Bonatti escreveu: Gordola da Station escreveu: dukemagus escreveu: Rom não some, mas emular ainda não é 100% a mesma coisa. Games antigos foram feitos para telas analógicas, por exemplo. Coisas como os sons que cada chip produzia ou até algumas limitações e como os desenvolvedores se viravam com elas vão se perdendo.
Nunca a experiência emulando vai ser a mesma tecnicamente, isso é fato. MAS também temos que considerar que nossa sensibilidade mudou, e que os jogos antigos são extremamente difíceis e irritantes para a maioria das pessoas de hoje. Então os emuladores perdem um pouco tecnicamente na experiência, mas nos permitem, com o
save state, por exemplo, tornar estes jogos mais palatáveis (ou até mesmo jogáveis). Acho que a perda técnica é compensada por essas facilidades.
Mas ninguem ta falando q emulador tem que morrer ou q X é melhor que Y. Estamos falando de preservação histórica mesmo.
Emulação ajuda com isso, mas ainda não é 100% o mesmo.... coisas já se perderam.
Mas a galera dos games tem que fazer algo pra não acontecer oq rolou com o cinema, onde se estipa que de 80 a 90% dos filmes mudos já se perderam para sempre (é coisa PRA CARALHO, pqp...).
Se preparem para a chuva, eu e bonatti concordando.
Mas enfim, uma das coisas que eu mais leio com relação a falha na fidelidade é emulação de som. Parece que até o começo dos anos 80, geração de som não era algo uniforme e cada chip processador de som poderia interpretar um instrumento de forma levemente diferente. Galera que mexe com mixagem de som até hoje procura sintetizadores antigos para ver como ficam alguns sons.
E tem aquele povo teimoso que diz que som de disco de vinil é "mais fiel" que digital. Não é, mas tem todo um feeling diferente que um som super limpo não pega e perda de informação por compressão não traz a mesma sensação.
Para vídeo meio que não tem solução: TV de tubo velha tinha ao mesmo tempo scanlines (tipo as do filtro do emulador) e pode ser a memória afetiva falando, mas as cores "vazavam" um pouco de onde deveria ser a posição do pixel e dava um aspecto levemente borrado
De quebra, TV crt sempre sai cagada em filmagem, e a captura é obviamente digital, então se colocar as duas telas lado a lado ou filmar uma TV velha, não chega nem perto da experiência de ver uma ao vivo.
tudo coisas pequenas, mas tudo fazia parte da experiência. Games não eram produzidos pensando em uma imagem 100% limpa e digital. Para quem quer estudar a época, ter uma experiênca autêntica ou "é retrô", isso vai fazer falta.
De uns tempos para cá começaram a ressurgir toca-discos. A aparelhagem interna é diferente, claro (tocam USB, CD, cartão de memória, bluetooth, etc.) mas é um movimento interessante. Quem sabe sai uma TV de tubo "moderna" para a galera fã de VHS e videogame antigo?