yon escreveu:Bonatti, o próprio estúdio Ghibli não considera que faça "anime", no sentido ocidental.
Vê Viagem de Chihiro e Meu Vizinho Totoro.
Se não gostar, te mato.
Yon falou tudo. O estúdio Ghibli faz um trabalho diferenciado até dentro do Japão. As animaçõess dele fogem dos estereótipos dos animes e muitas tem influências de quadrinhos europeus. Alguns são bem "japoneses" no sentido cultural, como "A Viagem de Shihiro', que toca muito no xintoísmo.
Bom... vou fazer uma pequena lista, e tentar colocar os vídeos. Se eu esquecer algo, Yon me ajuda.
1- "Lupin III- O Castelo de Cagliostro" ("Rupan Sansei: Kariosutoro no Shiro"), de 1979.
Esse é o meu desenho longa metragem favorito entre todos que assisti, além de ter sido uma das coisas que mais assisti na vida. A sequeência de abertura, com o roubo de um cassino em Mônaco é uma das minhas favoritas até hoje!
Escrevi um, texto sobre esse anime para o blog de um amigo meu: http://www.dotaku.net/2010/07/o-castelo-de-cagliostro-rupan-sansei.html
2- "Nausicaa do Vale do Vento" ("Kaze no Tani no Naushika") de 1984
baseado em um mangá excepcional feito pelo próprio Hayao Miyasaki, é uma das obras onde a influência dos quadrinhos europeus (em especial do Moebius, que era amigo do Miyazaki) mais aparece. A história é ótima, e junta aventura com reflexões sobre a guerra e meio ambiente sem cair na pieguice
3- "Meu amigo Totoro" (ou "Meu Vizinho Totoro", "Tonari no Totoro"), de 1988
Uma história bonita sobre amizade e da visão d emundo das crianças, permeada de folclore japonês e criações mais imaginativas não tão folclóricas (como o impagável Catbus!). Não tem nem uma luta, nem raios nem planetas que explodem.
4- "Laputa, Castelo no Céu" ("Laputa: castle in the Sky", "Tenkū no Shiro Rapyuta") de 1986
Levemente inspirado na obra de Swift, "As viagens de Gulliver", esse filme mostra a busca de dois jovens por um lendário castelo flutuante, Laputa (mesmo nome de uma das terras visitadas por Gulliver) e seus segredos. Em alguns momentos lembra "Nausicaa do Vale do Vento"
5- "A Viagem de Shihiro" ("Spirited Away", "Sen to Chihiro no Kamikakushi") de 2001
a jovem Shihiro está em viagem com os pais quando eles pegam um caminho errado e chegam em um lugar misterioso que aprece um parque de diversões abandonado. Após alguns acontecimentos, a jovem Shihiro se vê envolvida em uma aventura fantástica repleta de elementos do xintoísmo japonês, onde ela deve salvar seus pais e a sí mesma sem nunca esquecer quem realmente ela é. Lançado nos EUA pela Disney, que não fez um trabalho lá muito bom não... recomendo ver a versão japonesa original.
6- "Princesa Mononoke" ("Mononoke-hime") de 1997
Mistura de aventura com questionamentos existencialistas e ambientais. O personagem principal o melancólico, corajoso e bondoso príncipe Ashitaka, último príncipe do povo Emishi, é um dos personagens masculinos mais legais criados pelo Hayao Miyazaki.
7- "Serviço de Entregas da kiki" ("kiki's delivery Service") , de 1989
Em um mundo onde bruxas e magia não só existem quanto são amplamente inseridas na sociedade, uma bruxinha e seu gato preto falante que saem de casa para começar sua jornada de amadurecimento e crescimento. Após se fixar em uma cidade, acabe trabalhando como entregadora, usando sua vassoura mágica, e mudando aos poucos conforme vai tendo contato com os moradores da cidade. lançado nos EUA pela Disney que fez modificações questionáveis, como a nova versão em inglês da música tema