Eu não achei opção de dump, nem via USB...
Bom, eu "ameacei" fazer dar um flash na firmware e desisti, hauhauhua!
Depois disso, eu resolvi tentar os testes novamente... e não é que as coisas tão funcionando?
Soft reset no game, carregar da DRAM: tudo rodando sem problema nenhum, como se eu nunca tivesse tido problemas.
Mas... tem um detalhe aqui: esqueci o cartucho plugado no videogame por umas 24h com o Super Mario RPG nele (o videogame tava desligado da tomada, sei lá o que deu!)... talvez ele tenha "estabilizado", mas só notei as melhorias depois disso.
Depois dos testes que realizei abaixo, me perguntei "e o cartucho do Mario RPG: tá normal?": pluguei o bicho no videogame e notei que o Mario RPG sofreu "avarias": dois dos quatro saves SUMIRAM DO CARTUCHO: simplesmente foram apagados (os dois últimos, e coincidentemente, os mais recentes). De resto, o cartucho tá rolando normal, e carregando os saves que eu fiz, e também salvando normal.... acho que o SuperUFO deu uma de vampiro...
Alguns testes com o Super Metroid:
Hyper Mode Ativado > SAVE STATE: testando mais a fundo com o Metroid, percebi que (ao menos nele) funciona satisfatoriamente. Andei testando save nos mais diversos lugares, e se fizer load state, às vezes, ele carrega com a tela com cores estranhas ou cheio de tilt, mas, ao passar pelo portal mais próximo e ir ao outro "bloco" da tela, tudo fica normal de novo. Às vezes nem dá tilt nenhum! Nota: save state funciona muito melhor nas "cut scenes", pelo que eu vi.
Desliguei e liguei o videogame (por poucos minutos), e notei que no menu do Super UFO estava mostrando sobre o Metroid: "resume : yes" , então carreguei o Metroid (que ainda tava na DRAM) e fui jogar.
Assim que abriu a tela com o logo da Nintendo, puxei o load... e deu um "meio-load": a tela piscou e ficou preta, e ao apertar start, mostrava o mapa do game, exatamente onde eu fiz o último save state. Se eu tirasse o pause e fosse tentando andar no mapa e pausasse, mostrava o progresso no mapa: então, eu dei reset no game, entrei no game normalmente, e, já dentro do jogo (com a Samus na tela), eu fiz o load state, e funcionou perfeitamente!
Carreguei o Zelda, joguei e re-liguei o cart pra ver: a memória save state do Metroid foi pro brejo.
Re-liguei o cart e puxei o Metroid de novo pra SRAM: a memória save state continuava vazia.
Rodei o Metroid, carreguei meu save de onde eu tinha parado e fiz um novo save state.
Desliguei e repeti o procedimento de entrar no game e puxar o save state: funciona.
Então, desliguei e liguei novamente: fui até o Game Power Up e fiz um "save resume data", e gravei o save state do Metroid.
Puxei o Zelda pra DRAM e joguei mais um pouquinho e voltei ao Metroid.
Carreguei o game pra DRAM, fui no ícone do Game Power up e dei load no resume data do Metroid, ativei o Hyper Mode e carreguei a DRAM.
Testei o save state (dentro do game, já movimentando a Samus, como da outra vez), e puxou o state lisinho...
Enfim: acho que, "teoricamente", em vários games vai dar save state lisinho, dependendo "onde há um ponto no game pra salvar de um jeito mais seguro", e é meio porre repetir todo o procedimento pra carregar e salvar, etc. Mas, acho que acostunando com a rotina, nem vai se notar daqui a um tempo.
Só não sei até quando esse save state vai ficar guardado aqui sem que eu precise mexer: de qualquer jeito, vou deixar o videogame "quieto" (mas ligado) por umas 4h antes de ir pro trampo, e desligarei... ao voltar pra casa, vejo no que deu (e se o cart ainda tá funcionando redondo: tomara que sim!)
Escrevi demais!
Fui!