RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Uma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

power_settings_newInicie sessão para responder
+13
dukemagus
Melhor nick da historia!!
Ruffuswood
Kaneda
Antonio Neto
yon
Guitto
LuizHB
Putz Grila!
VirtualBoy
Ricardo
VRebuli
Lenneth Valkyrie
17 participantes

descriptionUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional] EmptyUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

more_horiz
Vi esta postagem no fórum PDAbr, mas o conteúdo é tão bem centrado e faz tanto sentido que vale a leitura.

E como o conteúdo veio todo da cebeça do cara (e é um bom material), vou deixar antes da matéria a fonte:

http://pdabr.com/topic1009583.html?sid=83873c8be132d2950e7c85c482c77cda

Agora sim a postagem.

Marcb escreveu:
Postei isso em outro forum que participo e vou deixar aqui tbm... a título informativo.


Galera, vejo vários tópicos e posts culpando fulano ou cicrano pelo alto preço do console... alguns ainda falando da Dilma!?! Vou tentar explicar, do ponto de vista empresarial, a composição do preço do console.
Sou formado em comércio exterior e tenho pós-graduação em gestão empresarial, então conheço um pouco de tudo em uma empresa. Vai ser wall of text, mas é interessante e informativo.

Primeiro de tudo, vamos analisar uma composição de preço no Brasil, tomando como base que a Sony BR simplesmente estivesse importando estes consoles da China (local de fabricação).
Como o preço de varejo no EUA é de USD 399 e isso inclui o lucro do varejista e o lucro da Sony, vou tomar como base um valor sem estes lucros de USD 300... ou seja, estou assumindo que USD 100 cobrem ambos os lucros... pode ser menos, pode ser mais... mas o que importa aqui é olhar os cálculos.

Existe uma classificação fiscal, presente no mundo todo, que define em que classe entra cada produto na hora de fazermos uma importação, e essa classe é que vai definir as alíquotas de impostos que vão incidir sobre o produto. Lembrando que os impostos são aplicados no produto + frete. Esta classificação aqui no Brasil se chama NCM, e no EUA, HS code.
Pesquisei um pouco e vi que a classificação fiscal de consoles de video games é a 9504.50.00, que no site da Receita Federal está com a seguinte descrição: Consoles e máquinas de jogos de vídeo, exceto os classificados na subposição.

As alíquotas que incidem sobre esta NCM são:
I.I. (Imposto de importação): 20%
I.P.I. (Imposto de produto industrializado): 50%
PIS: 1,65%
COFINS: 7,60%
E além disso, para importar para SP, temos o ICMS de 25%

Agora vamos fazer a seguinte suposição.
Eu, Sony BR, tenho que importar da China os consoles para traze-los ao Brasil. Obviamente vou trazer um carregamento grande, alguns containers. Como eu não sei a metragem cúbica dos PS4, vou chutar que caibam 1.000 aparelhos em um container de 40 pés. Isso é um container grande.
O valor do aluguel de um container de 40 pés vindo da China gira em torno de USD 1.000, dependendo do agente de cargas.

Agora vamos as contas da importação:
Produto: USD 300 x 1.000 = USD 300.000
Despesas com frete: USD 1.000
Total de produto + frete USD 301.000
Assumindo que eu esteja trazendo isso usando o incoterm FOB, que define que o exportador disponibilize o produto diretamente no porto. Sendo assim não tenho custo extra de transporte.

Dai o produto chega aqui no Brasil... ai a brincadeira começa: USD 301.000
Vamos arredondar o dolar a R$2.20 pra facilitar = R$662.200
I.I 20% = R$132.440
(Aqui o valor utilizado é o valor aduaneiro acrescido do I.I.) I.P.I. 50% = R$397.320
PIS 1,67% = R$11.058
COFINS 7,60% = R$50.327
ICMS 25% = R$165.550
TOTAL dos produtos + impostos = R$1.418.895
Deste valor ainda temos que somar as despesas com despachante aduaneiro, que fica na casa dos R$1000 por processo (importação).

Então o custo para a Sony BR de trazer 1.000 PS4 para cá é aproximadamente R$1.420.000.
Vamos dividir este valor por 1.000 = R$1.420 por console!

Este é o CUSTO do produto somente para traze-lo ao Brasil. A partir dai a Sony BR precisa acrescentar ao valor os custos e despesas dela aqui no Brasil, calcular margem de contribuição e acrescentar lucro.
Pois bem meus amigos. Mesmo que a gente arredondasse para R$1.500 o custo de trazer um console pra cá, ela ainda está somando a isso R$2.500, o que de fato não são feitos de custos e despesas da empresa.

Agora que isso tudo foi explicado, entra outra coisa importante na composição de preço... Marketing.

"Quem define o preço do produto é o mercado". Esta afirmação é correta.... até certo ponto!
Existe uma estratégia em marketing que é de como vc vai inserir o seu produto no mercado. Ele vai ser um produto popular, um produto de elite ou um produto de nicho?
É dificil prever a estratégia que cada empresa vai usar... cada um tem sua própria estratégia de mercado, mas vcs tem vários exemplo por ai de empresas com 2 produtos, um para a massa popular e outro mais elite, como por exemplo sabão em pó Surf e Omo, ambos fabricados pela Unilever, mas um custa o dobro do outro e são voltados a atender diferentes classes sociais.
No caso da Sony, é muito possível que ela tenha colocado este valor por alguns motivos:
1o - Ela não tem oferta suficiente para atender a demanda e eleva o preço para afastar o consumidor.
2o - Ela optou por uma estratégia de precificação por desnatação, ou seja, ela considera que seu produto é de um nicho específico e que com certeza vai vender para aquela parcela da população que ela quer e está satisfeita com isso. É o caso da Apple.

Agora, culpar Sony BR ou Sony EUA ou Sony Mundial pelo preço no Brasil, isso ninguém sabe. Existem empresas que dão liberdades as filiais de gerar lucro da forma que ela bem entender e existem empresas com regras rígidas de mercado e que espalham isso para o mundo todo (se adaptando somente à diferenças culturais, demográficas e geográficas).

Então galera, a única culpada nessa história toda é a SONY. Se é a Sony Brasil ou do exterior, isso não da pra saber, pelo menos por enquanto. Ela é uma empresa e usou a estratégia dela para gerar lucro a seus acionistas, como qualquer outra empresa. Resta saber se vai dar certo!

Fonte: minha cabeça

Desculpem o wall of text, mas é só pra abrir a cabeça do pessoal.
Se quiserem usar esse texto em outro lugares, fiquem a vontade, só peço que não alterem o texto e creditem a este tópico como fonte.

descriptionUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional] EmptyRe: Uma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

more_horiz
Verdade isso dai. E eu também acredito na teoria que dizerm que o ps4 está por esse preço por causa que a sony ainda quer vender o ps3 por aki. Juntando isso a essa teoria fica mais que perfeito

descriptionUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional] EmptyRe: Uma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

more_horiz
2o - Ela optou por uma estratégia de precificação por desnatação, ou seja, ela considera que seu produto é de um nicho específico e que com certeza vai vender para aquela parcela da população que ela quer e está satisfeita com isso. É o caso da Apple.

Exatamente.

Essa teoria de querer vender mais PS3 é balela, o que ela quer é fazer dinheiro nas custas dos trouxas e achou que Brasileiro é otário (até é, mas não nesse nível) e que todo mundo ia jogar a culpa no país e nos imposto sem nem dar uma pesquisadinha pra descobrir se era verdade ou não.

O que tá fodendo é o povo querendo acreditar em papai noel, tem gente (num sei se trolls, istas ou o que quer que seja) que quer acreditar que "dia 24 a Sony vai anunciar o preço real do PS4 e dizer que é era mentira os 4k" ou (a melhor de todas) "são poucas unidades e ano que vem eles baixam pra 2k"... Se os estoques encalharem TALVEZ vejamos "milagrosamente" em 3k o console e ela vai dizer que até os lojistas abriram mão de lucro e estão tendo prejuízo....

O fato é: Esse poderia ser o melhor começo de geração aqui no país de todos os tempos, mas a Sony fez de tudo voltar pras épocas de mercado cinza com preços baseados pura e simplesmente em oferta e procura (como por exemplo ver o 2DS mais caro que o 3DS só por ser lançamento) por pura ganancia ou, e na melhor das hipóteses, incompetência... Era melhor ter adiado em 2 anos o console que fazer isso.

Bom texto o do cara.

descriptionUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional] EmptyRe: Uma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

more_horiz
Quem tem grana vai importar....
Quem nao tem vai esperar.
Sony cedeu o mercado para a microsofr.
E se trata do quarto maior mercado do mundi.
Se ela nao lucra aqui se trata de incompetencia.

descriptionUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional] EmptyRe: Uma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
2o - Ela optou por uma estratégia de precificação por desnatação, ou seja, ela considera que seu produto é de um nicho específico e que com certeza vai vender para aquela parcela da população que ela quer e está satisfeita com isso. É o caso da Apple.
Exatamente.

Essa teoria de querer vender mais PS3 é balela, o que ela quer é fazer dinheiro nas custas dos trouxas e achou que Brasileiro é otário (até é, mas não nesse nível) e que todo mundo ia jogar a culpa no país e nos imposto sem nem dar uma pesquisadinha pra descobrir se era verdade ou não.

O que tá fodendo é o povo querendo acreditar em papai noel, tem gente (num sei se trolls, istas ou o que quer que seja) que quer acreditar que "dia 24 a Sony vai anunciar o preço real do PS4 e dizer que é era mentira os 4k" ou (a melhor de todas) "são poucas unidades e ano que vem eles baixam pra 2k"... Se os estoques encalharem TALVEZ vejamos "milagrosamente" em 3k o console e ela vai dizer que até os lojistas abriram mão de lucro e estão tendo prejuízo....

O fato é: Esse poderia ser o melhor começo de geração aqui no país de todos os tempos, mas a Sony fez de tudo voltar pras épocas de mercado cinza com preços baseados pura e simplesmente em oferta e procura (como por exemplo ver o 2DS mais caro que o 3DS só por ser lançamento) por pura ganancia ou, e na melhor das hipóteses, incompetência... Era melhor ter adiado em 2 anos o console que fazer isso.

Bom texto o do cara.

Concordo com tudo que você disse, mas acho que ela também quer vender mais PS3 sim. Eles não abriram uma fabrica aqui, que é um investimento muitíssimo alto, para vender 1 ano de PS3 como produto principal não. Isso é uma coisa lógica.

descriptionUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional] EmptyRe: Uma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

more_horiz
PS4 no Brasil a 4k (não que eu fosse comprar oficial, o que mais me chateia foi o posicionamento da empresa).

Watch Dogs adiado.

Drive Club adiado.

Não vejo motivos, pra mim, para comprar um ps4.

descriptionUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional] EmptyRe: Uma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

more_horiz
Assassin's Creed IV
Killzone
Knack (Principalmente)

São os 3 jogos de lançamento do PS4 que me chamam a atenção, e só.

descriptionUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional] EmptyRe: Uma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

more_horiz
Não vou comprar nem importado como disse em outros tópicos.

A Sony se mostrou uma empresa super incompetente e desorganizada.
E essa estrátegia dela de ser uma "Apple" dos games não vai funcionar.Perdeu o mercado de bobeira,fico imaginando o que esses representantes da Sony Brasil tem na cabeça.

descriptionUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional] EmptyRe: Uma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

more_horiz
Isso só no BR, VirtalBoy.

E não, não perdeu mercado nenhum.

descriptionUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional] EmptyRe: Uma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

more_horiz
Bonatti escreveu:
Isso só no BR, VirtalBoy.

E não, não perdeu mercado nenhum.

Eu posso estar exagerando,mas eu sempre fui um pé atrás com a Sony.:tudobem: 

E sim,eu sei que só a Sony BR que está fazendo merda,a propósito,acabaram com a marca no BR depois desse anúncio,como pode ter gente tão mula lá dentro.

Como não perdeu mercado?Aqui no Brasil a Sony vai ser engolida pela MS se for realmente o que eu estou pensando.

descriptionUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional] EmptyRe: Uma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

more_horiz
sony no br sempre foi uma merda....só sobrevivi pq os produtos dla realmente são bons.

descriptionUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional] EmptyRe: Uma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

more_horiz
VirtualBoy escreveu:
Bonatti escreveu:
Isso só no BR, VirtalBoy.

E não, não perdeu mercado nenhum.
Eu posso estar exagerando,mas eu sempre fui um pé atrás com a Sony.:tudobem: 

E sim,eu sei que só a Sony BR que está fazendo merda,a propósito,acabaram com a marca no BR depois desse anúncio,como pode ter gente tão mula lá dentro.

Como não perdeu mercado?Aqui no Brasil a Sony vai ser engolida pela MS se for realmente o que eu estou pensando.

Primeira queda de preço e todo mundo esquece as magoas e compra.
E no mercado cinza (que é onde todo mundo compra) vai ter um preço parecido com o do X1.

X1 provavelmente vai vender mais que o PS4 no mundo todo, é o console popular do momento e com mais fanboys... mas não vai engolir da forma que você acha nem fodendo.

descriptionUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional] EmptyRe: Uma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

more_horiz
Putz Grila! escreveu:
sony no br sempre foi uma merda....só sobrevivi pq os produtos dla realmente são bons.

This.

descriptionUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional] EmptyRe: Uma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

more_horiz
Bonatti escreveu:
VirtualBoy escreveu:
Bonatti escreveu:
Isso só no BR, VirtalBoy.

E não, não perdeu mercado nenhum.
Eu posso estar exagerando,mas eu sempre fui um pé atrás com a Sony.:tudobem: 

E sim,eu sei que só a Sony BR que está fazendo merda,a propósito,acabaram com a marca no BR depois desse anúncio,como pode ter gente tão mula lá dentro.

Como não perdeu mercado?Aqui no Brasil a Sony vai ser engolida pela MS se for realmente o que eu estou pensando.
Primeira queda de preço e todo mundo esquece as magoas e compra.
E no mercado cinza (que é onde todo mundo compra) vai ter um preço parecido com o do X1.

X1 provavelmente vai vender mais que o PS4 no mundo todo, é o console popular do momento e com mais fanboys... mas não vai engolir da forma que você acha nem fodendo.

Eu me referia somente no mercado brasileiro,acho que no mundo todo o PS4 vai vender mais.

Algumas lojas brasileiras estão importando o PS4 pra poder vender pelo preço do Xbox One,mas ainda to achando os 2 caros,vou esperar mesmo.

descriptionUma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional] EmptyRe: Uma análise da precificação do PS4 no brasil [+Cálculos REAIS][+Explicação racional]

more_horiz
Bonatti escreveu:
VirtualBoy escreveu:
Bonatti escreveu:
Isso só no BR, VirtalBoy.

E não, não perdeu mercado nenhum.
Eu posso estar exagerando,mas eu sempre fui um pé atrás com a Sony.:tudobem: 

E sim,eu sei que só a Sony BR que está fazendo merda,a propósito,acabaram com a marca no BR depois desse anúncio,como pode ter gente tão mula lá dentro.

Como não perdeu mercado?Aqui no Brasil a Sony vai ser engolida pela MS se for realmente o que eu estou pensando.
Primeira queda de preço e todo mundo esquece as magoas e compra.
E no mercado cinza (que é onde todo mundo compra) vai ter um preço parecido com o do X1.

X1 provavelmente vai vender mais que o PS4 no mundo todo, é o console popular do momento e com mais fanboys... mas não vai engolir da forma que você acha nem fodendo.

Ando concordando muito com o Bonatti ultimamente.

Melhor procurar um médico. :tudobem: 
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder