o vale refeição pra comprar coisas pra casa (VA passa quase tudo no mercado... sabonete e etceteras. não reclamam, não reclamo). Meu pai é orgulhoso e não aceita mais do que "as contas que eu faço": internet, celular e mais uns 100 ou 150 que seria minha "parcela" em água, luz e comida.

Só deu um misto de burrice e encrenca:

- Comprei TV e PS3 (sonho meu, e garantia que não precisarei trocar o notebook por um desktop pelos próximos anos... média de 300 contos mensais. also, ps3 desbloqueado tá ficando difícil de achar... talvez ele valha mais do que o preço de compra pelo ano que vem.)
- Trabalho de conclusão de curso vai me exigir compra de algumas coisinhas (por instância, um gravador de voz com conexão USB e uns livros)

No longo prazo eu vou cobrir, mas por agora vou ter que diminuir o depósito mensal.

Bem, ainda tem os planos pra sair de casa (e sim, eu cometi o erro de me dar prazo: sair na mesma idade do meu pai). a idéia inicial era conseguir um apartamentinho em algum canto mais-ou-menos (nada grandioso, mas maior que kitchenette... nunca se sabe quando eu vou querer morar junto). Igual tenho minha meta: NÃO PAGAR ALUGUEL (quero morar num negócio meu. pagar eternamente por algo dos outros é foda)

Pegando as dicas, o recomendado seria juntar na poupança até conseguir uns 5 mil e depois tentar investir? ou aproveitar o "imposto zero" da poupança e deixar tudo lá até ter uma base pro que quer que seja?

cara, pelo que eu entendi a boa é guardar na poupança até vc ter grana pra investir em algo maior
sempre tomando cuidado de só investir metade da grana que vc possuiu, para evitar dar merda e vc perder tudo