Ricardo escreveu: Guitto escreveu: Bonatti escreveu: Não vejo nenhuma necessidade de um jogo rodar mais que 30 fps.... mais q isso é só pra PCista se achar fodão.
Não tem nada ver uma coisa com a outra. A noticia fala sobre desempenho geral. Qualquer um sabe disso que tu falou. Até 60 frames tem alguma diferença(na fluidez) do jogo.
Sério, os jogos rodando em um sistema gratuito onde a pirataria é quase inexistente, e tem SEGURANÇA DE VERDADE, seria muito melhor pra industria de jogos. Ferramentas gratuitas, e tudo fora das maos da M$.
Mas Guitto, vamos fazer uma suposição.
Suponha o Linux como a plataforma dominante no mundo. Tipo, 90% dos pcs rodam linux agora. Sistema livre, tudo bacaninha.
Onde estará essa SEGURANÇA DE VERDADE???? Quer dizer que o Linux é impenetrável, impossível de ter vírus, ou ataques, ou invasões?
Ou seria essa uma ilusão porque um sistema que pouca gente usa não traz interesse para quem busca invadir ou penetrar os sistemas? Afinal, quem busca brechas de segurança para invasões geralmente procura atingir o maior número de sistemas possível.
Linux tem falhas de segurança, SIM, meu amigo, infelizmente. O caso do Unreal (servidor de IRC) é prova disso. Essa ilusão de Linux seguro é muito mais baseada na falta de interesse do que na robustez do sistema em si. É igual aqueles Nissans e Renaults velhos que tem na rua. Ninguém rouba não é porque o carro é difícil de roubar, é porque ninguém quer.
E se seu Linux for invadido, você vai ligar pra quem?
Ambos sistemas tem suas vantagens e desvantagens. Não duvido de forma alguma que um Linux bem configurado pode ser mais rápido e seguro que um sistema Windows, mas isso depende de um esforço onde o sistema operacional deixa de ser um meio para se fazer o que se quer, e passa a ser um fim. Não quero ficar 3 dias instalando e configurando o Linux pra ele rodar 10% mais rápido que uma máquina Windows. São 3 dias de jogo que eu perdi.
Enfim, esse lance de SEGURANÇA DE VERDADE é mais papo de ista do que realidade.
Vamos ponto a ponto:
Segurança? Vou postar aqui um dos testes de grupos Hackers White Hat, na qual, as empresas e seus sistemas envolvidos, ficam sempre de olho, e baseiam as suas atualizações de software:
"A CanSecWest é uma conferência de segurança que ocorre nos EUA. Dentro da conferência, ocorre o evento PWN 2 OWN, no qual hackers tentam invadir notebooks para ganhar prêmios em dinheiro e o computador invadido. Um arquivo em cada computador cuja localização não foi divulgada conteria instruções para reclamar o prêmio.
No PWN 2 OWN desse ano, que começou dia 26 e dura até dia 28(hoje), foram testados os notebooks:
*VAIO VGN-TZ37CN rodando Ubuntu 7.10
*Fujitsu U810 rodando Vista Ultimate SP1
*MacBook Air rodando OSX 10.5.2
com os sistemas atualizados.
No primeiro dia, com o prêmio valendo U$20.000, só se podia invadir os computadores por um cabo cross, com os sistemas em suas configurações padrão. Nenhum computador foi invadido.
No segundo dia, as regras foram afrouxadas, podia-se invadir por páginas na internet e os sistemas foram tornados mais vulneráveis, porém o prêmio cai para U$10.000. Nesse dia, o MacBook Air foi invadido em 2(DOIS) MINUTOS, enquanto os computadores com Ubuntu e Windows Vista permaneceram "ininvadíveis"!
No terceiro dia, as regras ficam ainda mais flexíveis, com o prêmio em U$5.000. Em torno de uma hora o Windows Vista foi invadido por meio de uma falha no Adobe Flash Player. Ao final do dia, o unico sistema que manteve-se intacto e não teve sua segurança comprometida foi o ubuntu."
Fonte com a noticia completa em ingles: http://www.macworld.com/article/1132733/hack.html
-A questão não é se o sistema é mais explorado, ou se ele tem um alvo maior de ataques. O problema é que todos dias são descobertos e anunciados por especialistas de segurança que o Windows tem ROMBOS de segurança que permitem tomar controle do PC inteiro. O que a M$ faz? nada!
http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Microsoft-nao-vai-corrigir-falha-de-spoofing-no-IE_a16709_z0.aspx
-O Linux é um sistema PENSADO, criado e compilado sempre com a segurança em mente. Google usa linux, e grandes corporaçoes como FBI, Pentagono, e diversos sites por ai usam linux.
-Ricardo, eu te respeito muito, mas isso: "E se seu Linux for invadido, você vai ligar pra quem?" Liga pra M$ pra ti ver o que eles dirão. Aposto meu PS3 contigo que a resposta será: "A microsoft nao se responsabiliza pelo uso do cliente no seu sistema." Puta que pariu. O Linux tem suporte de uma comunidade ao redor do mundo inteiro, e se tu usa o ubuntu pode contatar eles e enviar um relatorio de segurança que o proprio sistema cria e informar possiveis bugs e será corrigido. O Sistema tem atualizaçoes diarias, e conta com um sistema de contas e senhas criptografadas que são OBRIGADAS a serem criadas pelo usuario. Só da merda se tu oferecer a senha a programas suspeitos.
Sem contar que, se tu é usuario do ubuntu, a canonical te da suporte. E ah! É gratuito...
-Foram diagnosticados virus no linux tambem. Porem eles aconteceram nas seguintes situaçoes: Onde o usuario tentava rodar um arquivo no wine, e o virus ficou restrito ao ambiente do wine(em que todos que usam sabem: é "emulador"/Tradutor do windows) e não afetou o sistema. Outros casos, eram virus criados pro sistema, porem eles não eram executados por causa do sistema de contas do linux, que requer senha root e outras coisas.
-Servidores apache, redes samba, MYSQL, todos rodam em linux. Alias, há empresas que tem servidores linux rodando a ANOS sem desligar ou reiniciar o sistema. É o caso do Slackware, desenvolvido POR UM CARA SOZINHO e que não houve casos de falhas na segurança.
-Sobre a FALACIA(desculpe, mas é!) de que o sistema nao é invadido por ter uma base de users pequena, isso é, no minimo, RIDICULO. Apple tem uma base de usuarios infinitamente menor e tem virus. E rombos graves de segurança. O problema esta em depender de um numero limitado de funcionarios, caso da M$ e Apple. No linux, se tu for programador, pode resolver o problema e disponibilizar o codigo e a correção na mesma hora. Tem usuarios no mundo todo e raramente demora pra um problema ser solucionado. O Windows 7, bom, ele tem falhas e problemas de kernel desde o windows 95, alias, a M$ só foi adicionando coisas a ele, e NUNCA limpou o nucleo do sistema, que é a parte mais importante de um SO. Por isso ele pede esse hardware absurdo. Por isso ESPECIALISTAS dizem que ele nunca deixou de ser um software beta.
http://www.securityhacker.org/forum/topic/222-windows-7-tem-falha-grave-de-seguranca/
http://techintech.com.br/noticias/22768/falha-grave-recemdescoberta-no-windows-ainda-nao-tem-solucao-e-causa-tela-azul.html
-Linux é mais rapido via live-cd do que o Windows. Baixei e teste tu mesmo: canonical.com
Não precisa configurar ele durante 3 dias. Como postei acima, no teste realizado com especialistas em segurança, o linux, por padrão, nao pode ser invadido e foram feitas tentativas durante 3 dias, valendo dinheiro e o notebook de 'brinde'.
-Ambos tem suas vantagens e desvantagens? Obvio. Mas a partir do momento que o Linux tiver jogos, meu caro, nao verei mais desvantagens no sistema livre. Liberdade meu caro, depender de UMA empresa pra cuidar de um SO é algo impensavel. Ter uma comunidade no mundo inteiro é o verdadeiro espirito do SO, e isso, que as pessoas tem que entender. As pessoas nao tentam aprender algo novo, tem medo do diferente, e se prendem em algo que não é tão necessario(exceto raras ocasioes), utilizam desculpas, e tentam tapar o sol com a peneira.
-Só nao esqueça de um detalhe: Eu posso copiar o linux e passar pra amigos. No EULA do windows e OSX ta escrito em letras garrafais que isso é crime. Legal alguem pagar CARO por um sistema, que não vem completo, exige uma maquina não muito barata pra rodar satisfatoriamente, e ainda nao pode fazer nada com isso.
-Se mesmo com tudo que eu te disse, tu ainda nao esta convencido, bem nao posso fazer nada. Mas a M$ ja está em vias de lançar um SO baseado no linux, e gratuito, com os mesmos principios, e com base em cloud computer, alias, isso é o que mais ta dando problema entre os diretores da empresa, ja que isso é o oposto do que a M$ sempre trabalhou: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/estacaowindows/windows-7/98391/
-E pra finalizar, tudo que tu ta usando no teu querido windows 7, surgiu no linux a ANOS atras, quando o XP era uma novidade. Compiz, emerald, e diversos outros programas ja tinham 4 areas de trabalho com transparencias e efeitos bem antes do windows 7.
Alias, se o linux tem esses defeitos, porque a M$ comprou a novell, e começou a usar o SO do pinguim nas suas redes? http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2006/11/03/idgnoticia.2006-11-03.0183647561/
Estranho, a M$ vende o windows server mas nas suas redes utiliza o suse linux modificado. Será que é por ser mais seguro?
Enfim. É apenas minha opiniao, respeito a tua, mas discordo com veemencia.