RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?!

power_settings_newInicie sessão para responder
+10
yon
Henrico D. Santo
Galdius
Jail
Antonio Neto
Gordola da Station
Grau Hut
Guitto
Bonatti
Sonymaster
14 participantes

descriptionEmular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?! EmptyEmular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?!

more_horiz
Nesta semana, a Nintendo levou à corte americana dois dos maiores sites que disponibilizam ROMs na internet, versões não-oficiais de jogos feitas para funcionarem em emuladores, acusando violações de direitos autorais.

A companhia japonesa exige a queda dos portais e indenizações que variam entre 150 mil até 2 milhões de dólares. Segundo a Nintendo, enquanto que vários sites do gênero são tocados como hobby, estes dois tratam-se de verdadeiros projetos profissionais, que rendem lucro em cima de suas propriedades.

Levando em conta que ambos os sites pertencem a uma mesma pessoa, e que foram infringidas as propriedades intelectuais de mais de 140 jogos e 40 marcas, tudo isso somado pode custar até 100 milhões de dólares.

Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?! Carpe-28032628641313

Os sites responderam a pressão: um deles omitiu todos os produtos da Nintendo, enquanto que o outro, foi completamente retirado do ar (ao que tudo indica, temporariamente).

Do ponto de vista legal, entende-se que, se uma empresa é dona dos direitos de distribuição de um determinado jogo ou marca, ela pode fazer o que bem entender com eles, inclusive processar sites que disponibilizam estes jogos sem sua autorização.

No entanto, até onde a emulação de jogos antigos é errado ou prejudicial à indústria? Combater desta forma adianta de alguma coisa? E qual seria a saída ideal para todos?

O mercado da nostalgia

Muito do sucesso e prestígio da Nintendo, até hoje, se dá graças à nostalgia, e isso fica bem claro em vários dos movimentos da empresa.

Recentemente, lançaram versões mini do NES e SNES, que funcionam - olha a ironia - através de um tipo de emulação. É um simples e pequeno hardware dedicado e projetado para ser utilizado na TV, como um console, que incluiu pouco mais de 20 jogos pré-instalados. Há rumores até de uma versão miniatura do Nintendo 64 no futuro.

Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?! Carpe-28032630250314

Outra iniciativa conhecida foi o Virtual Console, uma loja dedicada a jogos antigos para o Wii, Wii U e 3DS, com vários clássicos tanto de consoles de mesa quanto portáteis, pertences a Nintendo ou de terceiros. Cada título custava entre 3 a 10 dólares, dependendo do jogo e da plataforma. No total, já foram vendidos mais de 10 milhões de jogos desta maneira.

Ao menos por enquanto, não existem planos de um Virtual Console no Nintendo Switch, mas a empresa já prometeu alguns jogos de NES como parte de sua assinatura online, incluindo até recursos como o multiplayer pela rede, inédito nestes jogos.

A luta da Nintendo por suas marcas é totalmente compreensível, já que as propriedades são dela e impactam diretamente em seus negócios. No entanto, a emulação vai muito além disso.

Tudo depende da finalidade

Quando se trata de questões legais, emuladores estão em uma espécie de “região cinza”. Emulação, por si só, não é errado, mas pode ser utilizada como ferramenta para a pirataria.

Enquanto um emulador não reutilizar códigos de um produto de propriedade privada e for fruto unicamente de engenharia reversa, assume-se uso justo (fair use), lei que proteje o uso não licenciado de trabalho proprietário em circunstâncias específicas.

Vários desenvolvedores e membros ativos na comunidade de emulação argumentam que, acima da pirataria, trata-se da preservação da história dos games como mídia de entretenimento.

O SNES Preservation Project, por exemplo, abriga ROMs e até mesmo imagens escaneadas de caixas e manuais, milhares de jogos lançados para o console, inclusive alguns limitados a regiões específicas ou extremamente raros. Tudo isso sem quaisquer fins lucrativos. Algo semelhante acontece com o The Video Game History Foundation’s, que até mesmo auxiliou a Capcom na produção de Mega Man: Legacy Collection.

Nas palavras de Byuu, desenvolvedor de vários emuladores e personalidade influente na comunidade: “não quero que aconteça com os games o que foi com os filmes, onde a maioria das produções dos primeiros 50 anos acabaram se perdendo no tempo”.

Só que, infelizmente, a pirataria sempre vem junto, querendo ou não. Emuladores podem ser usados tanto para o “bem” quanto para o “mal”, a fim de resgatar jogos perdidos no tempo ou lucrar em cima da pirataria de títulos recém-lançados.

Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?! Carpe-28032628609122

The Legend of Zelda: Breath of the Wild, por exemplo, já funcionava perfeitamente bem em emuladores de PC poucas semanas após o lançamento do game. Não sabemos o quanto isso impactou nas vendas do jogo, até porque, obteve ótimos resultados. Ainda assim, é uma dúvida que fica. O Cemu, emulador utilizado, é mantido através do Patreon, plataforma de financiamento coletivo. São quase 9 mil dólares por mês através de mais de 2 mil apoiadores.

Não é à toa que esse emulador controverso até dentro da comunidade de emulação. Ao contrário de vários outros projetos, que são de código-fonte aberto e foram construídos por uma comunidade colaborativa, sem dinheiro envolvido, ele é fechado e recebe generosas doações.

Impactos

Muitos dizem que a concorrência por parte dos emuladores é desleal, mas há quem questione. Segundo Pierre Bourdon, desenvolvedor do emulador Dolphin, seu software registra cerca de 50 mil usuários diários. Os consoles originais, GameCube e Wii, venderam 20 e 100 milhões, respectivamente. Ou seja: é menos de 1% da audiência dos consoles.

Pelo menos com relação aos jogos antigos, são produtos que, geralmente, nem mais comercializados são. A emulação, inclusive, já ajudou muitos jogos e franquias a se manterem acessíveis e populares, e isso, de certa forma, é bom para os donos das marcas. Qual é a semelhança entre comprar um cartucho usado e baixar uma ROM? Ambos rendem lucro algum para as suas publicadoras.

Qual é a semelhança entre comprar um cartucho usado e baixar uma ROM? Ambos rendem lucro algum para as suas publicadoras.

E por mais que não seja exatamente o tema deste texto, vale mencionar que, no caso da emulação de consoles recentes, convenhamos: é sempre mais barato, prático e funcional recorrer ao hardware e jogos originais. Emulação, quase sempre, não é uma boa alternativa para a pirataria.

A pirataria quase sempre vem antes da emulação, e não o contrário. Para que bons emuladores sejam construídos, é necessário a engenharia reversa dos hardwares e softwares originais, e que, em muitos casos, só é possível após os primeiros “jailbreaks”.

Consenso

A pirataria é como uma hidra: corta-se uma cabeça, surgem outras duas. A história já provou que bater de frente não é a melhor forma de combatê-la, e sim oferecer algo mais vantajoso aos consumidores. No mais, a comunidade séria de emuladores não precisa pagar pelos erros dos mal intencionados.

Pessoalmente, acredito que a melhor saída para a Nintendo, assim como para várias outras empresas que “monetizam a nostalgia”, é oferecer boas alternativas de jogos retrô, que entreguem valor aos consumidores e, com isso, desmotivem o uso de ROMs ilegais.

Serviços como a Steam, com bons preços e promoções arrasadoras, ou até mesmo o Xbox Game Pass, que oferece um catálogo extenso de jogos por apenas 30 reais ao mês, já provaram que, se há uma alternativa melhor que a pirataria, ela deixa de ser tão recorrida.

Assistir filmes e séries pelo Netflix é muito mais prático e seguro do que baixá-los pela internet afora. O mesmo vale para o Spotify e a indústria da música. Não é à toa que, cada vez menos, procuram-se alternativas ilegais.

Imagine um serviço com inúmeros jogos de todos os consoles antigos da Nintendo, que permite jogar em qualquer lugar, Switch, smartphones ou PCs, por um baixo valor mensal? Talvez até com modos online, conquistas e coisas do tipo.

Ou talvez uma loja nos moldes do Virtual Console, mas disponibilizada em diferentes plataformas, não apenas as da Nintendo, com preços justos e um catálogo tal qual o dos grandes sites de ROMs?

Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?! Carpe-28032629859123

A iniciativa SEGA Forever é um ótimo exemplo disso. Trata-se de um serviço para smartphones que oferece um crescente catálogo de jogos clássicos da SEGA, do Master System até o Dreamcast, com opções de jogar gratuitamente, com propagandas, ou pagar alguns dólares para se livrar dos anúncios e ter acesso a recursos exclusivos, como saves na nuvem.

É algo que tem funcionado até mesmo como métrica de quais propriedades intelectuais possuem mais popularidade e apelo comercial, podendo receber mais investimentos no futuro.

Assim, os usuários possuem uma ótima alternativa para jogar seus games antigos, de maneira oficial e lícita, que rende lucro aos donos das marcas, e sem a necessidade de travar uma batalha perdida contra a pirataria. Fica a dica, Nintendo.

Fonte: Voxel

descriptionEmular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?! EmptyRe: Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?!

more_horiz
Na minha opinião, emular coisas antigas, fora de catalogo e tal, é completamente aceitável e até necessário. Sem isso muita coisa teria se perdido pra sempre. A industria de Games faz um péssimo trabalho de preservação histórica.

Agora, emular algo atual, como a galera emulando o Zelda no Wii U assim que saiu, é o mesmo que pirataria, que é sim errado. Quer fazer, faz... eu pirateio muita coisa (embora jogos eu não faço a anos), todo mundo pirateia algo, mas isso não torna certo. Se quiser fazer, faz sem hipocrisia e é com vc.

descriptionEmular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?! EmptyRe: Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?!

more_horiz
Bonatti escreveu:
Na minha opinião, emular coisas antigas, fora de catalogo e tal, é completamente aceitável e até necessário. Sem isso muita coisa teria se perdido pra sempre. A industria de Games faz um péssimo trabalho de preservação histórica.

Agora, emular algo atual, como a galera emulando o Zelda no Wii U assim que saiu, é o mesmo que pirataria, que é sim errado. Quer fazer, faz... eu pirateio muita coisa (embora jogos eu não faço a anos), todo mundo pirateia algo, mas isso não torna certo. Se quiser fazer, faz sem hipocrisia e é com vc.

Concordo 100%

more_horiz
Guitto escreveu:
Bonatti escreveu:

Concordo 100%

Idem.

more_horiz
Bonatti escreveu:

Eu não considero pirataria:
1) O que está fora de catálogo (como vc falou).
2) Aquilo que até está em catálogo mas eu já comprei mais de uma vez. Ex: mario 64, que já tive o original, já tive virtual console e agora chega neh, emulo sem dó nem piedade.

more_horiz
bonas lacrou

more_horiz
Concordo com o Bonas.

Emular só coisas fora de catálogo. "Emular" jogo atual é pirataria mesmo.

more_horiz
Eu não vejo o mal de emular jogos antigos, mesmo que eles estejam disponíveis em plataformas atuais.
Os emuladores permitem ao jogador ter funções que não são possíveis em um console, quer ele jogue na época em que o jogo saiu no console original ou atualmente em qualquer outro console.
Essas funcionalidades muitas vezes permitem que os jogadores se divirtam mais com um jogo. Por exemplo, com emuladores, Battletoads é um jogo que pode ser terminado com muito mais facilidade usando cheats e ele deixa de ser um jogo frustrante para a maioria das pessoas. Claro que há quem irá falar que isso tira o charme do jogo, mas o bom da emulação é que ela permite que cada um jogue da maneira que acha melhor, seja usando cheats ou emulando da mesma maneira de um console antigo.

O que eu sou contra é a pirataria de cartuchos antigos que andam inundando o mercado. Podem falar que isso permite que mais pessoas apreciem os jogos, mas para isso temos os emuladores e consoles com bibliotecas virtuais, sejam eles aprovados pelas empresas ou não. Falar que está na busca da experiência de jogar no console original com cartucho falso não faz sentido na minha opinião. Atualmente até controles semelhantes nós temos para poder usar em computadores, por exemplo. Para quem quer a experiência original, o certo é ter também o cartucho original. Mas, é uma pena que as pessoas não pensem assim. Agora nós temos um mercado cheio de jogos falsos sendo vendidos normalmente e dificultando a vida das pessoas que querem comprar jogos originais. Isso sem falar nessa mania de relabel, mas isso é um outro assunto.

Gordola da Station escreveu:
Bonatti escreveu:

2) Aquilo que até está em catálogo mas eu já comprei mais de uma vez. Ex: mario 64, que já tive o original, já tive virtual console e agora chega neh, emulo sem dó nem piedade.

Contanto que você tenha a versão física, emular é permitido (nos EUA, pelo menos). Você teoricamente pode baixar o emulador de PS2, baixar a ISO de um jogo (ou dumpar a ISO do jogo) e jogá-lo no pc, contanto que você tenha a versão física comprado corretamente.

more_horiz
Antonio Neto escreveu:
bonas lacrou

que berro

more_horiz
Gordola da Station escreveu:
Bonatti escreveu:

A sim, concordo. Na real, ta meio q na "politica" da parada.... se vc tem o produto original, a emulação não é crime. Você já pagou pelo jogo e só ta querendo jogar ele em outra plataforma e tal.

more_horiz
Caralho, todo mundo concordou comigo.
Acho que é isso gente, vou sair do fórum, que daqui é só ladeira a baixo. Rindo

more_horiz
Galdius escreveu:

O que eu sou contra é a pirataria de cartuchos antigos que andam inundando o mercado. Podem falar que isso permite que mais pessoas apreciem os jogos, mas para isso temos os emuladores e consoles com bibliotecas virtuais, sejam eles aprovados pelas empresas ou não. Falar que está na busca da experiência de jogar no console original com cartucho falso não faz sentido na minha opinião. Atualmente até controles semelhantes nós temos para poder usar em computadores, por exemplo. Para quem quer a experiência original, o certo é ter também o cartucho original. Mas, é uma pena que as pessoas não pensem assim. Agora nós temos um mercado cheio de jogos falsos sendo vendidos normalmente e dificultando a vida das pessoas que querem comprar jogos originais. Isso sem falar nessa mania de relabel, mas isso é um outro assunto.

Então, se vendem o produto pirata como original, concordo 100% com vc. Agora, se deixam claro q é falsificado, acho comum, isso existe muito antes da galera começar a colecionar jogo velho (pq não era velho na epoca, hahaha).

O foda é que essa moda de todo mundo começar a colecionar e aceitar pagar qualquer preço nos produtos tb fodeu tudo. Transformou isso numa parada de elite mais doq precisava, os preços hj estão piores doq nunca, oq ajuda a pirataria a ter mais força, já que sempre vai ter gente querendo jogar o Snes dela.
Acho pirataria uma merda, não me entenda mal, mas acho q todos os colecionadores que começaram a achar ok pagar 500 dólares em um jogo e ajudaram a inflar o preço deveriam entender que fizeram parte do problema.

more_horiz
Bonatti escreveu:
Galdius escreveu:

Então, se vendem o produto pirata como original, concordo 100% com vc. Agora, se deixam claro q é falsificado, acho comum, isso existe muito antes da galera começar a colecionar jogo velho (pq não era velho na epoca, hahaha).

O foda é que essa moda de todo mundo começar a colecionar e aceitar pagar qualquer preço nos produtos tb fodeu tudo. Transformou isso numa parada de elite mais doq precisava, os preços hj estão piores doq nunca, oq ajuda a pirataria a ter mais força, já que sempre vai ter gente querendo jogar o Snes dela.
Acho pirataria uma merda, não me entenda mal, mas acho q todos os colecionadores que começaram a achar ok pagar 500 dólares em um jogo e ajudaram a inflar o preço deveriam entender que fizeram parte do problema.

Acho que aí entra a visão de colecionar e ter uns jogos que curta pra jogar, simplesmente. Essa ondinha até já passou, mas ainda tem muita gente que quer colecionar pq vê no youtube, mas não tem critério, grana e etc..
Galdius vê valor no aspecto coleção da coisa e tal.. Mas não vejo problema algum o cara querer algo que relembre a infância dele, compre um NES, mas não quer gastar muito e pega uma fitinha 150in1 que resolva o problema dele e pronto.
Tá sentindo a mesma sensação da infância, tá feliz, tá jogando, tá perfeito.
E pode parecer besta, mas pra maioria das pessoas pegar rom na internet, por pra rodar num emulador, configurar é algo super complexo!

more_horiz
yon escreveu:
Bonatti escreveu:
Galdius escreveu:

Acho que aí entra a visão de colecionar e ter uns jogos que curta pra jogar, simplesmente. Essa ondinha até já passou, mas ainda tem muita gente que quer colecionar pq vê no youtube, mas não tem critério, grana e etc..
Galdius vê valor no aspecto coleção da coisa e tal.. Mas não vejo problema algum o cara querer algo que relembre a infância dele, compre um NES, mas não quer gastar muito e pega uma fitinha 150in1 que resolva o problema dele e pronto.
E pode parecer besta, mas pra maioria das pessoas pegar rom na internet, por pra rodar num emulador, configurar é algo super complexo!

Eu não vejo problema a pessoa comprar um multicart ou um everdrive da vida, acho que é uma maneira de se aproveitar o console para quem busca mais esse lado de jogar do que de colecionar. O que eu não gosto é de coisas como da foto abaixo, a diferença para a versão original é muito pequena e pode enganar facilmente as pessoas, ainda mais quando é de um jogo que não é caro.

Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?! Diddy-kong-racing-n64-video-game-ntsc-repro-new

more_horiz
Galdius escreveu:
yon escreveu:
Bonatti escreveu:
Galdius escreveu:

Eu não vejo problema a pessoa comprar um multicart ou um everdrive da vida, acho que é uma maneira de se aproveitar o console para quem busca mais esse lado de jogar do que de colecionar. O que eu não gosto é de coisas como da foto abaixo, a diferença para a versão original é muito pequena e pode enganar facilmente as pessoas, ainda mais quando é de um jogo que não é caro.

Emular é errado ou uma forma de preservação dos jogos?! Diddy-kong-racing-n64-video-game-ntsc-repro-new

Isso acho zoado mesmo, quando o piratinha vira uma "replica do original" e muita gente mal intencionada vende como original. Ai vc ta enganando as pessoas.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder