RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Qual a religião / crença de vocês?

power_settings_newInicie sessão para responder
+14
Jhony
Ritinha Ratinha
DJANGO
Fúria
Henrico D. Santo
Lbert
Leinad
Dopefish
unclescrooge
Imperfect
Alohawell Ltda
Tiago
Sandra Rosa Madalena
Gabriela Martinelly
18 participantes

descriptionQual a religião / crença de vocês? - Página 17 EmptyRe: Qual a religião / crença de vocês?

more_horiz
Dopefish escreveu:
bom texto putz


se quiser ver o blog, mp me.

descriptionQual a religião / crença de vocês? - Página 17 EmptyRe: Qual a religião / crença de vocês?

more_horiz
Putz Grila! escreveu:
Amigos....vou postar uma fla (longa, é verdade).....leiam...e se alguém se interessar eu passo o blog da pessoa.

Espiritualidade e Religião

Espiritualidade é a experiência humana do sagrado, transcendente, divino. Religião é a maneira como o ser humano organiza e vivencia sua experiência de transcendência. Espiritualidade é uma experiência humana universal. Religião é uma experiência humana condicionada a dogmas, ritos, códigos morais e grupos de pessoas que acreditam nas mesmas coisas e celebram sua espiritualidade da mesma maneira. As religiões mais conhecidas no mundo são Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo e Budismo. A espiritualidade é o que os seres humanos têm em comum. Por exemplo, tanto o Dalai Lama quanto o Papa Bento XVI embora adotem religiões diferentes, um é budista, o outro é cristão, têm em comum a espiritualidade.

Em termos simples, assim como o ser humano tem corporeidade (relação com o corpo) e racionalidade (relação com a mente), também tem espiritualidade (relação com as realidades espirituais). Religião é maneira como cada ser humano desenvolve e pratica sua espiritualidade. Espiritualidade tem a ver com os atributos do espírito humano: razão, emoção, volição, consciência e auto-consciência. Religião está relacionada ao mundo dos espíritos, supra humanos ou sobrenaturais. Espiritualidade é aquilo referente às virtudes do espírito: amor, compaixão, solidariedade, generosidade, perdão e justiça. Religião trata mais das regulações morais, objetivas: pode, não pode, em detrimento das virtudes subjetivas.

Dentro de cada religião existe um número variado de maneiras de vivenciar a espiritualidade. Por exemplo, no Cristianismo a espiritualidade pode ser vivida de uma forma Católica Romana e outra Protestante, e mesmo dentro do catolicismo e do protestantismo, existem ramificações variadas: uma coisa é a Canção Nova, outra as Ciomunidades Eclesiais de Base, um é o catolicismo carismático, outro o catolicismo da teologia da libertação. No protestantismo também, um é o cristianismo de Santo Agostinho, Tomás de Aquino e dos célebres reformadores Martinho Lutero e João Calvino, outro o cristianismo do pentecostalismo e do neo-pentecostalismo.

Observe também a variedade do judaísmo. Há o judaísmo ortodoxo rabínico, com seu foco na tradição da Torah, do Tanakh e do Talmud, e o judaísmo hassídico, com sua ênfase na mística, além da versão cabalista e das diferenciações resultantes da territorialidade: os sefardistas, da Península Ibérica, e os asquenazes, da Europa Central e Oriental. O mesmo acontece com o Islamismo, com seus ramos sunita, hegemônico e mais tradicional, os xiitas, a minoria radical considerada dissidente, e a versão mística do sufismo, que alguns muçulmanos nem mesmo consideram identificada como Islã.

O budismo possui também sua variedade, considerando aspectos doutrinais e populares e suas principais versões: indiana e tibetana. Embora seja considerada uma filosofia não teísta, que o teólogo alemão Karl Barth considerava “uma religião sem Deus”, o chamado budismo popular possui características mágicas de culto a divindades diversas. Assim como o Hinduísmo, que não tem um sistema unificado de crenças codificado numa declaração de fé ou um credo, e engloba a pluralidade de fenômenos religiosos relacionados às tradições vêdicas. O Hinduísmo costuma ser definido com mais frequência como uma tradição religiosa, a mais antiga e a mais diversa das religiões mundiais.

As generalizações religiosas servem como categorias sociológicas e ajudam a compreender as diferentes tradições, mas dizem muito pouco a respeito da espiritualidade de seus praticantes. Categorias religiosas não são suficientes para conter a grande diversidade das relações humanas com o sagrado e o divino. Dizer qual é a sua religião sugere alguma coisa, mas não diz muito a respeito de sua espiritualidade. É mais fácil encontrar uma pessoa religiosa, do que um espírito livre e capaz de amar.


Perfeito... oq penso é que alcançar espiritualidade é o nosso maior objetivo, mas é a religião q te guia no caminho até alcançar esse objetivo, sendo tb importante.

descriptionQual a religião / crença de vocês? - Página 17 EmptyRe: Qual a religião / crença de vocês?

more_horiz
@jhony

O problema maior é quando a pessoa ou grupo d pessoas poe as regras religiosas, liturgias como algo mais importante.

Ai eu pergunta pra essas pessoas:

"Oq é masi importante pra vc?.....a vida ou a regra/lei/liturgia?"

Oq Jesus disse a essas pessoas foi:

MT.23.13 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!

Pessoas assim, colocam as regras na frente d td...ai além dlas msmas n conseguirem ter uma comunhão plena com Deus pq oq mais importa a elas é as ditas regras, tb n deixam as outras pessoas terem....pq atam o julgo/peso das regras sob as pessoas.

descriptionQual a religião / crença de vocês? - Página 17 EmptyRe: Qual a religião / crença de vocês?

more_horiz
Imperfect escreveu:
Suspect

por isso que nao me ligo a religião nenhuma, tomo minhas proprias decisões e pronto, e lido com as consequencias delas..., sendo boas ou ruins..., afinal de contas, acho que é isso que conta, se eu errar ou acertar, nao vou estar "prestando contas" a algum superior, a vida é minha, dela, faço o que acho correto e ponto final....

Imperfect

Tem um erro muito grande aqui, você vai prestar contas de tudo que você fez, seja bom ou mal. Por isso que mesmo sem religião, você tem uma das funções do Espirito Santo parcialmente funcionando, chamada Consciência. Além de que sua vida pertence a Deus, se fosse mesmo tua, você poderia viver eternamente. Mas é Deus quem vai tirar sua vida.

Alguém citou o texto sobre o fardo de Jesus ser leve, é justamente por isso, Jesus veio ao mundo para perdoar nossos pecados, continuaremos tendo memórias de nossos atos ruins, mas sabemos que eles foram perdoados, muita gente vive doente fisicamente e mentalmente hoje em dia por estar cheia de pecados, magoas e não saber como agir, ainda que não saiba/obedeça a lei de Deus, ela continua com as mesmas consequências.

E sobre a igreja não levar ninguém a crescer é um grande erro, nós crescemos nos relacionamentos com as pessoas, tanto que onde mais há brigas é no ambiente familiar, pois lá que mantemos mais contato com as pessoas.

Se alguém realmente prefere se isolar do mundo para crescer, quando for ao mundo mesmo não vai saber como agir com o mundo, isso vale tanto para os monges medievais, quando aos budistas.

E sobre buscar o potencial humano, bom isso leva ao crescimento excessivo do EGO, de se sentir capaz de fazer tudo, criando arrogancia e pisando em cima das pessoas.

Última edição por Robercletzon em Ter 19 Jul 2011, 11:33, editado 1 vez(es)

descriptionQual a religião / crença de vocês? - Página 17 EmptyRe: Qual a religião / crença de vocês?

more_horiz
Putz Grila! escreveu:
@jhony

O problema maior é quando a pessoa ou grupo d pessoas poe as regras religiosas, liturgias como algo mais importante.

Ai eu pergunta pra essas pessoas:

"Oq é masi importante pra vc?.....a vida ou a regra/lei/liturgia?"

Oq Jesus disse a essas pessoas foi:

MT.23.13 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!

Pessoas assim, colocam as regras na frente d td...ai além dlas msmas n conseguirem ter uma comunhão plena com Deus pq oq mais importa a elas é as ditas regras, tb n deixam as outras pessoas terem....pq atam o julgo/peso das regras sob as pessoas.


Com certeza eu sigo o Pai/Filho/Espirito Santo... e sei q a vida é o mais importante... e sei tb q muitas regras são usadas pra beneficio próprio... mas, entendo q religião e espiritualidade andam juntas... não creio q a religião é o mais importante mas sim q ela ajuda a conseguir a espiritualidade.... mas é logico na biblia por diversas vezes o povo não tinha nem um templo pra ir e nem lideres pra os guiar e mesmo assim Deus estava com eles...

descriptionQual a religião / crença de vocês? - Página 17 EmptyRe: Qual a religião / crença de vocês?

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder