Por que não procura uma BOA construtora e compra na planta o AP ou entra em um consorcio??? pode ser uma boa (se você souber escolher uma BOA construtora ou fizer o consorcio num grupo confiável).
Kaneda escreveu:Só coloco em poupança....
Neto Kosovo escreveu:Kaneda escreveu:Só coloco em poupança....
é a unica coisa garantida
embora seja pouco rentavel.. acho q ano passado foi a pior opcao de investimento
unclescrooge escreveu:metade dos meus salarios iam para a minha conta poupança e a outra metade eu investia em alguma coisa.
unclescrooge escreveu:com o ticket alimentação eu comia
cachorron escreveu:unclescrooge escreveu:com o ticket alimentação eu comia
se voce disse que coloca 50% na poupança, 50% em investimento (50%+50%=100%, concorda? ),
como faz pra PAGAR AS CONTAS COMUNS (água, luz, telefone... e comida), criatura...
cachorron escreveu:nao quero saber o que ele é.
quero saber o que ele fez e como fez, moderfocas. :;bigode;:
Sakury escreveu:e eu sou louca pra sair de casa, queria eu poder trabalhar pra fazer isso :tudobem:
boa sorte aí, dificil achar gente que se comprometa à isso.
Imperfect escreveu:@burn - renda fixa acho melhor, tesouro nacional eu vou ser sincero que nao conheço...., mas como ja me disseram, apenas direito rende mais dinheiro...
entao, o negocio é começar a investir de agora para conseguir algo no futuro...
Imperfect
Henrico D. Santo escreveu:Se tudo der certo, antes do final do semestre to saindo de casa.
E Burn, começa agooooora a economizar!
unclescrooge escreveu:1k por mes durante 5 anos dá 60k, mais correção bancaria, chega a 63k
isso se for guardar na poupança
dica que dou:
meio a meio
500 renda fixa, 500 e tesouro
1 dos 2 vai te dar uma bolada ou vai te fuder
ou
dar entrada no ap e financiar o resto no banco, falando que só pode pagar pouco
ou
agiota (passe longe por favor)
ou
pedir emprestado a parente (nem fudeno vc sabe)
ou
ficar com os velhos até uma quantia que vc tem segurança e financia o resto
cachorron escreveu:Spoiler :Acho que esse lance de "tenho que sair da casa do pai até x idade" furada. Passa a impressão errada de que não se dão bem, que rola faca na garganta etc (pensamento bem estadunidense: fez 18, tem que ir morar longe. Não me procure e não te ajudo mais. Isso não é regra...). Além do mais, cada um tem seu tempo, isso sem falar nas situações da vida (perde um emprego, doença, receber herança, assumir dívida etc).
Resumindo: prazer planos é legal, mas colocar prazo é cagada.
Meu primo (15 anos mais velho que eu, 45 anos hoje) tirava 5k por mês (e foi sendo promovido depois) e ficou na casa do pai até os 36 anos. Folgado ele? definitivamente não: quando saiu, foi da casa do pai pra casa própria dele, sem financiamento, nem nada. Só economizando religiosamente. Sem susto, sem banco, sem stress algum. Logicamente, tu tem que ter uma família de cabeça aberta e um pai estudado e amoroso. Se tiver pais broncos ou ultra-individualistas, não conseguirão ver essa economia.
Pessoal fala que investir em imóveis hoje é bom, é isso, é aquilo. Ótimo, mas se você tem DINHEIRO pra começar. Pra quem não tem e deseja um teto só seu, aluguel hoje é algo caro, aluguel + condomínio é um absurdo e financiamento éinvestimentodívida de longuíssimo prazo (muita merda pode acontecer). Se levarmos em consideração que 90% dos salários não são grandes coisa, cria-se uma situação matematicamente inviável, especialmente pra quem tá nos 18-25.
Quer juntar dinheiro e ter seu canto? Legal. Mas defina e mude seu ESTILO DE VIDA antes. 2k pra um recém-formado que mora com os pais e não gasta nada é ótimo, dá pra juntar mais do que qualquer rendimento. Já 3K-3,5K pra um recém-formado que tem mulher, filho e paga aluguel, apesar de matematicamente maior, não sobra nada. Já vi os 2 casos e muitos outros.
Uma vez, vi uma reportagem sensacional de tão básica: nego faz 18 e compra uma moto em suaves prestações. Depois vai morar em republica, vive mal e gasta no combo aluguel+luz+telefone+internet+comida por 4-5 anos, depois pega um carro em mais suaves prestações, aí se forma e quer um canto pra ele, vai encarar aluguel x3 apenas pra dormir a noite, aí passa 2 anos se sente só e casa, tendo filho logo em seguida: se endivida pelo resto da vida. Se pegar deprê, vai se separar depois dos famosos 4 anos e pagar também pensão. No final das contas, trabalha pra pagar o que "acumulou" ao longo de anos, se não pegar um empréstimo pra cubrir outro.
Outro exemplo clássico: o carro. Nego junta 40k pra comprar um carro de MERDA (nosso mercado é o pior do mundo, como sabido por muitos), parcela em trocentas vezes e se "esquece" que terá, além das parcelas comendo o ku dele, também o IPVA, seguro, manutenção, depreciação, custo de oportunidade, pneu de 2 em 2 anos, estacionamento e muito, mas muito combustível. Nego vai lá, se fode gostoso, desiste do carro e ainda continua pagando a dívida. É lógico que muita gente NÃO PODE ter carro.
Tenha consciência do tipo de vida que você quer levar. Se pode ter carro, se PRECISA ter carro. Se pode casar agora, se PRECISA casar agora, etc. Lembre também que imóvel, de 2006 pra cá, virou putaria explicita em plena luz do dia: mercado não deixa mentir. Depois você pensa em rendimentos (que, no fundo, no fundo, serão mínimos - não existe milagre).
yon escreveu:Spoiler :Pois é cachorron...
Meu tio saiu com 30 e tantos anos, e é um dos que tem mais grana aqui em casa. E saiu porque casou. Sempre disse..
"Trabalho o dia todo, só paro em casa pra dormir, pq diabos vou ficar pagando pra morar sozinho?"
Casa é um passivo e dos grandes... Manutenção de um apto qualquer é caro!
Se eu fosse fazer algo do tipo, juntaria a grana, ia investindo uma parte em investimentos mais seguros, outra parte em algo mais ousado...
Talvez até compraria um apto, mas deixaria alugando...
Dinheiro gera dinheiro, ao invés de gastar a grana toda com algo que só vai te dar despesa, vc faz grana com essa grana e quando ver que achou a mulher da tua vida, pega, casa e vai morar com ela
Acho que a menos que vc tenha problemas sérios dentro de casa, isso é uma puta furada. Ao invés de ganhar dinheiro, vc vai arrumar algo pra minar a grana que receber...
Galdius escreveu:Tem um site que te ajuda a investir em fundos de investimento, você pode ter um retorno maior com seu dinheiro neles e se não me engano dá para começar a investir a partir de R$5.000,00. Dá para investir nos fundos tops (Pátria, Gávea, etc) com essa quantia. O site chama Órama, o link é https://www.orama.com.br/ .
Gustavo Ciconello escreveu:Morar fora é algo que as pessoas levam como conquistar a independência, o pessoal acha que porque tem um carro ou uma casa já são seres humanos por completos e podem assumir qualquer bronca mas não é bem assim, já vi tiozinho mudando da casa dos pais mas não aguentou o tranco de pagar as contas, manutenção e impostos que são colocados em cima do imóvel ou do carro e teve que voltar com cara de bunda, tudo tem seu tempo, não é vergonha nenhuma morar na casa dos pais o importante é garantir o seus rendimento mensal...
Melhor nick da historia!! escreveu:Por que não procura uma BOA construtora e compra na planta o AP ou entra em um consorcio??? pode ser uma boa (se você souber escolher uma BOA construtora ou fizer o consorcio num grupo confiável).
unclescrooge escreveu:Spoiler :de boas, bem que eu queria ter tido um pai rico só para eu não ter sofrido tanto para ter o que tenho hoje.
pqp uma batalha onde eu sozinho venci um exercito tipo o alemão com apenas um escudo e uma lança.
porém o pai que tenho me ensinou muita coisa sobre a vida que tenho hoje.
a primeira coisa que ele falou quando eu ganhei meu primeiro salario foi:
vc vai investir em que?
eu pensei em gastar logico, ele depois falou que se eu juntar muito dinheiro eu poderia comprar o que eu deseja-se. E tambem eu poderia colocar num banco para render com o passar do tempo ou comprar algo que rende-se algum dinheiro.
metade dos meus salarios iam para a minha conta poupança e a outra metade eu investia em alguma coisa.
tudo que tenho hoje, tudo mesmo foi graças a algumas palavras de meu velho que ao ver o filho com dinheiro na mão fez uma perguntinha antes que o dinheiro virasse vendaval.
só falando.
bruno79 escreveu:Cara, mudar para apartamento é uma forma de aluguel.
Aqui eu pago cerca de 400, 500 reais todo mês a troco de nada.
cachorron escreveu:unclescrooge escreveu:com o ticket alimentação eu comia
se voce disse que coloca 50% na poupança, 50% em investimento (50%+50%=100%, concorda? ),
como faz pra PAGAR AS CONTAS COMUNS (água, luz, telefone... e comida), criatura...