Lenneth Valkyrie escreveu: "Nordestino" ... Nordeste não é um país. É apenas uma região do Brasil.
Preconceito é foda mesmo e pra piorar começa com as próprias pessoas que nasceram nessa região.
Eu que sou de Recife, fico puta quando vejo pessoas daqui (que não são poucas), mudando o sotaque ou renegando as origens.
Claro que isso tem influência da mídia, afinal a maioria quer ser "cool"
Vc tira esse "auto-preconceito", por exemplo por cidades do nordeste que medem o quanto são grandes ou fodonas pela quantidade de turistas do sudeste/sul que vem visitar o lugar ao invés de medir pela própria cultura, qualidade de vida, a história, como se ela não fosse nada além de um centro de entretenimento e os moradores nem percebem o quanto se desvalorizam enquanto se gabam. Grande parte das cidades fazem isso, inclusive a minha.
Eu sei que turismo gera muito dinheiro, mas a grande parte dele não vai para quem precisa.
E esse preconceito não vai acabar nunca por estar enraizado dentro da cultura brasileira, o negócio é a pessoa saber do seu valor e não se sentir menor nem deixar se abater. Eu sei que sofrer preconceito é foda, dá um ódio muito grande mas o problema maior é quando a pessoa leva isso pra dentro de si e começa sentir que realmente é inferior, que é um merda sem cultura e passa isso para seus filhos.
É assim que o preconceito vence verdadeiramente.
É isso aí.
Eu sou do Rio de Janeiro e na época que fui professor de cidadania em um projeto social eu tive muitos alunos nordestinos e filhos de nordestinos. Algo que nós conversávamos muito era a generalização preconceituosa que se faz com nordestinos aqui no Rio, onde o termo "Paraíba" (ou ainda pela abreviatura "Pará") é usado para se referir a qualquer nordestino, seja de qual estado for. O termo já é errado porque Paraíba é um estado, quem nasceu lá é paraibano, e além disso se está rotulando pessoas de estados diferentes, cada um com características próprias e suas especificidades, como se elas não possuem individualidade.
E o que é pior é que como você falou rola muito isso ser adotado pelos próprios nordestinos (perto do local onde trabalho tem uma borracharia chamada "Borracharia Dois Irmãos Paraíbas") e muitas vezes os jovens que são filhos ou netos de nordestinos também debocham ou riem do sotaque dos jovens recém- chegados do nordeste. É dose.