Tipo... a midia custa centavos, se chegar a 5 centavos um pedaço de plastico, é muito.
A MS cobra por quantidade de disco no jogo, como se fosse um "outro jogo", essa noticia saiu ja faz alguns anos, de produtoras reclamando.
Alem que vai la saber as parnafenalhas que uma produtora tem que ter para poder ter seu jogo na live...
Apesar de ser basicamente ser o mesmo produto, não é parâmetro de comparação uma empresa ou alguém que copia discos de maneira ilegal, a qual com certeza não recolhe impostos sobre produto, tem padrão de isonomia, ou mesmo direitos trabalhistas, com certeza um cara desses vai ter um preço incomparavelmente menor que o que além de cumprir tudo que foi mencionado acima investe muitos milhões em maquinário para poder receber esta produção.
Sobre este negócio do cobrar mais por jogo maior, acho que você está falando sobre os royalties da MS para uso da plataforma, e a política muda de um para outro mesmo, pois uns cobram por jogo independente de quesitos, outros conforme o uso dos recursos disponíveis. Pode parecer estranho, mas este sistema de modo geral é mais justo que um custo fixo.
Imagine se o produtor pagasse os mesmos royalties para colocar no ar um jogo emulado de plataforma antiga ou um jogo indie que por exemplo a Activision paga para publicar COD BO 2, duvido que existissem os jogos disponíveis para compra online por 5 ou 10 dólares.
A Sony sim ganha dinheiro com produção de seus discos de PS3, pois ela não terceiriza a produção dos discos e cobra caríssimo por unidade produzida (chega ao absurdo de quase R$ 15,00 por unidade)
Melhor nick da historia!! escreveu:
Você citou a Nintendo e o que você falou realmente é verdade. Mas devemos lembrar que no N64 foi muito mais mérito da Sony as thirds terem virado a casaca pro lado do PSX pela politica ser mais amistosa (e as principais empresas de games na época serem japonesas), o que ajudou muito a Sony que não tinha nenhuma tradição em jogos até ali (enquanto a Nintendo era a dona do pedaço). Mas não tenha duvida que se o PSX fracasse em vendas e o N64 ou o Saturn tivessem disparado em vendas, as produtoras que ignoraram os dois iriam se dedicar bem mais neles... Hoje poderíamos estar com consoles usando cartuchos ou games sendo programados em quadriláteros
Seria muito dificil o N64 tivesse dado certo principalmente pela midia em cartucho, que é infinitamente mais cara de produzir que um pedaço de plastico simples (como ja havia dito neste topico)
E de DVD, um exemplo para mostrar como o gasto é irrisorio... Faz uns 10 anos, pedia para um amigo trazer algum jogo de PS2 piratao do paraguay, cada jogo custava la 50 centavos de dolares. Quer dizer, o lojista do paraguay vendia por 50 centavos, e tinha lucro, vai la saber quanto ele pagou do fornecedor? E quando o fornecedor pagou do importador? E quanto o importador pagou da fabrica ou ate mesmo de outro fornecedor, ate chegar no valor real da fabrica?
Cada pedacinho de plastico (DVD) fabricado em grande escala (poe ai milhoes de discos fabricados diariamente), nao deve custar nem 5 centavos o valor de produçao para o fabricante. Ai estava o lucro das produtoras no PS1.
Mas obvio, passa por "tantas maos" ate chegar a nos, que o preço dispara. Isso ocorre com tudo, ve em materia do campo, quanto que o produtor vende uma vaca, e quanto nos pagamos por apenas 1 kilo de sua carne? Podemos chegar a pagar mais em um pedaço de "carne nobre", do que o valor de uma vaca inteira.
Na minha humilde opinião, o N64 só seria líder de geração se não existissem PSX e SS, pois mesmo existindo só N64 e SS, levando-se em conta o rumo que os publishers tomaram, a migração natural seria para o Saturn, pois apesar de ele ter lá suas dificuldades de programação (as quais muito provavelmente não seriam tantas, pois eles com certeza iriam manter a arquitetura original com menos processadores paralelos) ainda era mais barato lançar um jogo em CD ao invés de cartuchos.
Acredito também que a diferença em base instalada seria bem menor que a consolidada da época, além de que provavelmente um outro competidor tivesse sido lançado (Panasonic M2) o qual seria um interessante competidor provavelmente (para quem não conhece o hardware ou não tenha idéia de como seriam os jogos, é só procurar pelos jogos da Konami para arcade baseados em processadores Power PC como Midnight Run, Road Rage, GTI Club, Battle Tryst e Winding Heat que eram basicamente versões preliminares do hardware do M2 ou as demo técnicas do jogo D2 que acabou no DC) pois a Panasonic dizia que o M2 tinha mais que o dobro do poder gráfico do N64, coisa que nunca foi comprovada, mas que sem dúvida seria muito interessante se tivesse sido lançado.
Indo mais em frente um pouco, talvez a Sega existisse até hoje fazendo consoles para a alegria de muitos.
Isso tudo é pura especulação é claro, mas seria sem dúvida uma alternativa no mínimo curiosa ao que temos hoje.
Outra coisa que eu acredito caso a Sega estivesse no mercado fazendo consoles, depois do DC os próximos consoles deles seriam todos baseados em plataforma X86, pois ela passou a fazer isso comumente nos arcades e seria muito fácil e barato simplesmente migrar os consoles para este lado também.