A série “Breaking Bad” teve muito o que comemorar no fim de semana. A estreia de sua 5ª e última temporada na TV americana teve audiência recorde. E, pela primeira vez, a produção do canal pago AMC esteve presente num painel exclusivo na Comic-Con.
Estreante no evento, o elenco de “Breaking Bad” foi ironicamente se despedir dos fãs. Atores e criador do programa entraram e saíram aplaudidos de pé. Grande parte da “química” do painel aconteceu graças ao envolvimento dos protagonistas, ambos vencedores do Emmy, Aaron Paul (Jesse Pinkman) e Bryan Cranston (Walter White). Eles entraram no espírito da convenção e foram fantasiados. Como seus próprios personagens. Os dois entraram trajados com o macacão amarelo que utilizam no laboratório de metanfetamina da série. Para não ficar atrás, Dean Norris (Hank) escolheu uma fantasia de guerreira Xena para fazer sua aparição.
Vince Gilligan, que produz, dirige e escreve o programa, resumiu o que os telespectadores podem esperar dos últimos capítulos. “Agora temos um novo rei, esse cara aqui”, disse, apontando para Bryan Cranston. “Essa temporada é sobre vencer e continuar no trono”, completou.
O produtor se refere, claro, ao final explosivo da temporada passada, em que Walter detonou (mesmo) o traficante chileno Gus Fring (Giancarlo Esposito), que controlava o cartel de drogas no sudoeste americano. Diante de sua morte, Walter se vê livre para produzir e distribuir metanfetamina novamente ao lado de Jesse. Mas não sem antes, no primeiro episódio do quinto ano, livrar-se de provas comprometedoras, que estão no laptop de Fring. Infelizmente para os protagonistas, o laptop já está na delegacia de polícia. É aí que a série magnetiza a TV. Literalmente.
O episódio de estreia da temporada dá a dimensão do quão insano Walter está se tornando. “Ele descobre um novo poder: seu ego”, diz Cranston. O ator também comentou o clima do episódio de estreia, que para ele não é violento, mas intelectual e engraçado, repleto de piadas de humor negro. Mas Aaron Paul avisa que o aperitivo é só para descontrair, antes da paulada. O ator definiu a 5ª temporada como “escura e assustadora”.
Percebendo o rumo de Walter na trama, Cranston está cada vez mais convencido de que não deve haver um final feliz para seu personagem. Sua motivação inicial há muito se perdeu. Walt começou na série como um professor de química que contrai câncer e passa a produzir drogas para deixar um dinheiro para sua família. Agora, ele não demonstra escrúpulos para intimidar, matar e dizimar a concorrência, manipulando Jesse a seu bel prazer.
Refletindo sobre a jornada do personagem, Cranston conclui que o único final feliz possível seria a morte. “A morte dele até pode ser um final feliz, em vista da maneira como ele caiu ao longo desses anos”.
Com a ascensão de Walter, novos personagens e situações devem ser apresentados. A ex-sócia de Gus, Lyndia (Laura Fraser) é a primeira novidade confirmada. Segundo Gilligan, ela terá uma grande influência em alguém do elenco original. Além dela, os próximos capítulos irão revelar o grupo alemão que financiava Gus. “Nessa temporada há mais legendas em alemão que em espanhol”, brincou o produtor, comentando que um dos episódios foi gravado na Alemanha – até então, a série tinha sido inteiramente filmada no Novo México.
Dean Norris, o detetive da divisão de narcóticos, que sem saber investiga o próprio cunhado, sabe que a descoberta e o confronto entre os dois será inevitável. “Hank + Walter = épico”, ele somou, para delírio dos fãs.
Mas há outra pessoa que pode interferir nestes planos: Jesse Pinkman. Aaron Paul descreveu Jesse como “apenas um garoto que precisava encontrar o seu caminho, mas Walter White estragou tudo.” Perguntado se Jesse iria descobrir que Walt está por trás de tudo de errado que aconteceu em sua vida, Paul disse: “Se ele descobrir, ele vai sair com armas nas mãos e ir atrás dele, com certeza”, aumentando assim a quantidade de candidatos a um ajuste de contas.
A contagem de amigos/inimigos íntimos de Walt não deixa de fora nem a sua própria esposa. Anna Gunn, intérprete de Skyler White, avisa: “Quando ela perceber que Walt é um traficante de drogas bem mais perigoso do que ela imagina, ela verá que precisa proteger a sua família a todo custo”. E assim surge mais um teaser para o desfecho da trama.
Gilligan, porém, lembrou que há ainda uma outra ameaça que o público está subestimando: o câncer de Walter. “Nós definitivamente não esquecemos o que nos trouxe até aqui na história”, disse o criador da série. “O câncer está atualmente em estado de remissão, mas, como se sabe, câncer tem a ingrata tendência de voltar.”
Tudo, claro, pode mudar de última hora, pois os roteiros ainda estão sendo escritos. Gilligan lembrou que Aaron Paul nem devia estar naquele painel, se os roteiristas tivessem seguido suas orientações. “O plano original era deixar Jesse ajudar Mr. White a obter entrada no negócio, e depois matá-lo”, ele contou. “Ainda há esperanças”, brincou Cranston. “Será que deixamos para matá-lo na última temporada?”, pergunta-se Gilligan.
Aaron Paul defende que seu personagem já demonstrou, em várias oportunidades, que tem chances de redenção. Já Cranston diz que o caminho de Walt não tem retorno. “Ele tomou uma decisão há muito tempo, e agora está vivendo com ela. Ele está nesta jornada apenas tentando se segurar. A cada episódio, ele se torna menos simpático. Ele faz algumas coisas nesta temporada que devem fazer com que seus últimos fãs desejem que ele tenha um final pior que o de Fring”, contou o protagonista.
A tensão dos episódios cria um envolvimento do público que gera uma pergunta inevitável: como eles irão superar esta série em outros projetos de suas carreiras? “Essa série foi o maior destaque emocional da minha carreira, mas espero continuar a minha carreira”, disse Gilligan. Ele então citou uma frase do segundo episódio da nova temporada, dizendo: “Quando você ganhar na loteria, a primeira coisa que fará é comprar um outro bilhete de loteria”.
Seja o que for que Gilligan criar a seguir, o público com certeza vai querer conferir. O último capítulo de “Breaking Bad”, porém, ainda está distante. A temporada final será dividida em duas partes, com oito episódios sendo exibidos este ano e a metade restante só em 2013. O canal apgo brasileiro AXN, que exibe a produção, ainda não informou quando irá passar os novos capítulos.