RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Como montar um console retro?!?

power_settings_newInicie sessão para responder
+4
yon
VRebuli
Henrico D. Santo
Putz Grila!
8 participantes

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyComo montar um console retro?!?

more_horiz
Bom amigoletes...to com isso em mente. E olhando pelo googlenet a placa raspeberry pi b+ parece a melhor pra isso.

O objetivo do tópico é mais pra deixar os tutos aqui, dicas etc etc....pra quem quiser fazer tb e como eu :tudobem: n manja porra nenhuma d nda.

A ideia d ter um console do tamanho da palma da minha mão rodando praticamente do atari~psx é ótima, além d ser customizável ao seu bel prazer (pra quem manja dos paranaues), fácil d carregar e fácil d usar...simples e sem frescuras.

Aparentemente o processo é simples então...boa sorte pra mim  :tudobem: quando for tentar e a todos q tentarem heuheuehue

bjos

Tutorial PT-BR :


Vídeo em inglês :


retropie rodando alguns games :


Última edição por Putz Grila! em Qua 14 Jan 2015, 20:09, editado 3 vez(es)

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyRe: Como montar um console retro?!?

more_horiz
Interessante...

Como montar um console retro?!? The-best-of-the-skeptical-3rd-world-kid-meme

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyRe: Como montar um console retro?!?

more_horiz
To pensando em montar um quando eu voltar pros EUA. A principio não pesquisei muito mas devo seguir esse tutorial aqui:

https://medium.com/brasil/como-montar-um-videogame-retro-com-um-raspberry-pi-e-controles-do-xbox-360-b5b92fa61465

A única parada que me deixa meio desanimado é que eu queria emular PS1 e N64 tbm, então talvez quando eu amadurecer a ideia eu posso acabar escolhendo outro método.

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyRe: Como montar um console retro?!?

more_horiz
Vou aproveitar o tópico pra perguntar se alguém já jogou nos controles USB da retrolink.
Tô afim de pegar um controle de snes e outro de saturn pra jogar no PC...

Como montar um console retro?!? 51IIx4K91tL._SX342_

Como montar um console retro?!? 22_58_pcsspadw2

No AliExpress tá uns 30 reais cada.

Eu tenho um PC parado aqui, que iria pro meu arcade, tava pensando em só configurá-lo e deixar ligado direto na TV, pela S-Vídeo e comprar esses controles pra jogar principalmente snes e mega nele..
Acho que vou acabar aproveitando muito mais do que se fosse fazer o arcade..
Semana que vem quero testar o Puppy Arcade pra ver como fica..
Se não gostar, vou colocar o win xp e configurar o Maximus Arcade ou o Hyperspin mesmo..

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyRe: Como montar um console retro?!?

more_horiz
VRebuli escreveu:
To pensando em montar um quando eu voltar pros EUA. A principio não pesquisei muito mas devo seguir esse tutorial aqui:

https://medium.com/brasil/como-montar-um-videogame-retro-com-um-raspberry-pi-e-controles-do-xbox-360-b5b92fa61465

A única parada que me deixa meio desanimado é que eu queria emular PS1 e N64 tbm, então talvez quando eu amadurecer a ideia eu posso acabar escolhendo outro método.


cara n sei se vc viu o vídeo....mas esse siistema emula psx e o n64 tb...quando vc ve os vídeos gringos dos caras passando as rons...a pasta do n64 e do psx estão....inclusive tem vídeos dos caras jogando jogos do psx e n64. Só n sei se funciona bem ...

Pra mim seria lindo se rodasse até ps2 ...mas quem sabe no futuro...

To pensando em pegar a placa esse mês já :acepted:

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyRe: Como montar um console retro?!?

more_horiz
yon escreveu:
Vou aproveitar o tópico pra perguntar se alguém já jogou nos controles USB da retrolink.
Tô afim de pegar um controle de snes e outro de saturn pra jogar no PC...

Como montar um console retro?!? 51IIx4K91tL._SX342_

Como montar um console retro?!? 22_58_pcsspadw2

No AliExpress tá uns 30 reais cada.

Eu tenho um PC parado aqui, que iria pro meu arcade, tava pensando em só configurá-lo e deixar ligado direto na TV, pela S-Vídeo e comprar esses controles pra jogar principalmente snes e mega nele..
Acho que vou acabar aproveitando muito mais do que se fosse fazer o arcade..
Semana que vem quero testar o Puppy Arcade pra ver como fica..
Se não gostar, vou colocar o win xp e configurar o Maximus Arcade ou o Hyperspin mesmo..


n usei nenhum dles....mas nos vídeos q to olhando....muitos usam esse do snes...então n deve ser uma merda total :tudobem:

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyRe: Como montar um console retro?!?

more_horiz
aew porra...chegou hj...já já vou me aventurar em configurar :tudobem:

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyRe: Como montar um console retro?!?

more_horiz
Putz Grila! escreveu:
aew porra...chegou hj...já já vou me aventurar em configurar :tudobem:


Cadê fotos?

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyRe: Como montar um console retro?!?

more_horiz
esperando os updates... hue

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyRe: Como montar um console retro?!?

more_horiz
calmaaaaaaaaaaaaa to passando as roms. configurar demorou 5 min :tudobem:

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyRe: Como montar um console retro?!?

more_horiz
Putz Grila! escreveu:
VRebuli escreveu:
To pensando em montar um quando eu voltar pros EUA. A principio não pesquisei muito mas devo seguir esse tutorial aqui:

https://medium.com/brasil/como-montar-um-videogame-retro-com-um-raspberry-pi-e-controles-do-xbox-360-b5b92fa61465

A única parada que me deixa meio desanimado é que eu queria emular PS1 e N64 tbm, então talvez quando eu amadurecer a ideia eu posso acabar escolhendo outro método.


cara n sei se vc viu o vídeo....mas esse siistema emula psx e o n64 tb...quando vc ve os vídeos gringos dos caras passando as rons...a pasta do n64 e do psx estão....inclusive tem vídeos dos caras jogando jogos do psx e n64. Só n sei se funciona bem ...

Pra mim seria lindo se rodasse até ps2 ...mas quem sabe no futuro...

To pensando em pegar a placa esse mês já :acepted:


que vídeo, manolo? manda links

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyRe: Como montar um console retro?!?

more_horiz
VRebuli escreveu:
Putz Grila! escreveu:
VRebuli escreveu:
To pensando em montar um quando eu voltar pros EUA. A principio não pesquisei muito mas devo seguir esse tutorial aqui:

https://medium.com/brasil/como-montar-um-videogame-retro-com-um-raspberry-pi-e-controles-do-xbox-360-b5b92fa61465

A única parada que me deixa meio desanimado é que eu queria emular PS1 e N64 tbm, então talvez quando eu amadurecer a ideia eu posso acabar escolhendo outro método.


cara n sei se vc viu o vídeo....mas esse siistema emula psx e o n64 tb...quando vc ve os vídeos gringos dos caras passando as rons...a pasta do n64 e do psx estão....inclusive tem vídeos dos caras jogando jogos do psx e n64. Só n sei se funciona bem ...

Pra mim seria lindo se rodasse até ps2 ...mas quem sabe no futuro...

To pensando em pegar a placa esse mês já :acepted:


que vídeo, manolo? manda links


ta no primeiro post

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyRe: Como montar um console retro?!?

more_horiz
Agora to na dúvida se uso esse ou o banana pi :tudobem:

Valeu, manolo, vou dar uma pesquisada aqui! Depois posta os resultados do seu pra galera ver.

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyRe: Como montar um console retro?!?

more_horiz
E ae Putz, testou a plaqueta maroa?

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyRe: Como montar um console retro?!?

more_horiz
E aew pessoal, perdão pela demora. Porém tive uns atrasos (raios demais ontem a noite e problemas com a porra da NET hj pela manhã) Infelizmente ainda n tenho como dar uma opinião exata sobre cada emulador, mas como já configurei praticamente td poderei dar uma palavrinha.

A placa é muito melhor do q eu esperava e do tamanho de um cartão de crédito. Quando eu vi funcionando eu pensei "Caralho, num é q funciona msmo :tudobem:"

Vamos falar da configuração primeiro.

Vi diversos tutoriais na internet e achei q ia demorar e talz, mas já avisos os amiguinhos....esqueçam boa parte das dificuldades....tirando o wifi q foi a única coisa q configurei pré jogo, o resto vem praticamente pronto na imagem do SD q vc baixa no site do tutorial em pt-br q coloquei no primeiro tópico.
No caso seguindo este tópico eu fui até esta parte:
...O suporte ao controle do Xbox já vem pré-instalado. Se você perceber que o joystick não está funcionando, selecione a opção 320, “Install Xbox contr. 360 driver” e siga as instruções.

Ao final de tudo, escolha a opção 7, “Perform Reboot” e aguarde o RPi reinicializar...

Não instalei controle de xbox 360 pq n tenho...então usei o do ps3 com adaptador bluetooth. Faz a msma coisa do tutorial pra instalar os drives do xbox360, só q ao invés disso escolhi o de ps3.

Dica: Deixei o adaptador bluetooth e o controle ligado ambos nas usbs...pq depois d instalar os drivers ...já vai fazer as configurações td automaticamente.

Feito isso...passei as roms...usando cabo ou wifi...ele já ficou disponível na minha rede doméstica e volto a dizer....n fiz nda....depois de instalar o wifi ele já fez td sozinho quanto a isso.

Passei todas as roms pele rede (demorou pra caralho :tudobem: )

quando entrei pela primeira vez no emulationstation....já reeconheceu o controle do ps3 d primeira e sem frescuras.

Dica: logo q vc entra ele configura alguns botões, n são botões d jogo pelo oq eu entendi....são só pra navegar no sistema.

O sistema é muito amigável, fluído e bonito d se ver...assim q vc coloca um rom do sistema q vc quer...quando vc reinicia-lo o menu do console estará disponível.

Agora os jogos, aaaaaa os jogos....abri alguns do master system, sega genesis, snes, nes....

Master system: Funcionou lindamente....parece o próprio console...n sei se TODAS as roms funcionam bem, mas as q eu testei foram perfeitas.

Sega genesis: Funcionou bem, mas alguns games o som deixou a desejar. Pode ser q alguma configuração melhore, mas como n tive tempo...n posso afirmar isso. Mas é perfeitamente jogável....nda q impeça a diversão.

Nes: Funcionou muito bem tb, mas n tão bem quanto o master system. Apesar de serem consoles da msma geração...por alguma razão as vezes dava um queda de frame...no megaman 3 aconteceu isso algumas vezes, mas o som ta ótimo tb.

Snes: Snes rodou muito bem....nda a reclamar.

Obs sobre todos os emuladores: Caras, ele funciona bem d+ e acredito q tirando o psx, n64 e talvez o mame n terá q fazer nda d+ pra usa-lo. Jogos especiais, sabem aqueles cartuchos q na época vinham com um chip especifico? Star fox por exemplo....ha uma grande chance de ter q mexer na configuração até ficar uma emulação razoável. No Star fox msmo...o som ficou bem ruinzinho...a imagem e controles foram bem, mas o som não.

eu recomendo q quem for fazer..."brinque" bastante com a configuração..desde hardware até software, pois ele é praticamente cru, vc tem q molda-lo ao seu gosto.

Quem n tem paciencia e n gosta d linhas d comando e tb n gosta de linux :tudobem: recomendo pegar apenas se quiser emular até no máximo a geração 16bits...

Hj estou atualizando todo o sistema dle pra depois testar as roms d novo...parece q alguns emuladores foram atualizados e panz... :acepted:

Por hora é isso...logo posto mais observações e fotos.

Bjundaz

descriptionComo montar um console retro?!? EmptyRe: Como montar um console retro?!?

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder