RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Tudo sobre o SuperUFO Pro 8

power_settings_newInicie sessão para responder
+64
naldin
proteunerd
jairisongs
Ycary2007
Bailey Gatelli
wscosta2005
Guitto
Antonio Neto
thiagosp
laurocastro
sapometal
Necromicon
wesleirocha
LuizSorocaba
Vinícius
kilpp
Elizandro Stefani
SALATIEL DE SOUSA
saga
wady
Bryanbr
Top Games
betinemendes
JJ_Fla12
RidleySM
Sirlon Hayate
JurianSutter
Rodragon
Max payne fox
rebert bs
PetrusDLX
Rajakan
patykin
lucas gamer
fernandogd
kokimoto
llp9
weslleylanturn
Leinad
Pollux
LinkueiBR
chronos00
Henrico D. Santo
mmnestudante
LuizHB
Cah
eniodefarias
Roberto de araujo
burn1004
Adrianocaissa
lucassacul
eder182
Kuro_Neko_666
Nanaki
Flyburu
joetantobr
deivid3g
Kaneda
tbfa
Sir_GrayFox
Melhor nick da historia!!
Alohawell Ltda
yon
Jeff the Animal
68 participantes

descriptionTudo sobre o SuperUFO Pro 8 EmptyTudo sobre o SuperUFO Pro 8

more_horiz
Tudo sobre o SuperUFO Pro 8

Bom galera é o seguinte: Eu tenho um SuperUFO Pro 8 para SNES e estava ajudando o pessoal da playtronics/emumaniacos com a parte de suporte ao produto, vou compilar algumas informações sobre ele aqui, pode ser que não fique muito bem compilado rs, já que vou aproveitar alguns emails de dúvidas que respondi pra um pessoal por aí...

já que o flash cart é novo e não se acha essas informações com tanta facilidade e a maioria foi descoberta por tentativa e erro até mesmo pq muita coisa o proprio manual não especifica ou não o faz de uma maneira clara, então existem coisas que somente testando pra ver... irei editando e colocando mais informaçoes por aqui se achar algo novo.

Espero que seja útil e se alguem precisar podemos usar a thread para um auxilio.

Mais além podemos criar uma thread para o flash cart do nosso querido Mega Drive tbm , já que estou planejando pegar um Mega Everdrive ;-)

Sem mais delongas e papo furado, segue:

O que é o SuperUFO Pro 8:

É um Flash Cart, ou cartucho regravável/emulador de cartuchos, podem ser gravadas as imagens/cópias dos cartuchos (ROM) no cartão SD e carregados diretamente pelo SNES, que usa o flash cart como se fosse o cartucho do jogo. O SuperUFO (nas versões anteriores 6, 7) era usado para fazer o dump dos jogos em disquetes, é esse tipo de dispositivo q é usado para gerar as imagens de backup (roms) dos jogos. Esta versão em cartucho é uma adaptação do antigo SuperUFO, servindo agora como flash cart tbm e lendo/gravando no cartão SD e claro, pode ser usado para fazer cópias/dumps de roms :-)

CARTÃO SD e Arquivos:

A formatação do cartão precisa estar em FAT32 senão nao reconhece o cartão, pelo menos para cartões de 2GB ou mais, que são mais comuns, isso pode estar relacionado a uma limitação da FAT16 mesmo, então se for usar cartão com mais de 1GB use a FAT32 por garantia (eu usaria FAT32 de qq jeito), segue info retirada do site da MS:

"O Windows XP, o Microsoft Windows 2000 e o Microsoft Windows NT 4.0 também dão suporte aos volumes FAT16 de até 4GB de tamanho.
Volumes de FAT16 maiores que 2GB não são acessíveis de computadores executando o Microsoft Windows  Millennium Edition (Me), o Windows 98, o Windows 95 ou o MS-DOS. O limite de tamanho para os volumes FAT16 nestes sistemas operacionais é de 2GB. Em outras palavras, para manter a compatibilidade com o Windows Me,  Windows 98,  Windows 95 ou  MS-DOS, um volume não pode ser maior que 2GB."

O modo usado para formatação foi: FAT32, "Tamanho de alocação padrao", desmarcado "formatação rápida" e
foi colocado o nome SDCARD (nome pequeno) no rótulo do volume.

Uma coisa interessante que é bom notar é q o SuperUFO so mostra na tela o nome do arquivo no formato 8.3, como no DOS, ele le os arquivos normal mas mostra no estilo DOS, entao se o arquivo tiver nome longo ele vai cortar (exemplo "Ultimate Mortal Kombat 3.smc" vai aparecer "Ultima-1.smc", ou algo assim, mas quando esta carregando o jogo aparece o nome normal que está no header da rom... só para efeito de comparação os everdrive da vida suportam nomes longos)

O SuperUFO mostra na tela uma lista de 10 arquivos/pastas por vez, troca-se de tela usando o botão Select.

Os arquivos de ROMs precisam estar descompactados (acho q isso vale para todos os Flash Carts), o formato .ZIP não é lido como em emuladores.

*Testado com os seguintes cartões:
- 2GB SD - funciona ok
- 2GB Micro SD - funciona ok
- 4GB SDHC - funciona ok
- 8GB Micro SDHC - apresenta erro ao tentar carregar a rom

Sobre a porta USB:

Existe uma porta USB no SuperUFO e ele vem com um cabo e software para conexão com o PC, essa opção de
USB não é para ler o cartão e passar arquivos e sim para quem desenvolve jogos ou altera a ROM de jogos de alguma forma, pois o cabo serve para criar um link entre o SuperUFO e o PC e carregar uma rom do PC diretamente na memória do flash cart, facilitando dessa forma o teste das versões da ROM que o programador vai fazendo pois não precisaria retirar o SDCARD, colocar no PC para dai gravar a ROM e colocar de volta no SNES para carrega-la, pode ser provável que a entrada tbm sirva para carregar uma versão nova da firmware... que aliás, por ser um produto de origem chinesa, acredito q não deva acontecer pois esse pessoal não é conhecido por um bom suporte... de qualquer forma...
OBS.: parece não funcionar no win7 64.

Jogos e compatibilidade:

Estima-se que a compatibilidade com os jogos seja de cerca de 90-95% da biblioteca de jogos do SNES, existem alguns jogos que usam um chip especial para rodar (uma espécie de Co-Processador), estes não são suportados, na verdade não existe flash cart no momento que suporte jogos que usam esses chips (SuperFX, DSP, Cx4, etc)... existem 3 flash carts conhecidos para SNES: o SuperUFO pro 8, o Super EVERDRIVE e o SNES POWERPAK ... cada um com suas vantagens e desvantagens)... o Powerpak para SNES consegue rodar os jogos que utilizam DSP-1 e só, mas isso pq ele foi construido com um DSP-1 soldado nele...

Foi desenvolvido por um cara na alemanha(ikari), e está sendo montado por um outro camarada na ucrania (krikzz - criador dos everdrive), um novo flash cart para SNES que conseguirá rodar a maioria dos chips especiais (esse cart é chamado de SD2SNES), mas ele irá custar uma pequena fortuna, isso só a placa sem a carcaça do cartucho e ainda não suporta todos os Chips especiais. É o que falo pra galera, o superUFO é sensacional, com um ótimo custo beneficio, mas se quiser rodar os jogos com chip especial o melhor jeito era pegar o cartucho mesmo, comprava eles e jogava todo o resto dos que não usam esses chips pelo SuperUFO.

O SuperUFO Pro 8 tem uma função que tenta "emprestar" o chip especial de algum outro jogo se vc conectar ele em cima do SuperUFO, no slot dele, mas os únicos que dariam para "emprestar" o chip com sucesso na teoria seriam os que usam o CX4 e o DSP1, porém já vi testes com o CX4 e não funcionou, ainda não testei nem vi com o DSP1.

Sobre Saves e Save State:

Uma função que o SuperUFO tem é a de Save State e Cheats, ambos precisam de um modo especial ativado, o
"Hyper Mode", a maneira mais fácil de ativar ele é carregando o jogo na DRAM dele, ativar o hyper mode e depois iniciar o jogo... pra entender um pouco melhor como a maioria dos flash carts funciona: eles tem um sistema que lê os arquivos de ROMs do SD card e quando vc seleciona o arquivo o que o dispositivo faz é gravar a imagem da ROM na DRAM dele, assim o console lê a DRAM como se fosse realmente a ROM de um cartucho normal, então para ativar mais facilmente o hyper mode o método q uso é de ir no icone do canto superior direito no menu principal (Backup), e selecionar a opção "GAME - SDC to DRAM",daí vc seleciona o jogo normalmente, como faz para jogar direto pelo primeiro icone, e ele vai fazer o flash da imagem da ROM na DRAM, deixando pronto para jogar mas não iniciando o jogo, agora vc volta para o menu principal e vai nas opções ao lado, onde aparece: normal, sound, etc., seleciona a opcao onde esta "NORMAL" e muda ela para "HYPER" (com o botao B), isso vai deixar o Hyper Mode ativado, depois vai no icone superior esquerdo (player) e seleciona a ultima opção "Play DRAM game" para iniciar o jogo que carregou antes... vc vai notar q ao iniciar o jogo ele vai mostrar uma tela dizendo q o hyper mode esta ativo. Se vc for primeiro e ligar o modo Hyper antes de carregar a ROM, e ir la e carregar direto do cartao pelo icone da esquerda, ele na maioria das vezes muda para o modo normal sozinho e inicia o jogo em modo normal, por isso acho melhor carregar ele na DRAM manualmente primeiro, ligar o hyper mode e depois rodar ele.

Quando o Hyper mode estiver ativo as seguintes combinações/atalhos ficam ativas (os botoes são pressionados juntos, entao por exemplo vc aperta "L", segura e com ele pressionado aperta Start <- isso vai criar o save state por exemplo):

1.  “L” & “R” Button + “Select”:
   Push once – Enable Cheat Code function.
   Push Again – Disable Cheat Code function.

2.  “L” + “Select” Button: Push once – Enable SLOW Motion
   Push Again – Disable Slow Motion

3.  “R” + “Select” Button: Push once – Enable SLOW Motion
   Push Again – Disable Slow Motion

4.  “L” + “Start” Button: Save the current Stage + Pause. (vc vai perceber quando funciona q a tela pisca/escurece por um segundo)

5.  “R” + “Start” Button: Resume the Saved Stage + Pause.

Só tem um porém, o Hyper Mode não é compativel com todos os jogos, alguns nem vão rodar com esse modo  ativo e nos que rodam os "save state" podem não funcionar corretamente, por exemplo no ACTRAISER ele  funciona bem se vc carregar o save state ("R" + "Start") depois de começar a parte do jogo onde aparece teu personagem para jogar... se vc carregar o save state logo q der o boot do jogo nas primeiras telas, ele vai carregar mas vai ficar com o grafico de fundo todo zoado.  Outro exemplo, no primeiro Final Fight, se vc salvar o jogo e depois carregar, ao carregar ele ficará sem os sons, vai ficar só a música rolando, mas dá para carregar o save de qq lugar, desde o menu principal... no super mario world funciona bem aparentemente.

Outra coisa é que pelo que percebi ele possui apenas um "slot" para save state, entao acontece o seguinte: se vc estiver jogando um jogo e acionar o save state ele vai sobrepor o antigo e isso vai acontecer se vc trocar de jogo e usar novamente o save state... entao por exemplo se vc tiver jogando Actraiser e salvar o jogo, depois carregar outra ROM e usar o save state denovo vai perder o save state do Actraiser... dá para fazer backup do save state no cartão SD antes de carregar outra ROM. Nos testes que fiz tbm, o save state é perdido após um tempo com o console desligado então é sempre interessante salvar no cartão SD antes de fechar a jogatina do dia indo no icone inferior esquerdo no menu principal.

Eu diria que a opção de save state está em um nível meio "BETA" de desenvolvimento, funciona em alguns jogos e em outros não dá certo então não contem muito com ela... quem sabe eles liberem alguma versão mais nova do sistema para atualizarmos no futuro.

Quanto ao save do jogo mesmo, o SuperUFO deve suportar os saves da maioria dos jogos normalmente, inclusive tem opção para fazer backup deles para o SD card, segundo o fabricante a bateria interna segura os saves por uns bons 5 anos, sei que ele trabalha com 2 baterias internas, uma delas recarregavel que segura o jogo na DRAM por um tempo e que ela precisa de 6 horas de funcionamento para carregar completamente e deve segurar a DRAM por algo em torno de 12horas, talvez essa mesma bateria segure os save state, nao tenho certeza. A outra bateria serve para segurar a SRAM (os saves dos jogos que tem essa opcao por padrão), acontece que ele tem um espaço de SRAM limitado, então consegue segurar apenas os saves de um jogo com segurança, por exemplo se vc carregar outro jogo que utiliza saves e salvar ele irá sobreescrever os dados da SRAM... claro, dá para fazer backup do save do jogo no cartão SD para garantir, então sempre quando sair do jogo vá na opcao de backup (icone da parte superior direita) e selecione SRAM UFO to SDC...(aperte Start depois de selecionar a opcao e ele ira pedir um nome, geralmente usa o nome do jogo que está armazenado automaticamente, depois Start novamente) assim vc salva o conteudo da SRAM no cartao SD, então se ele não aparecer no jogo vc pode utilizar no icone de backup a opcao de "SRAM SDC to UFO" para carregar do cartao para a SRAM do UFO novamente.

Dump de Games:

Uma função muito interessante do SuperUFO é o Dump de games, vc pode pegar aquele cartucho pirata com
uma versão do jogo que ninguém tem ou acha em nenhum lugar, espetar ele no SuperUFO e fazer um Dump dele
para backup para que ele fique eternizado na nuvem, ou nas teias imundas da internet, como preferirem. :-) . A opção é simples e fácil de usar pelo menu de backup (GAME  CART to SDC), será criado um arquivo com extensão .UFO que pode ser aberto tbm pelo Snes9x.

-> uma vantagem boa de qq flash cart para os jogos em geral e principamente RPGs: usar roms traduzidas :-) ... inclusive tem algumas traduzidas para o portugues :-)

*Uma desvantagem do superufo pro 8 é que não tem como voltar no menu dele sem desligar o console, o reset reinicia o jogo.

Lista de Jogos com Chips Especiais:

(achei essa lista quando estava tentando consertar meu cartucho do top gear 3000)

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Super_NES_enhancement_chips

Algumas fotos do flash cart (não sei colocar direto no forum):

Tudo sobre o SuperUFO Pro 8 Pro8full.th

Tudo sobre o SuperUFO Pro 8 P1040476i.th

Tudo sobre o SuperUFO Pro 8 Pro8frontrear.th

Parte interna (para aqueles que assim como eu gostam de ver o hardware/alma dos consoles  awesome ):

Tudo sobre o SuperUFO Pro 8 P1040480t.th

Tudo sobre o SuperUFO Pro 8 P1040481z.th

segue tbm alguns vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=N3RmZ6n-6WI

https://www.youtube.com/watch?v=Xxo07NacJyk

https://www.youtube.com/watch?v=joxn6xnznkw

Novo Firmware V9.2A (obrigado ao eder182 pela info):

eder182 escreveu:
V9.2A
FIX SDCARD-DIR LIST BUG, ADD #ER_SD RETURN
FIX INIT-HYPER REMOVE XT-CODE SETUP BUG(CAUSE CRASH ON SUPER ACTION CODE)
FIX IN-HYPER POWER RESET CRASH
FIX GAME-CHECK CHANGE DRAM CONFIG BUG
OPTIMIZE SDCARD LOAD AND SAVE SPEED
NEW DIRECTORY-LIST PAGE BACKWARD/FORWARD FUNCTION BY “DPAD-L”, “DPAD-R”
NEW X-TERMINATOR SUPER ACTION CODE(CODEXXXX, CODFXXXX) FUNCTION-IMPLEMENTED FOR HIGHTER REAL TIME SAVE COMPATIBILITY
ADD MORE X-TERMINATOR BUILDIN XT-CODE(OVER 660 GAMES NOW)
ADD X-TERMINATOR BUILDIN SUPER ACTION CODE(OVER 200 GAMES)

copy file "FLASHUFO.92A" into the SDCard, then insert the SDCard into the
SUPERUFO. Power up SNES with SUPERUFO, load and run "FLASHUFO.92A" as a
game. Follow the on screen instruction.

http://www.swapmagic3.com/superufopro8/upload_files/V9_2A(4C2B).rar

Jefferson F.

Última edição por Leinad em Seg 27 Out 2014, 09:40, editado 6 vez(es) (Motivo da edição : adicionar link novo firmware)

descriptionTudo sobre o SuperUFO Pro 8 EmptyRe: Tudo sobre o SuperUFO Pro 8

more_horiz
Vou ler depois..
Mas achei ele bem interessante..
Fora o preço, tá 60 dólares na focalprice, bem abaixo que outros..

more_horiz
yon escreveu:
Vou ler depois..
Mas achei ele bem interessante..
Fora o preço, tá 60 dólares na focalprice, bem abaixo que outros..

verdade, a focalprice está com preço pra arrebentar mesmo, bem abaixo do valor de mercado normal, o preço dele geralmente fica em torno de 89,00 dolaros americanos....

more_horiz
Focalprice?

more_horiz
Alohawell escreveu:
Focalprice?

sim

more_horiz
Eu dei uma olhada por cima (depois eu vou ler com calma) e notei isso:

Tudo sobre o SuperUFO Pro 8 P1040481z

Ele usa bateria (se esse baguio verde for mesmo bateria) pra que??? E existe pra outros consoles esse acessório???

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:

Ele usa bateria (se esse baguio verde for mesmo bateria) pra que??? E existe pra outros consoles esse acessório???

sim, isso mesmo, ele tem 2 baterias (comento sobre isso no texto), essa q vc viu na imagem é recarregavel, uma delas é para os saves/SRAM (do outro lado da placa) e essa recarregavel é para a DRAM dele, segundo o fabricante depois de umas 6horas ela estaria carregada e deveria segurar o conteudo da DRAM por umas 12horas sem necessidade de carregar novamente a ROM para a DRAM... confesso que em todas as vezes q usei não chegou perto de 6horas entao não posso confirmar se ele realmente segura a DRAM por esse tempo com ela carregada, mas mesmo com ele ligado por algumas horas não segurou praticamente nada depois de desligado, o unico downside disso é q vc tem q carregar a rom novamente.

sim, existem outros flash carts para os outros consoles tbm, tem pra Atari (Harmony), NES (NES PowerPak), Master System (Master Everdrive), Mega Drive (Everdrive MD e MEGA Everdrive), SNES (SNES Powerpak, SuperUFO pro 8, Super Everdrive e sd2SNES) e Nintendo 64 (Everdrive 64), esses são os mais conhecidos pelo menos, mas o unico destes q faz dump de roms é o superufo pro snes

more_horiz
Jeff the Animal escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:

sim, isso mesmo, ele tem 2 baterias (comento sobre isso no texto), essa q vc viu na imagem é recarregavel, uma delas é para os saves/SRAM (do outro lado da placa) e essa recarregavel é para a DRAM dele, segundo o fabricante depois de umas 6horas ela estaria carregada e deveria segurar o conteudo da DRAM por umas 12horas sem necessidade de carregar novamente a ROM para a DRAM... confesso que em todas as vezes q usei não chegou perto de 6horas entao não posso confirmar se ele realmente segura a DRAM por esse tempo com ela carregada, mas mesmo com ele ligado por algumas horas não segurou praticamente nada depois de desligado, o unico downside disso é q vc tem q carregar a rom novamente.

sim, existem outros flash carts para os outros consoles tbm, tem pra Atari (Harmony), NES (NES PowerPak), Master System (Master Everdrive), Mega Drive (Everdrive MD e MEGA Everdrive), SNES (SNES Powerpak, SuperUFO pro 8, Super Everdrive e sd2SNES) e Nintendo 64 (Everdrive 64), esses são os mais conhecidos pelo menos, mas o unico destes q faz dump de roms é o superufo pro snes

Mas o que eu queria saber era se tinha o flashcard do mesmo fabricante do SuperUFO que além de fazer dump ainda tem um preço mais camarada :tudobem:

more_horiz
Bem, acabei de ler. Na minha opinião leiga e sem conhecimento nenhum, a única coisa que queima é o backup/load do save não ser automático no SD e precisar de bateria para manter o save (Se não me engano, os outros flashcards fazem isso automático só resetando o console), não que seja um defeito horrível e que torne esse flash ruim, mas seria legal darem um jeito de corrigir isso numa update futura (se tiver update futura)....

Mas fora esse detalhe, esse cartucho pelo preço parece ser um excelente custo x beneficio....

more_horiz
é, realmente não tem do mesmo fabricante. O superufo pro 8 é um "remake" do superufo 8 então usa uma aquitetura diferente dos outros flash carts, um pouco mais antiga, por isso o uso das baterias... mas esse esquema de ter que fazer o backup manual realmente é uma parte chata.

ele tem suas vantagens e desvantagens, como você disse, é uma boa opção quanto ao preço (se pegar na focalprice) e por fazer dump dos jogos tbm, mas não tem nem como comparar ele com o Mega Everdrive ou o SD2SNES que usam uma FPGA mais nervosa mesmo com muito mais recursos (mas custam o dobro tbm)

na verdade os flash carts mais "queridos" no momento e considerados mais "top", vamos dizer assim, são os do krikzz mesmo (os everdrive), até mesmo pelo suporte que ele fornece, mas são só aqueles preços mesmo (78,00 dolaros os mais simples (master system, GG e mega drive (everdrive MD), 143,00 dolaros o novo para mega drive e 190,00 dolaros o novo do snes)

sei que os chineses fizeram alguns clones de alguns dos Everdrive, lançaram uns "china version" mas deveriam ser vendidos somente na china mesmo, eles foram autorizados pelo krikzz, ele ate comenta sobre a media de salario na ucrania, russia e china. Eles ficam mais baratos só que não tem suporte e usam uma versão mais antiga da placa e firmware.

Bom, ele poderia lançar uma versão barata para nós aqui na terra da dilma tbm né? ... acho q a media de salario por aqui tbm não é das melhores.

more_horiz
Mas eu acho assim: Esses cartucho são investimento, eles mais do que ser acessíveis no preço eles tem que oferecer algo no mesmo patamar do dinheiro gasto.

O Everdrive do Snes por exemplo, ele custa o triplo do SuperUFO, mas ele é mais completo e tem um suporte que o SuperUFO dificilmente vai ter, acaba que o valor mais alto se paga. Por outro lado, aqueles que querem apenas jogar e não ligam pra essas coisas ficam bem servidos com uma "versão pobre".

Hoje se eu fosse comprar um flashcard pra Snes, pegaria esse SuperUFO mesmo apenas por ser bem camarada o preço. E isso de lançar barato aqui, tem que ver a mão de obra, quanto custaria para produzir aqui já que temos direitos trabalhistas Rindo

Mas agora pensei, num existe como importar esses "china version"???

more_horiz
é verdade, se fossemos fabricar aqui sairia ainda mais caro, rsrs

sim vc tem razão.

sobre comprar direto da china, já vi um sujeito, não lembro mais aonde, que estava comentando de pegar eles da china, na verdade teria q comprar do taobao q é um mercado livre chines, mas para isso parece que precisaria de um agente para fazer a compra, lembro que o cara disse que conhecia um agente e que ele conseguia um preco melhor.

nao sei nao mas acho q se for pegar um "agente" comum é capaz de sair o mesmo valor do oficial

more_horiz
Qual o valor dessas versões chinesas você tem ideia???? Mas tipo, e se pegar numa grande quantidade e tal num consegue preço de atacado???

more_horiz
aqui tem o pessoal falando sobre eles

http://www.retrogamesbrasil.com/t12324-everdrive-alguem-tem

foi aqui mesmo que vi sobre esse esquema de agente e tal :tudobem:

vc deve conhecer melhor esse pessoal ai que estava conversando no topico, talvez se conversar com eles daria pra tentar pegar um pacote sei la.

more_horiz
Jeff the Animal escreveu:
aqui tem o pessoal falando sobre eles

http://www.retrogamesbrasil.com/t12324-everdrive-alguem-tem

foi aqui mesmo que vi sobre esse esquema de agente e tal :tudobem:

vc deve conhecer melhor esse pessoal ai que estava conversando no topico, talvez se conversar com eles daria pra tentar pegar um pacote sei la.

:tudobem:

Vamos esperar o tutorial do mano :tudobem: :tudobem: :tudobem: :tudobem:

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder