Megaman Soccer - 1994
No final da década de 1980, o mercado de games crescia de forma acelerada. Cada empresa tentava conquistar seu espaço no mundo capitalista dos games. Milhares de jogos foram desenvolvidos com o intuito de transformar pessoas normais em consumistas em potencial. No entanto, com o aumento da concorrência, dois problemas graves surgiram: O árduo trabalho em desenvolver jogos totalmente originais que agradesse ao público e o pouco tempo para fazê-los.
A melhor solução, que é utilizada até hoje, foi a de fazer continuações dos jogos que obtiveram sucesso. Porque, dessa forma, os jogadores já estariam familiarizados com os personagens e com o estilo de jogo daquela determinada franquia. Preferindo assim, a continuação de um jogo conhecido que gostassem, do que escolherem um jogo desconhecido que fosse ruim.
Porém, com o passar do tempo, a ganância dessas empresas aumentou a ponto de acreditarem que QUALQUER jogo teria êxito desde que utilizasse uma de suas "franquias milagrosas".
Com isso apareceram jogos descartáveis que fizeram com que os jogadores pensassem duas vezes antes de comprarem um jogo apenas pela franquia.
Alguns desses jogos não eram exatamente ruins mas, por terem poucas modificações, ficaram muito parecidos com seus antecessores. Por isso, não valia a pena gastar mais dinheiro com jogos repetidos apenas pela adição de dois
personagens ou por ter a possibilidade de mudar a cor da roupa de cada um deles (vide: Street Fighter 2 e suas trezentas versões).
O título Megaman Soccer foi um dos primeiros jogos da franquia "Mega Man" a entrar nessa onda. A ideia de jogo foi promissora, apesar de não fazer sentido um bando de robôs jogando futebol para salvar o mundo...
Digo isso porque o jogo trouxe vários elementos presentes na franquia, como: A tela de seleção de chefes, a de passwords, a presença de cerca de vinte chefes dos jogos anteriores, e também algumas músicas que foram retiraradas do Megaman 5. Mas as vantagens não param por aí.
Agora imaginem um jogo de futebol SEM FALTAS, onde empurrões e carrinhos são permitidos. Pois é, Megaman Soccer é um desses jogos. Outro ponto positivo é que cada personagem possui um chute poderoso próprio que, apesar de existir um limite de uso, costuma destruir um adversário ou até mesmo um aliado que ficar na frente da bola.
Existe, ainda, um modo "história" em que você joga apenas com Megamans no time, mas, ao derrotar um outro time, terá um robô de lá na reserva do seu próprio time. E, assim como os jogos antecessores dessa franquia, após derrotar todos os robôs você enfrentará o Dr Wily. Mas não apenas ele e sim um time de Wilys, ou seja, 8 deles (seriam robôs ou clones?).
Apesar dos elogios que fiz, a capcom pecou muito na jogabilidade. Os movimentos são bem travados e fica difícil chutar a bola livremente, porque logo ela será atraída para outra pessoa. A princípio isso parece ajudar nos passes, mas é bem o contrário. Como os passes são quase que automáticos e a recepção da bola é lenta, acontecerá das duas coisas, uma: Ou um aliado seu conseguirá a bola e logo em seguida terá ela roubada pelo adversário, ou a bola será atraída pelo adversário que rapidamente sairá de perto de você.
Agora o chute forte tem um pouco mais de liberdade que o passe, mas é só "um pouco mais". Em muitos casos, os chutes a gol serão inúteis, porque com o movimento travado, e os reflexos rápidos dos goleiros, fica difícil de fazer golear. A não ser que use especiais ou espere um aliado ficar do outro lado da trave, assim poderá fazer o passe pra ele e finalize o gol. Tem o chute alto também, vulgo bicuda, que não ajuda nos cruzamentos e nem pode fazer gol com esse chute. Servindo para mandar a bola pra frente e tentar variar um pouco.
No início comentei que algumas músicas são do Megaman 5. Mas infelizmente são poucas e não são das fases. As músicas das fases não foram retiradas de nenhum jogo e ainda são entediantes e sem inspiração. Nada contra a Capcom criar músicas diferentes, mas se seria melhor e mais fácil para eles, se colocassem as músicas das respectivas fases dos chefes nesse jogo.
A história do jogo, se é que pode chamar aquilo de "história", é ridícula: Dr. Wily resolveu refazer seus robôs para dominar o futebol e depois, LOGICAMENTE, o mundo. Para impedir Wily, Dr. Light modifica Mega Man para que ele possa jogar futebol...
Considerações Finais:
Megaman Soccer possui gráficos razoáveis, chutes especiais e vários chefes antigos que trazem ao jogador as lembraças antigos e ótimos jogos da série. Porém, a péssima jogabilidade, a falta de liberdade nos chutes e as músicas desestimulantes fazem com que o jogo se torne monótono muito rápido.